sábado, 26 de agosto de 2017

PROJETO FOLCLORE NO ROSA PIGNATARO


No último dia 22 de agosto, a Escola Estadual Rosa Pignataro, na cidade de Nova Cruz/RN, jurisdicionada à 3ª. DIRED, por meio dos funcionários da Biblioteca Professora Arcelina Fernandes promoveram um evento folclórico cultural, por ocasião do Dia do Folclore que se comemora no dia 22 de agosto.
O evento que estava muito bem organizado chamou a atenção dos alunos e promoveu o envolvimento dos mesmos, e o que deveria ser apenas uma ação escolar no âmbito interno foi aberto ao público que foi lá, visitou e gostou, motivo que levou a exposição a ser prorrogada.
O  Projeto Folclore contou com uma Palestra do Professor Fábio Gama sobre medicina popular, que é uma arte medicinal ligada à cultura nordestina; contou com a exposição de objetos típicos da cultura popular, como a boneca de pano;  as pinturas, xilogravuras, as lamparinas, chaminés, panelas de barro e promoveu nomes como o Folclorista Potiguar de renome internacional Luís da Câmara Cascudo que tão bem representa o Rio Grande do Norte e o Brasil.
Além dessas ações também contou com uma exposição sobre Luiz Gonzaga, grande mito da música nordestina e com apresentação cultural, quando estiveram presentes repentistas renomados da cidade como Domingos Matias.
O projeto também resgatou festas populares tradicionais do folclore nordestino como é o caso do BOI DE REIS que foi encenado pelos alunos do Rosa Pignataro, e danças como o Xote das bonecas.
Não podemos deixar de falar dos CORDÉIS que são a forma escrita e rimada de cantar os eventos nordestinos desde tempos imemoriais. A Professora Hosana que também trabalha na biblioteca PEDE, inclusive, QUE OS CORDELISTAS LOCAIS E REGIONAIS QUE QUEIRAM FAZER DOAÇÃO DE SEUS CORDÉIS, MANDE-OS OU LEVE-OS PARA A ESCOLA que os mesmos serão muito bem cuidados, preservados e divulgados junto à comunidade escolar.

A 3ª. DIRED parabeniza aos bibliotecários e a equipe gestora pelo evento e deseja que mais projetos desse naipe sejam postos em prática junto à comunidade escolar.
Mais informações, estão disponíveis no BLOG da escola no endereço eletrônico: http://eerpignataro.blogspot.com.br/2017/08/abertura-da-semana-da-cultura-ee-rosa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário