sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Projeto: “Alimentação, gosto e suas necessidades”


Relato de atividade desenvolvida na turma de 5º ano da Escola Estadual Maria Aurineide da Silva sob responsabilidade  da  professora Rita de Cássia de Souza do Nascimento com o auxílio da professora de Educação Especial Jilvânia Alves de Lima.
                Neste segundo semestre, a Escola Estadual Maria Aurineide da Silva, jurisdicionada à 3ª. DIRED, trabalhou um Projeto com o tema “Alimentação, gosto e suas necessidades”, objetivando discutir no âmbito escolar a importância de uma boa alimentação para a manutenção da saúde, pois os alunos têm dado preferência aos  alimentos industrializados e outros que são maléficos à saúde, em detrimento da merenda servida na escola que é de boa qualidade nutricional.
                A turma de 5º ano é composta de dezesseis alunos, sendo um deles especial , portador de síndrome genética de má formação múltipla com nanismo- deficiências múltiplas.
 O trabalho acerca deste projeto foi organizado através de sequência didática e permitiu que várias atividades significativas fossem desenvolvidas de forma interdisciplinar e contextualizada. Dentre elas, será relatado como ocorreu à montagem de um Mini mercado na sala de aula com os seguintes objetivos:
·         Distinguir os alimentos saudáveis daqueles que são prejudiciais à saúde;
·         Organizar os alimentos, separando os perecíveis dos não perecíveis;
·         Ampliar o conhecimento sobre o sistema monetário brasileiro;
·         Resolver situações-problema que envolvam o dinheiro;
·         Utilizar à calculadora e os algoritmos usuais para resolver situação-
problema.
Iniciamos a atividade com uma roda de conversa, levantando hipóteses sobre as experiências de compra e venda que cada um vive com sua família no dia-a-dia.
            - Quem já foi a um mercado?
             - O que encontramos em um mercado?
             - O que a sua família costuma comprar no mercado?
             - O que vocês acham de montarmos um mercado?
            Prosseguimos a aula solicitando que conseguissem embalagens de alimentos  encontrados no mercado para trazerem no dia seguinte e logo dividimos as tarefas para que fosse possível desenvolver o que foi proposto no tempo determinado. Dividimos a turma em quatro grupos de quatro alunos e as funções atribuídas foram as seguintes: confeccionar uma caixa registradora, pesquisar preços nos mercados da vizinhança e produzir um cartaz contendo essas informações, confeccionar moedas, cédulas e panfletos ilustrados com os preços dos produtos presentes no cartaz.
           
Todos tiveram uma participação ativa e ao concluir a aula, percebemos o entusiasmo para prosseguir com a atividade.
No dia seguinte, foi dada continuidade à atividade e iniciamos agrupando os produtos em sessões de gêneros alimentícios e laticínios.
Organizamos o mini mercado com a participação de todos, utilizando as mesinhas, birô e grade de uma das janelas. Nas mesinhas, colocamos os laticínios e outros alimentos refrigerados, na grade da janela penduramos com pegador de roupa os alimentos em geral sem refrigeração e o birô foi transformado em um caixa, contendo uma caixa registradora com cédulas, panfletos com preços e promoções e sacolas para embalar. Afixamos na parede do lado direito do caixa, o cartaz contendo os preços pesquisados pelos alunos. O mini mercado ficou pronto e chegou a hora de eleger um nome para ele e definir as regras de participação na atividade.
Todos sentaram em círculo e vários nomes foram sugeridos para o mercado: mercadinho do amor, mercadinho da alegria, mercadinho das crianças, mercadinho Nossa senhora Aparecida e mercadinho dos alimentos. Após as sugestões citadas, fizemos a eleição e o mercadinho ganhou o nome de “mercadinho dos alimentos”.
Dividimos novamente a turma em quatro grupos de quatro alunos e cada um recebeu uma atribuição de acordo com sua preferência: caixa, vendedor, cliente e empacotador. Cada equipe teria vinte minutos para que cada aluno desempenhasse sua função e se desejassem poderiam trocá-las de acordo com o tempo executado.
O cliente fazia as compras, o vendedor mostrava os alimentos mais saudáveis, o caixa utilizava a calculadora para calcular valores de compra e troco e o empacotador embalava as compras dos clientes.
Cada grupo recebeu uma cédula de cem reais para que o cliente fizesse suas compras. Enquanto os grupos atuavam um aluno registrava cada momento fazendo as fotografias com o seu celular para que fossem impressas e expostas em um mural posteriormente. Dois alunos ficaram responsáveis de fazer as anotações dos cálculos que eram feitos no caixa: valor comprado por cada grupo e troco recebido pelo cliente. Dessa forma, além das situações-problema serem resolvidas por meio da calculadora, também eram conferidos os resultados na lousa por meio dos algoritmos usuais da adição e subtração.
Quando todos os grupos participaram, tiveram o restante do tempo livre para brincar no mini mercado,  comprando, vendendo, fazendo cálculos e de uma forma muito divertida se envolveram muito.

No dia seguinte, começamos a aula com uma roda de conversa, na qual avaliamos a nossa atividade com questionamentos que permitiu a opinião de todos.
- O que acharam da atividade do mini mercado?
- Todos gostaram da função que desempenharam no momento de atuação do seu grupo?
- Por que muitos compraram menos do que podiam, tendo cem reais em mãos?
- É fácil comprar aquilo que é saudável, vendo tantas delícias que são prejudiciais à nossa saúde?
- Alguém gostaria de trabalhar em um mercado ou ser dono de um algum dia?
- Vamos ver quem mais economizou ao fazer suas compras?
Neste momento, construímos uma tabela, contendo os valores gastos por cada equipe e em seguida, propomos que produzissem um gráfico de barras que apresentasse as informações presentes na tabela. Demos continuidade, propondo a resolução de problemas referentes aos dados apresentados.
- Qual o grupo que gastou mais?
- Qual o grupo que gastou menos?
-Qual a diferença de valor entre o grupo que gastou mais e o que gastou menos?
-Qual o valor gasto pelo grupo  A e o grupo B?
- Qual o valor total da compra de todos os grupos juntos?
Utilizaram os algoritmos usuais para resolver os problemas propostos, as correções aconteceram primeiro individualmente no caderno de cada um, em seguida na lousa de forma coletiva e concluímos a aula produzindo um cartaz com as fotos impressas não só do mini mercado, mas de outras atividades referentes ao projeto que haviam sido realizadas na sala de aula.
Portanto, podemos concluir que este trabalho foi de suma importância para a construção do conhecimento dos nossos alunos, pois favoreceu a participação ativa de todos de uma forma prazerosa e significativa, onde os objetivos foram alcançados em todas as áreas do conhecimento contempladas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário