quarta-feira, 16 de agosto de 2017

FEIRA DE CIÊNCIAS DO ESCOLA ESTADUAL ROSA PIGNATARO

A Escola Estadual Rosa Pignataro, em Nova Cruz - RN, jurisdicionada à 3a. DIRED, realizou, no último dia 10 e 11 de julho, a Feira de Conhecimento que já é um evento tradicional na unidade escolar. Com o tema Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, a atividade reuniu apresentações culturais, pesquisa, exposição, apresentações de teatro e fanfarra, entre outros.

O evento contou com a participação de vários professores e toda a comunidade escolar, que contribuiu com a escola recebendo os alunos e visitantes. Cada turma estudou uma cultura e ao apropriar-se da riqueza do conhecimento popular também associavam ao conhecimento cientifico. "A feira é uma importante ferramenta para que os pais saibam o que a escola faz e como desenvolve a proposta pedagógica", destacou o diretor Severino George.

Os alunos do Ensino Médio desenvolveram trabalhos de resgate do conhecimento popular da comunidade, desenvolvendo pesquisas sobre: Turismo histórico, Turismo Religioso e o desenvolvimento das cidades através da arte e da ciências exatas, durante o semestre foram construídos os quadros sustentáveis produzidos pelos alunos da Professora Valdélia Barros (Arte),. "A construção do conhecimento é uma oportunidade para que o aluno do ensino médio adquira autonomia favorecendo a conquista do aprendizado", pontua o Vice-Diretor, professor Leão Jr.

Os Alunos, juntamente com a Professora Rafaelly Paiva (Química) e o Vice- Diretor, Prof. Leão Jr. (Química), desenvolveram o projeto do BIODIGESTOR, PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO E NERVÔMETRO os quais, respectivamente, de forma sustentável, aproveita os restos de alimentos para a produção do BIOGÁS, produção de energia limpa e teste de coordenação motora, Já os alunos do Professor Marcelo Fernandes (Física), desenvolveram o projeto de produção de Hologramas 3D e maquinas hidráulicas, Os alunos das Professoras Rosélia (sociologia) e Conceição Vicente (geografia), apresentaram o Projeto de reciclagem de papel caseiro, A professora Auridete (Língua Portuguesa) foi orientadora na Exposição câmara Cascudo com os alunos do 9º Ano Fundamental, Jogos matemáticos com os professores de Matemática, Francisco Negão e Iracilda, Professora Jamile Alves (Lingua Portuguesa) com o projeto Memorial Nízia Floresta, demonstrando o destaque da mulher no turismo do RN. Professor Fábio Gama (historia) participou da orientação para os alunos produzirem a exposição sobre Tecnologia Social em Prol da Sustentabilidade no Turismo em Nova Cruz, As Professoras especialistas em Educação Especial, Professora Eliane e Nayana, apresentaram a sala de Recursos Multifuncionais, além de expressão de Músicas em LIBRAS, Biodiversidade do RN com os Alunos do Prof. Valclécio Torres (Biologia), Os Alunos do Professor Alex Reis(Física) desenvolveram experimentos relacionados a máquinas Térmicas, Os Alunos do Prof. Jeann Klecyo (Matemática e Química) desenvolveram experimentos de Química variados, Professora Patrícia Patricio (Língua Espanhola) a Influência da Língua Espanhola para o Turismo Sustentável, Professora Lenilde Maria (Geografia) com a exposição Memorial de Luiz Gonzaga, Professora Adriana Ferreira (Língua Portuguesa) e a Professora Monica Morais (Psicologia da Educação), Fizeram exposição das atividades didáticas que os Alunos estagiários do 2º Ano, que participam da modalidade do Ensino Médio Subsequente (formandos), desenvolvem durante seus estágios com crianças do ensino fundamental nos anos iniciais, Professor Maurício Vicente (Geografia), Juntamente com seus alunos apresentou a toda comunidade escolar o Jornal Boca Livre, Professor Ewerton (Matemática) foi orientador dos Alunos do 1º Ano Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, na simulação de um Juri popular sobre  implantação de uma hidrelétrica em Nova Cruz – RN. Os Alunos dos Professores André (filosofia) e Marcio Gororoba (História) apresentaram a influencia da religião no turismo no nordeste.

Além das exposições dos trabalhos e resultados de pesquisa, houve também apresentação de teatro e da fanfarra dos alunos que reativaram a Banda Marcial da EE ROSA PIGNATARO.

Para o coordenador Narciso Genuino o tema abordado é relevante, pois além de proporcionar a associação entre os diferentes saberes, ainda envolveu a comunidade que prontamente atendeu as solicitações da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário