segunda-feira, 6 de junho de 2016

ARTE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA ESCOLA PROFESSORA OCILA BEZERRIL, EM MONTANHAS

Professores e alunos pintando o muro

PROJETO PINTANDO O MURO
A Escola Estadual Professora Ocila Bezerril, em Montanhas/RN, jurisdicionada à 3ª. DIRED e representada no Projeto Pintando o muro pelos professores: Sandra Gomes, Joelma Duarte, Lourena Lima, Lúcia Bispo, Genival Ribeiro e Josineide Barbosa estão usando as atividades de arte para educar e promover cidadania na escola.
Como diz Ferreira Gullar:  “A arte é mais coisas. Uma das coisas que a arte é, parece, é uma transformação simbólica do mundo. quer dizer: o artista cria um mundo outro – mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata. Naturalmente, esse mundo outro que o artista cria ou inventa nasce de sua cultura, de sua experiência de vida , das ideias que ele tem na cabeça, em fim, de sua visão de mundo.”[1]
Professores e alunos pintando o muro

Sendo a arte “essas coisas a mais”, no dizer de Ferreira Gullar,  a arte de educar para a vida se insere nesse contexto de produção, promovido por profissionais da educação comprometidos com a integralização do currículo e com a construção de conhecimentos pautados em valores  éticos numa perspectiva cidadã.
Segundo os profissionais de educação da Escola Professora Ocila Bezerril, o que justifica tais atividades, consiste de que “O muro da escola é o primeiro contato visual que a comunidade tem com a unidade escolar, por isso é um excelente instrumento de comunicação. Nele podem ser divulgados os principais programas, resultados da educação, caracterizando-se como um grande outdoor, utilizado como um espaço aberto para a escola mostrar os trabalhos criativos dos educandos, valorizando-os, pois suas pinturas, mosaicos, e outras modalidades de arte, realizadas livremente, e em variados estilos como grafismo, desenho livre, entre outros, serão apresentadas ao público.”
O objetivo do Projeto Pintando o muro é: tornar a visualização do entorno da escola mais agradável, fazendo nos muros criação dos próprios educandos e releituras de obras de arte popularizando a toda a comunidade escolar obras mundialmente conhecidas.
Esse trabalho busca desenvolver no educando o respeito para com seu trabalho e para com o trabalho dos outros, oportunizando uma elevação na autoestima dos educandos; despertando a emotividade e a sensibilidade, fazendo destes fatores pontos positivos no processo educacional; também objetiva divulgar a proposta de trabalho da escola a toda comunidade, potencializando as habilidades e o dom dos educandos.
O trabalho de arte vem acontecendo através de desenho, pintura livre, valorizando todas e quaisquer manifestações artísticas e culturais.
O projeto está em andamento, sendo desenvolvido em horários das aulas da disciplina de Arte, em finais de semana e feriados para que se possa cumprir com o cronograma previsto pela escola.
Nas aulas teóricas, os professores trabalharam procurando resgatar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas a serem trabalhados preparando-os para a construção de um conhecimento mais elaborado. Através de questionamentos e reflexões dando ênfase na importância da arte no cotidiano, fazendo com que eles entendessem que toda forma de expressão pode ser arte.
Os alunos foram estimulados a realizar pesquisas, fazendo um estudo mais detalhado sobre algumas expressões artísticas como o grafite, o mosaico, a poesia, a música e o desenho livre, que este último foi dado ênfase maior no trabalho executado. Depois foi aprofundado o estudo das cores primárias e secundárias para que pudéssemos adquirir a cor desejada par ser utilizada em aulas práticas na execução da pintura do muro.
Foi realizado um concurso entre os alunos para escolher quais as melhores produções artísticas realizadas por eles dentro das modalidades em estudo, onde os ganhadores puderam expressar e compartilhar sua arte nos muros da escola.
Na fase de conclusão do projeto, percebe-se o empenho de todos os envolvidos no processo, e também o desejo de ver o trabalho finalizado com sucesso, porque quando todos se unem pela mesma causa o resultado SEMPRE É O SUCESSO.

Adicionar legenda







[1] GULLAR, Ferreira. Sobre a arte. São Paulo: Avenir; Palavra e imagem,1993.p 105-106

Nenhum comentário:

Postar um comentário