segunda-feira, 4 de julho de 2016

Senado Jovem Brasileiro movimenta as escolas potiguares de ensino médio

SEEC/ASSECOM04 jul 2016 15:54


Os ganhadores do concurso de redação tornam-se jovens senadores
O Concurso de Redação do Senado Federal, que chega a sua 9ª edição, consolida-se como um dos programas de participação cidadã e política com maior adesão de alunos na rede estadual de educação. Prova disso são os inúmeros textos produzidos por estudantes de todas as regiões do RN e das atividades relacionadas ao certame. O concurso faz parte do Programa Senado Jovem Brasileiro.
O tema desta edição faz referência ao ano olímpico que o Brasil vive: ‘Esporte: educação e inclusão’. O Senado Federal envia para as escolas todo o material de divulgação, dessa forma os professores podem trabalhar, em sala de aula, as temáticas ligadas ao tema do concurso. Isso serve de preparação para a escrita da redação.

Para mobilizar as escolas, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN, por meio da Subcoordenadoria de Ensino Médio, criou o projeto "Dia S". Entre os dias 4 a 8 de julho, estudantes das 284 escolas de ensino médio da rede pública estadual irão produzir redações dissertativa-argumentativa com base nas orientações dadas pelo material que o Senado Federal preparou para cada escola.
As instituições de ensino devem escolher um texto que representará a escola na próxima etapa do concurso que é a seletiva realizada pela diretoria regional de educação. Por sua vez, a diretoria formará uma banca para serem escolhidos três textos que representarão a regional na etapa estadual do concurso. Nessa etapa, as diretorias virão premiar, em solenidade, os estudantes autores dos melhores textos.
Vencidas as etapas locais e regionais, 48 textos serão examinados por uma banca composta por professores de língua portuguesa que escolherão os três melhores textos e estes representarão o Rio Grande do Norte na etapa estadual do concurso. As diretorias regionais de educação devem enviar os textos para a SEEC até o dia 19 de agosto. O Senado Federal é o órgão que escolherá o vencedor estadual e, por sua vez, esse estudante torna-se o Jovem Senador do RN.
O programa Jovem Senador é uma oportunidade para que os alunos da rede estadual de educação possam desenvolver suas habilidades estudantis, como lembra a professora Véra Reis, coordenadora estadual do programa: “O concurso permite ao jovem trabalhar sua argumentação crítica, como ele vê e sente a temática, e o insere no contexto de competências de leitura e escrita que é tão importante no momento escolar que vive, o ensino médio”. A educadora ainda lembra da abrangência do programa no RN. “Ano passado tivemos mais de seis mil estudantes potiguares participando da seletiva do Jovem Senador. Um verdadeiro marco”, ressaltou.  
Durante os dias 28 de novembro a 2 de dezembro, 27 estudantes de todo o país tornam-se os jovens senadores da República, dando início aos trabalhos do Jovem Senador. Durante cinco dias, os estudantes vivenciarão, na prática, como são feitas as atividades legislativas, participarão de comissões da Casa Legislativa e discutirão no plenário do Senado leis criadas por eles e que poderão fazer parte do dia a dia de todos os brasileiros. “É uma experiência que mudou minha visão sobre a política. Nós podemos mudar nossa comunidade por ações articuladas com a sociedade. Eu vivi isso em Brasília”, destaca a estudante Ingrid Caroline, a jovem senadora do RN na edição 2015 do certame.
Após todo esse processo, no dia 13 de dezembro, o estudante-autor da melhor redação da sua diretoria regional de Educação será premiado com medalha, certificado e um tablet em cerimônia a ser realizada na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN. Professores, técnicos e gestores da Direc também serão homenageados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário