segunda-feira, 20 de maio de 2019

Espaço Ciência Eureka na Cidade da Criança disponível para visitas de escolas

ASSECOM/FAPERN20 May 2019 13:50

Não são muitos os espaços disponíveis em Natal onde professores possam oferecer aos seus alunos experiências lúdicas que favoreçam a compreensão de conceitos da Matemática, da Física ou da Biologia, por exemplo.
A exposição denominada Espaço Ciência Eureka consiste num conjunto de equipamentos interativos, multimídias, oficinas e outras atividades montadas em caráter permanente na Cidade da Criança, na Avenida Rodrigues Alves, no Tirol. A iniciativa é uma realização da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), em parceria com a Fundação José Augusto. Escolas de Natal e Grande Natal poderão agendar visitas de terça a sexta (manhã ou tarde).
O que é o Espaço Ciência Eureka?
O Espaço Ciência Eureka é uma exposição permanente composta por equipamentos interativos de quatro áreas do conhecimento: Matemática, Física, Biologia e Astronomia. Ele conta com equipamentos cedidos por pesquisadores e instituições de apoio, além de outros itens adquiridos especialmente para esta iniciativa.
São quatro as salas temáticas assim denominadas: “Sala da Vida”, “Sala da Imagem”, “Sala Céu e Terra” e “Sala Força e Movimento”. Na área externa há painéis sobre ilusão de ótica, evolução das espécies e a história do Universo.
A quem se destina?
O público de todas as idades está convidado a conhecer o Espaço Ciência Eureka. Visitas monitoradas poderão ser agendadas durante a semana para turmas do Ensino Fundamental II (a partir do 6º ano), incluindo Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio.
O que pode ser visto?
Os visitantes verão diversos equipamentos lúdicos, muitos deles interativos, entre os quais:
Geochron é um relógio diferente, que mostra as horas de todos os lugares do mundo ao mesmo tempo. Uma obra de arte da tecnologia. Visual e dinâmico, o Geochron permite saber os lugares que estão anoitecendo ou amanhecendo, a duração do dia, a posição do Sol e as estações do ano, entre outras informações.
DNA, a molécula da vida é um modelo gigante do DNA está em exposição na Sala da Vida, que celebra as maravilhas da evolução, juntamente com três réplicas fieis de crânios de ancestrais humanos e um esqueleto do homem moderno completo.
O insetário – Com insetos peculiares e suas incríveis características. Sabia que enquanto alguns insetos podem nos fazer mal, outros são muito “úteis” para os humanos?
Maravilhas do magnetismo – Como funciona o trem magnético, que levita sobre seus trilhos? Como funciona um freio magnético? O que é o campo magnético da Terra, que resguarda a vida das constantes radiações que vem do espaço?
O “apaixonômetro” – Qual seu grau de afinidade com as pessoas? Confira se você gosta mais de si mesmo que de seu parceiro(a) neste curioso equipamento, e depois descubra o segredo por trás dessa intrigante brincadeira.
A bicicleta geradora – Gere energia pedalando sem sair do lugar. Que potência você consegue atingir? Descubra os segredos da geração de eletricidade.
Tem ainda a pilha de Volta, condutores e isolantes, plataforma giratória, o teorema de Pitágoras, meteorologia e o robô lunar. Na área externa, o Espaço Ciência Eureka conta com dois painéis gigantes: o “Calendário Cósmico” e as “Viagens de Darwin”, além de uma série sobre Ilusões de ótica.
Escolas ou grupos podem fazer agendamento pelo WhatsApp: (84) 9.8820-7898 ou pelo e-mail espacoeureka@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário