terça-feira, 26 de julho de 2016

Concurso de Cuentos Fundación MAPFRE



Regulamento
1.- Objeto da convocatória 
A Fundación MAPFRE, com sede em Madri, na Paseo de Recoletos 23, Espanha, planeja desenvolver um concurso de contos de âmbito internacional entre alunos de escolas dos 19 países especificados mais adiante e que se realizará conforme o presente regulamento: 
O Concurso de Contos Fundación MAPFRE “Educa tu mundo” (doravante “o Concurso”) tem por objeto fomentar a criatividade de crianças e jovens por meio da redação de um conto. Os participantes expressarão um mundo melhor por meio de contos que tratem sobre a prevenção de acidentes e a segurança viária, a ação social (cooperação para o desenvolvimento, a inclusão social, etc.), a arte como forma de conhecimento, a cultura de seguros e os estilos de vida saudáveis. 
 2.- Participantes 
Poderão participar todos os estudantes que estiverem cursando qualquer ano do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio em uma escola pública ou particular nos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai, Venezuela e Espanha. 
  3.- Inscrição e apresentação
Para poder participar, os interessados deverão se inscrever no Concurso pelo site habilitado para este fim, preenchendo o formulário que encontrarão na página da Internet: http://concursodecuentos.fundacionmapfre.org.  
É obrigatório que a inscrição seja feita pelo educador, pelo responsável/tutor ou pelo pai/mãe do aluno. De qualquer forma, essa pessoa deverá fornecer seus dados pessoais e os dados da escola onde o aluno está matriculado. 
Poderão se apresentar ao Concurso alunos de idades entre 6 e 11 anos para a Categoria I e alunos com idades entre 12 e 18 anos para a Categoria II.
 Poderão ser apresentados mais de um conto por aluno. 
Para resguardar a privacidade do menor, os trabalhos realizados pelos alunos serão apresentados por um “apelido ou pseudônimo”. No processo de inscrição do conto, será pedido ao responsável pelo menor que estiver inscrevendo-o que escolha um “pseudônimo” do menor com o qual ele possa ser identificado.
Para poder fazer a entrega dos prêmios, após a avaliação dos contos pelos jurados nomeados pela Fundación MAPFRE, será solicitado por e-mail ao responsável pelo menor de idade ganhador que identifique o pseudônimo que apresentou com o nome real do aluno para que o prêmio correspondente possa ser entregue. Se esses pseudônimos não puderem ser identificados ou se as condições do Concurso não tiverem sido aceitas pelos participantes, a Fundación MAPFRE poderá optar por conceder esses prêmios aos seguintes do ranking, do país correspondente (prêmio nacional), ou na avaliação final dos melhores contos em nível internacional (prêmio absoluto do Concurso). Se o mesmo acontecer com os colocados seguintes do ranking, o mesmo sistema será aplicado quantas vezes forem necessárias, até que se possam identificar os nomes dos ganhadores e que eles tenham aceitado as condições do Concurso. 
No próprio site do Concurso, mencionado anteriormente, serão publicados os contos e “pseudônimos” dos autores para que possam receber votos pelo processo de votação popular descrito no item 7.  
O presente concurso tem caráter gratuito, de modo que, para ganhar os prêmios, não será necessário o desembolso de nenhum valor.
Os dados imprescindíveis para poder participar são: 
·         Nome da escola 
·         Endereço completo da escola 
·         E-mail da escola 
·         E-mail do contato  
·         Cidade/Estado 
·         País 
·         Telefone do contato. 
·         Pseudônimo do aluno autor do conto e curso. 
·         Nome do adulto responsável pela inscrição do conto 
·         Estas informações serão solicitadas no próprio site do Concurso para que os contos possam ser inscritos. 
 4.- Extensão do conto 
Categoria I: Os contos terão uma extensão máxima de 800 palavras, conforme o formato disponibilizado no site, onde os contos devem ser inscritos.  
Categoria II: Os contos terão uma extensão máxima de 1.200 palavras, conforme o formato disponibilizado no site, onde os contos devem ser inscritos.   
 5.- Prêmios 
A Fundación MAPFRE entregará, em cada um dos dezenove países participantes do Concurso de Contos, um prêmio para o melhor conto da Categoria I e outro para o melhor conto da Categoria II. 
Um desses contos do total de 19 países será o ganhador absoluto do Concurso (um da Categoria I e outro da Categoria II).  
Em cada categoria, além do aluno, também serão premiados a escola onde o aluno estuda e os educadores/tutores do autor do conto ou seus responsáveis. 
Os prêmios serão concedidos da seguinte forma: 
Prêmios para os ganhadores absolutos, em cada categoria: 

Prêmio Absoluto Categoria I 
·         1 prêmio para o aluno: um notebook e, a escolher, uma bicicleta ou um tablet*; 
·         1 prêmio para o educador ou responsável que apresentou o conto: um notebook*  
·         1 prêmio para a escola: um kit de livros didáticos** 

Prêmio Absoluto Categoria II
·         1 prêmio para o aluno: um notebook e, a escolher, uma bicicleta ou uma câmera fotográfica para prática de esportes* 
·         1 prêmio para o educador ou responsável que apresentou o conto: um notebook* 
·         1 prêmio para a escola: um kit de livros didáticos** 
Prêmios para os ganhadores nacionais (1 por país, excluindo o ganhador absoluto) em cada categoria: 
Prêmio Nacional Categoria I
·         18 prêmios para os alunos: uma bicicleta ou um tablet* 
·         18 prêmios para os educadores ou responsáveis que apresentaram o conto: um notebook*  
·         18 prêmios para as escolas correspondentes: um kit de livros didáticos**

Prêmio Nacional Categoria II
·         18 prêmios para os alunos: uma bicicleta ou uma câmera fotográfica para a prática de esportes* 
·         18 prêmios para os educadores ou responsáveis que apresentaram o conto: um notebook* 
·         18 prêmios para as escolas correspondentes: um kit de livros didáticos e paradidáticos**
*Ou o equivalente, caso algum país participante não consiga entregar este prêmio específico por razões operacionais ou outras que a Fundación MAPFRE possa considerar.
**Avaliado em 200 euros 
Em nenhum caso os prêmios poderão ser trocados por dinheiro ou outro benefício. 
 6.- Prazo
O prazo para se apresentar no Concurso de Contos será de 22 de abril até 15 de novembro de 2016, ambas as datas incluídas, sendo aceita sua inscrição exclusivamente nesse período no próprio site habilitado para este fim: (http://concursodecuentos.fundacionmapfre.org)  
As votações populares no próprio site habilitado para a apresentação de contos (http://concursodecuentos.fundacionmapfre.org) estarão disponíveis durante o mesmo período, sendo que as votações nos contos só poderão ser feitas no período indicado. 
 7.- Escolha dos ganhadores 
Primeira fase:  
Por votação popular, serão eleitos, por cada país, os 10 melhores contos de cada categoria. A votação será feita diretamente no site destinado ao Concurso; cada voto será equivalente a 1 ponto. 
Para votar nos contos, fica expressamente proibido o uso de contas de e-mail sem o consentimento de seus usuários, assim como de contas errôneas, inexistentes ou similares. Ao término da votação popular, a partir de 16 de novembro de 2016 à zero hora, os votos de cada conto serão computados, considerando-se apenas os votos feitos por contas de e-mail existentes e por seus titulares.
 Segunda fase: 
Uma vez finalizado o período de apresentação de contos, se determinará por cada país os 20 contos que tiverem obtido maior pontuação na fase de escolha por votação popular (10 contos da Categoria I e 10 da Categoria II). Posteriormente, a Fundación MAPFRE nomeará um júri em cada país, que avaliará os 20 contos finalistas.
O conto escolhido em cada país passará à fase final, na qual o júri único indicado pela Fundación MAPFRE selecionará o melhor conto dentre os mais votados dos 19 países que participam do Concurso. Este conto se classificará como o Ganhador Absoluto do Concurso de Contos Fundación MAPFRE. Isto será feito em ambas as categorias: I e II.
Os contos selecionados dos 18 países restantes (Categorias I e II) obterão o prêmio correspondente na sua condição de Ganhador Nacional do Concurso. 
A Fundación MAPFRE se reserva o direito de verificar, pelo procedimento que julgar conveniente, se as participações no Concurso estão cumprindo todos os requisitos estabelecidos neste regulamento, assim como solicitar quantas autorizações e documentos forem necessários pela condição de menores dos autores dos contos. Para este fim, poderá solicitar a qualquer momento a qualquer adulto que tenha apresentado um conto e, em especial, àqueles cujos representados sejam os autores dos contos que forem ganhadores, as informações e a documentação necessária para confirmar o cumprimento deste regulamento. A falta de entrega das informações ou documentação solicitada no prazo de 20 dias desde seu requerimento implica a eliminação imediata do conto e, conforme o caso, a perda do prêmio, sem necessidade de notificação alguma. 
 8.- Júri 
O júri será de livre nomeação por parte da Fundación MAPFRE, podendo ser diferente em cada um dos países em que o Concurso esteja presente. A decisão deste júri será inapelável. 
 9.- Comunicação e entrega de prêmios 
Os prêmios serão publicados oficialmente no site http://concursodecuentos.fundacionmapfre.org durante o mês de dezembro de 2016, e a Fundación MAPFRE fará sua entrega de forma coordenada com seu representante em cada um dos países participantes. 
  
10.- Direitos autorais 
Todos os direitos autorais que possam recair sobre os contos apresentados no Concurso (reprodução, comunicação pública, distribuição e transformação) serão cedidos com exclusividade para a Fundación MAPFRE, sem qualquer limite territorial ou temporal, adquirindo esta última o direito de publicação dos mesmos, mediante qualquer sistema ou formato, modalidade ou procedimento, mencionando a autoria e o nome do aluno e a escola em que está matriculado. O adulto que apresentar um conto ao Concurso declara e garante que o conto foi elaborado pelo aluno indicado e é original, de forma que sua apresentação ao mesmo não fere nenhum direito autoral.  
Os ganhadores dos prêmios autorizam a Fundación MAPFRE, sem limite territorial nem temporal, a estabelecer, reproduzir, difundir e utilizar por todos os meios escritos, falados e filmados, sob toda forma por qualquer meio e sobre qualquer suporte, seu nome e sobrenomes, imagem e voz, sempre que os fins sejam publicitários e de divulgação em relação à lei em vigor, razão pela qual mediante a aceitação deste regulamento se emitem as autorizações que forem necessárias de quem detenha o poder parental ou a representação legal dos ganhadores. 
 11.- Responsabilidade 
A Fundación MAPFRE se exime de toda responsabilidade que possa se derivar das razões aqui expostas, assim como de qualquer circunstância imputável a terceiros que possa afetar o correto usufruto do prêmio. 
Tampouco será responsável pelos serviços que qualquer outra entidade com a qual esta colabore preste aos agraciados como consequência dos prêmios entregues ou por qualquer dano, entendido da forma mais ampla possível. 
12.- Proteção de dados 
A Fundación MAPFRE, de nacionalidade espanhola e com sede na Paseo de Recoletos 23, 28004, Madri, é titular e proprietária do sitehttp://concursodecuentos.fundacionmapfre.org e responsável pelos arquivos gerados com os dados de caráter pessoal fornecidos pelos usuários por meio deste site.
O educador ou responsável/tutor do aluno autor do conto (doravante “usuário”) garante que é maior de 18 anos e será inteiramente responsável por esta declaração e pelo acesso e correto uso do site, sujeito às suas Condições de Uso. 
O usuário autoriza a Fundación MAPFRE ao tratamento dos dados pessoais que forneça voluntariamente, com as seguintes finalidades: 
·         Gerir a participação no CONCURSO DE CONTOS 
·         Gerir a relação do usuário com a Fundación MAPFRE. 
·         Responder as consultas recebidas. 
·         Enviar informações sobre as atividades da Fundación MAPFRE, inclusive por via eletrônica. 
·         Realizar estudos e cálculos estatísticos. 
·         Fazer pesquisas de satisfação. 
·         Fazer controle de qualidade.
·         Enviar congratulações pessoais ou oficiais. 
·         A divulgação nas publicações na Internet, redes sociais, meios escritos, vídeos, televisão das atividades da Fundación MAPFRE. 
O usuário aceita que seus dados possam ser cedidos exclusivamente para os fins indicados anteriormente a entidades, pessoas físicas ou jurídicas com as quais as distintas entidades do Grupo MAPFRE firmaram acordos de colaboração, inclusive quando a cessão demandar uma transferência internacional de dados, respeitando, de qualquer forma, a legislação espanhola sobre proteção de dados de caráter pessoal e sem a necessidade de que lhe seja comunicada cada primeira cessão que se efetue aos referidos cessionários.
O usuário é consciente e autoriza de forma inequívoca a transferência internacional dos dados pessoais derivados da participação no programa “CONCURSO DE CONTOS  Fundación MAPFRE” e sua cessão à Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação,  Ciência e Cultura, por parte da Fundación MAPFRE, para os fins anteriormente descritos. 
Todos os dados são tratados com absoluta confidencialidade, não sendo acessíveis a terceiros para fins distintos daqueles para os quais foram autorizados.
O arquivo criado está sob a supervisão e controle da Fundación MAPFRE, que assume a responsabilidade na adoção de medidas de segurança de natureza técnica e organizacional para proteger a confidencialidade e a integridade das informações, de acordo com o estabelecido na Lei Orgânica 15/1999 de 13 de dezembro, de Proteção de Dados de Caráter Pessoal, e demais leis aplicáveis. 
O usuário responderá, sempre, pela veracidade dos dados fornecidos, reservando-se a Fundación MAPFRE o direito de excluir dos serviços registrados todo usuário que tiver fornecido dados falsos, sem prejuízo às demais ações cabíveis. 
Qualquer usuário registrado pode exercer seus direitos de acesso, retificação, discordância e cancelamento dos seus dados de caráter pessoal fornecidos pelo site http://www.fundacionmapfre.org mediante comunicação escrita dirigida à sede da Fundación MAPFRE, indicada anteriormente. 
O usuário declara expressamente e garante que a obra apresentada ao programa CONCURSO DE CONTOS gerido pela Fundación MAPFRE obteve as autorizações necessárias para a apresentação no mesmo no que tange a direitos autorais e direitos de imagem. Também declara que estas autorizações foram obtidas diretamente das pessoas que aparecem na obra apresentada, independentemente do formato em que esta se encontre e que foram informados sobre a finalidade à qual sua imagem ou obra se destinará. 

O usuário será responsável pelos danos e prejuízos que possam ser ocasionados à Fundación MAPFRE pelo não-cumprimento do estabelecido nesta cláusula, inclusive pelo valor de qualquer sanção imposta à Fundación MAPFRE por tal circunstância, tudo isso sem prejuízo das possíveis ações a que se reserva, tais como a eliminação da obra apresentada das redes sociais e/ou a desqualificação do participante. 
 13.- Aceitação
Informa-se aos participantes que a mera participação no Concurso de Contos Fundación MAPFRE implica a total aceitação deste regulamento, assim como das decisões da organização da Fundación MAPFRE. 
A Fundación MAPFRE se reserva o direito de desqualificar as participações de pessoas que descumpram este regulamento e especialmente qualquer participação em que constem dados inverídicos. 
14.- Modificações e/ou Anexos 
A Fundación MAPFRE se reserva o direito de realizar modificações nas condições do presente concurso ou adicionar anexos sucessivos sobre seu funcionamento e prêmios, sempre que as mesmas sejam justificadas e não prejudiquem os participantes, que deverão ser devidamente comunicados a respeito, dando a tais modificações o mesmo grau de publicidade dado ao presente regulamento. Se for necessário adiar ou anular o Concurso, isso constará no regulamento, razão pela qual sugerimos consultá-lo com posterioridade à sua participação.  
15.- Em caso de litígio 
Em caso de divergência entre os participantes do Concurso e a Fundación MAPFRE, os júris e tribunais da capital Madri (Espanha) serão competentes para dirimir as dúvidas que possam surgir, renunciando expressamente os participantes deste concurso à sua própria jurisdição, caso haja diferença com relação aos termos aqui pactuados. 
  Madri, março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário