quarta-feira, 14 de setembro de 2016

SETEMBRO CIDADÃO NAS ESCOLAS DA 3ª. DIRED


Várias escolas jurisdicionadas a 3ª. DIRED estão realizando ações de cidadania, como forma de divulgar o SETEMBRO CIDADÃO, que é um programa que busca envolver os estudantes em ações e condutas sociais.
Destacamos nesta matéria, as ações das Escolas Dr. Manoel Dantas e Dr. Hélio Barbosa de Santo Antônio, Dom de Joaquim de Almeida de Várzea e Maria Aurineide de Nova Cruz.
O município de Santo Antônio está celebrando o Setembro Cidadão. A abertura aconteceu nesta sexta-feira (09), na Escola Estadual Dr. Manoel Dantas, com a participação de alunos e professores.
Os bonecos do Programa Brasileiro de Educação Cidadã - PROBEC, Edu e Cidinha foram lembrados através de cartazes e artes elaboradas pelos alunos.
Na abertura do Setembro Cidadão, a Escola apresentou o Projeto: Compreendendo e exercitando a Cidadania que será desenvolvido pelos professores durante todo o mês de setembro, temáticas como: Diversidade, Cidadania – direitos e deveres, Diga não ao desperdício de alimentos, Equilíbrio ambiental, Qualidade de vida, Respeito, Combate ao bullying e a violência, Solidariedade, Redução da maioridade penal e Democracia, serão discutidas durante as aulas.
O encerramento do Projeto está previsto para o dia 28 de setembro com as apresentações de trabalhos feitos pelos estudantes envolvendo as temáticas trabalhadas. E no 29 a Escola promoverá uma manhã com atividades de cidadania.
Abrilhantaram a abertura do Projeto Setembro Cidadão na Escola Manoel Dantas a Banda Marcial Anjos do Ressoar, Roda de Capoeira e Dança Afro, todas as apresentações foram realizadas por estudantes das Oficinas do Programa Mais Educação.
O evento, que faz parte do Setembro Cidadão, cumpre a Lei Estadual Complementar nº. 494/2013, de 27/08/2013, que instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Estadual da Educação Cidadã e o mês corrente como 'Setembro Cidadão', tornando o Rio Grande do Norte pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania.
A Escola Dr. Hélio Barbosa de Oliveira desenvolveu o projeto Setembro CIDADÃO com desfile de abertura do projeto, torneio entre escolas, palestras, ações sociais e atendimento odontológico.
A Escola Dom Joaquim de Almeida contou com atividades e serviços gratuitos como fazer documentos: RG, 1ª e 2ª via, CPF e cartão do SUS, intervenções cidadãs;  direitos e deveres;  selfie da cidadania;  mural da cidadania;  apresentações culturais: música, dança, teatro;  palestra educativa sobre o bullyng;  cinema na escola;  ações  de saúde;  estética facial;  design de sobrancelhas;  corte de cabelo: masculino e feminino;  aulão de dança;  exposição de textos da olimpíada de língua portuguesa; contação de histórias, exposição e manuseio de jogos educativos, ação de sustentabilidade, destile ecológico.

A Escola Maria Aurineide da Silva trabalhou o projeto Cidadania na Escola com oficinas de beleza e arte, visando desenvolver talentos sociais e autoestima e respeito, além de enfatizar valores éticos e morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário