segunda-feira, 20 de maio de 2019

ENCCEJA 2019 - BOLETIM Nº 1



ENCCEJA 2019 - BOLETIM Nº 1
Tendo em vista oferecer certificação de nível fundamental para jovens e adultos que têm a partir de 15 anos de idade, e de nível médio aos maiores de 18 anos, conforme preconiza a legislação, o Inep realizará este ano mais uma edição do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
O QUE É O ENCCEJA
O Encceja é o exame nacional que afere as competências, habilidades e saberes adquiridos por jovens e adultos durante o processo escolar ou no convívio social na família, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros, para fins de certificação de escolaridade. É um exame gratuito e de participação voluntária dos interessados.
ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE DA POPULAÇÃO
Em parceria com a União, estados e municípios encontram no Encceja uma excelente ferramenta que vai lhes permitir racionalizar ações e investimentos voltados para elevar a escolaridade média da população, atendendo o que preceitua o Plano Nacional de Educação e, especialmente, no caso do Rio Grande do Norte, o Plano Estadual de Educação, na sua Dimensão 1, metas 5 e 6 e suas estratégias.
CERTIFICAÇÃO E DECLARAÇÃO DE PROFICIÊNCIA DO ENCCEJA
Após a realização do exame, os participantes poderão solicitar a certificação ou o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas. No Rio Grande do Norte, o documento de certificação (Certificado e Declaração de Proficiência), deverá ser solicitado à Secretaria Estadual de Educação ou a um dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do estado.
ÁREAS DO CONHECIMENTO AVALIADAS
As áreas do conhecimento avaliadas foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
As provas do Exame são estruturadas da seguinte forma:
I - Para o Ensino Fundamental:
·       Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
·       Matemática;
·       História e Geografia;
·       Ciências Naturais.
II - Para o Ensino Médio
·       Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
·       Matemática e suas Tecnologias;
·       Ciências Humanas e suas Tecnologias;
·       Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
CRONOGRAMA
São as seguintes as datas de publicação do edital, inscrições e aplicação das provas do Encceja Nacional:
  Publicação do edital: 08 de maio de 2019

   Inscrições: 20 a 31 de maio de 2019
   Aplicação: 25 de agosto de 2019
ONDE REALIZAR AS INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no portal do Inep - Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, respeitando o período programado (20 a 30 de maio de 2019). Para fazer a sua inscrição, o candidato à certificação deverá acessar a página do Inep, no endereço inep.gov.br.
LOCAIS DE APLICAÇÃO DAS PROVAS
No Rio Grande do Norte, a aplicação das provas do Encceja 2019 acontecerá nos municípios abaixo. O candidato, no ato da inscrição, deverá optar por um deles para fazer as suas provas, não sendo permitido fazer permuta após efetivada a inscrição.

  AÇU (11ª Direc)
  CAICÓ (10ª Direc)
   JOAO CÂMARA (16ª Direc)
  MOSSORÓ (12ª Direc)
  NATAL (1ª Direc)
  PAU DOS FERROS (15ª Direc)
  PARNAMIRIM (2ª Direc)

ATRIBUIÇÕES DAS DIRECS E DOS MUNICÍPIOS
Tendo em vista o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Inep e as Secretarias Estaduais de Educação para a realização do Encceja em todo o país, cabe à SEEC, através das 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura e em regime de colaboração com os 167 municípios do estado, viabilizar as condições para a aplicação do Exame. Desse modo, caberá a cada Secretaria de Educação:
Promover conjuntamente a divulgação do exame, a partir das informações disponibilizadas pelo Inep, utilizando-se de diferentes canais de comunicação, dentre eles as escolas da rede de ensino, rádios e sistema de difusão locais, mídia impressa, portais oficiais, blogs, redes sociais, etc.;
Sensibilizar a comunidade em geral sobre a importância do Encceja para a elevação da escolaridade da população de jovens e adultos, conforme preconizada em diferentes metas do Plano Estadual de Educação;
Articular-se com os municípios e outras entidades da sua jurisdição para um maior alcance das informações relativas ao Encceja junto à comunidade;
Orientar e apoiar o processo de inscrição dos interessados, através das equipes das Secretarias, Direcs e escolas, viabilizando, sempre que possível, o acesso à internet para a concretização das inscrições, no portal do Inep;
Disponibilizar espaço físico de unidades de ensino (apenas a SEEC) para a aplicação das provas, uma vez consolidado pelo Inep o número de participantes em cada município polo;
Cabe às Direcs mediar, no âmbito regional, todo o processo de articulação com as Secretarias Municipais de Educação para a realização do Encceja, em consonância com as orientações da SEEC.

Natal, 17 de maio de 2019.

Afonso Gomes Ferreira Filho
Subcoordenador de Avaliação Educacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário