quinta-feira, 14 de julho de 2016

OFICINA DE ESCULTURA EM SABÃO, NA ESCOLA ROSA PIGNATARO, EM NOVA CRUZ



A professora de Artes, Valdélia Barros, realizou na manhã do dia (12/07/16), uma Oficina de escultura em sabão com os alunos de sua turma do 7º ano “A”, do turno matutino, aa Escola Estadual Rosa Pignataro, jurisdicionada à 3ª. DIRED, na cidade de Nova Cruz.
Para a Professora Valdélia, esculpir sabão é uma forma fácil e divertida de criar esculturas usando uma barra de sabão. Porque qualquer criança ou adulto pode se divertir criando essas esculturas. As esculturas resultantes podem então ser exibidas posto que são uma linguagem artística, que ocupam um espaço e possui uma tridimensionalidade.
Ainda segundo a Professora Valdélia, o aluno aprende  que é possível transformar uma forma em outra forma e que a arte é fundamental para desenvolver a liberdade de expressão.
A professora ensina aos discentes que a arte é uma linguagem da liberdade de expressão, por isso, eles foram encorajados a produzir arte abstrata, mesclando teoria e prática, posto que o ABSTRACIONISMO foi um movimento artístico que deu o insight ao MODERNISMO e a arte contemporânea.
Também foi ressaltado para os alunos que o movimento IMPRESSIONISTA revolucionou profundamente a pintura e deu início as grandes tendências da arte do século XX.
A professora também expôs aos alunos a fruição do fazer artístico, que é importantíssimo no processo de transformação de um material comum: sabão, em arte, e esse fazer proporciona bem-estar a quem o produz.
Todos os alunos se envolveram, como é possível observar no vídeo produzido por Valdélia, e eles se envolveram, procurando produzir uma forma ousada ou convencional.
O objetivo da aula foi proporcionar o conhecimento sobre a escultura abstrata, a liberdade de expressão artística e emocional, onde o aluno possa desenvolver sua criatividade a partir do abstrato, uma vez que, o abstrato encoraja o aluno a produzir sem medo.

A disciplina de artes permite ao aluno desenvolver o aprendizado para o ambiente educacional e capacitá-lo para os outros meios sociais; proporcionando tanto o conhecimento teórico quanto o conhecimento prático, para que, dessa forma, consigam desenvolver trabalho artístico de qualidade e facilitando a aprendizagem do discente; além de enfatizar a importância de trabalhar em grupo na sala de aula, fator que estimula o interesse do aluno pela busca de sua própria aprendizagem e pela criação espontânea.

2 comentários:

  1. Obrigada querida, Elisângela Teixeira por prestigiar o trabalho dos meus alunos do 7º ano "A" da EE Rosa Pignataro. Que maravilha ter esse blog da 3° DIRED.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso é ter profissionais que fazem a diferença, como você que faz ARTE sem medo.

      Excluir