segunda-feira, 19 de setembro de 2016

DOS SABERES DA TERRA AOS SABERES DA VIDA


FEIRA CULTURAL  - SABERES DA TERRA: EXPLORANDO NOSSA CULTURA

Na última sexta-feira (16/09) o diretor da 3ª. DIRED, Miguel Rosa participou da Feira Cultural organizada pela Técnica Pedagógica da DIRED Marinalva F. dos S. Arcela e pela Coordenadora de Turma Rosineide V. de Lima.
O evento aconteceu na Escola Estadual Prefeita Joanita Arruda Câmara – CAIC de Nova Cruz e os trabalhos dos alunos do Projovem campo  encheu os olhos de quem foi participar.
Um grupo de 114 pessoas, entre professores e alunos, das cidades de: Boa Saúde; São José do Campestre; Espírito Santo; Jundiaí; Lagoa Dantas; Santo Antônio e Serra de São Bento buscou cumprir o currículo instituído pelo MEC:

Currículo – Integração entre ensino fundamental e qualificação social e profissional, tendo como eixo articulador “Agricultura Familiar e Sustentabilidade”, em torno do qual se interconectam 5 eixos temáticos: “Agricultura Familiar, Identidade, Cultura, Gênero e Etnia”, “Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo”, “Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas”, “Economia Solidária” e “Desenvolvimento Sustentável e Solidário com Enfoque Territorial”.[1]

Durante a feira foram expostos e negociados produtos da agricultura como plantas ornamentais  e  comestíveis, da avicultura como pintos e ovos de galinha caipira, além de produções que enriquecem o artesanato local, e diversos alimentos feitos com base orgânica, o que permitiu degustar  sabores da terra produzidos pelos estudantes, através da orientação dos professores.
A feira foi animada pela LE BAND que tocou forró durante o evento que foi espetacular.
Os alunos juntamente com os professores estavam dispostos em barracas e cada uma delas abordava temáticas diferenciadas, tais como: a arte de transformar; mudanças de hábitos e alimentação saudável nas escolas; produtos orgânicos, alimentação saudável; educando com a horta: cores, amoras e sabores; consuma hortaliças e frutas e tenha mais saúde; Música com a banda “Le Band”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário