quarta-feira, 20 de julho de 2016

3ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã


Prezado(a) Diretor(a) e profissionais parceiros do Ensino Médio, encaminhamos informações sobre a 3ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, para divulgar junto às escolas desta jurisdição, cujas inscrições vão até 29 de agosto e deverão ocorrer somente pelo site  www.respostasparaomanha.com.br.
         O Prêmio Respostas para o Amanhã, uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, tem o apoio da UNESCO, Reduca, Consed e outras instituições comprometidas com a oferta uma educação de qualidade à todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros. A proposta é estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, sob coordenação de um professor das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática, acessando os conteúdos curriculares na busca de soluções capazes de resolver os problemas identificados nas comunidades onde vivem. 
         Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, o Prêmio Respostas para o Amanhã já mobilizou mais de 30 mil alunos e 4.500 professores. Nestes dois anos recebeu cerca de 3.800 projetos provenientes do Brasil, Argentina, Chile, México, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana. Em 2015, destaca-se no Brasil, a participação de todos os estados, o que resultou em 342 projetos concluídos, 460 escolas, 1242 professores cadastrados e cerca de 10.600 alunos envolvidos. O estado do Rio Grande do Norte teve 14 inscrições sendo que o projeto “A reutilização do pó da madeira em forro acústico em tetos de serrarias” da Escola Estadual Tristão de Barros de Currais Novos, foi o projeto Vencedor pelo Júri Popular na 2ª edição. Na primeira edição, esta mesma escola foi a Grande Vencedora com o projeto intitulado “EQUILIBRIO – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor”.
         A proposta pedagógica do Prêmio destaca a importância da temática da sustentabilidade na escola; o desenvolvimento da pesquisa no campo científico articulando os conteúdos curriculares com as questões cotidianas; o engajamento de turmas completas valorizando o trabalho colaborativo e em coautoria com toda a classe e a aproximando escola-comunidade.
         Nesta edição o Prêmio traz como novidades a emissão de certificado de participação para os professores classificados; ampliação para 25 projetos vencedores regionais, cinco por região; a criação do selo de vencedor regional; notebooks para professores, diretores e alunos conforme etapa de seleção.
         Sendo assim, agradecemos desde já o apoio da DIREC/Escola na divulgação da 3ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, uma oportunidade para as escolas e professores divulgarem seu trabalho e mobilizarem os alunos para a importância da escola como produtora de conhecimento e do compromisso de todos para a construção de uma sociedade mais sustentável, hoje e no futuro.
 Atenciosamente,
Geralda Efigênia Macedo da Silva
Subcoordenadora de Ensino Médio


Estes materiais e outras informações estão disponíveis também no site www.respostasparaoamanha.com.br
Agradecemos o apoio e nos colocamos a disposição para demais informações que se façam necessárias
 Prêmio Respostas para o Amanhã
Inscrições até 29 de agosto
Central de atendimento 08007774567
Segunda a sexta das 9h às 18h


Atenciosamente


Ana Cecília Chaves Arruda 
Prêmio Respostas para o Amanhã
CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
www.cenpec.org.br
(11) 2132-9030



Nenhum comentário:

Postar um comentário