quarta-feira, 8 de maio de 2019

6ª Olimpíada de Língua Portuguesa recebe inscrições até 13 de maio

Com quase 100 mil participantes confirmados, 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa recebe inscrições até 13 de maio

Com homenagem à escritora Conceição Evaristo e o tema 'O lugar onde vivo', edição de 2019 vai ter cinco categorias: poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.

As inscrições para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa foram prorragadas até 13 de maio. Organizadas pelo Itaú Social e pelo Ministério da Educação, com coordenação técnica do do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a olimpíada é volta a estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Segundo o Portal Escrevendo o Futuro, onde as inscrições devem ser feitas pelos professores, até o início de maio quase 100 mil participantes já estavam confirmados, representando mais de 34 mil escolas e 65 mil professores de todas as redes estaduais, e de 4.740 redes municipais.
A escritora mineira Conceição Evaristo, um dos principais expoentes da literatura no Brasil, será a homenageada na edição deste ano.

Categorias

Nesta edição, o tema da competição é "O lugar onde vivo". A partir de 2019, os estudantes poderão concorrer em cinco categorias diferentes, dependendo do ano em que estão cursando:
  • poema (alunos do 5º ano do ensino fundamental)
  • memórias literárias (alunos do 6º e 7º anos)
  • crônica (alunos do 8º e 9º anos)
  • documentário (alunos do 1º e 2º anos)
  • artigo de opinião (3º ano do ensino médio)
Em 2016, a olimpíada contou com a participação de mais de 5 milhões de alunos em oficinas de leitura e escrita, e 50.494 redações foram enviadas para a avaliação das comissões julgadores, que incluem, entre outros, pais, mebros da comunidade escolar e especialistas universitários.

Calendário

A olimpíada acontece em várias etapas no segundo semestre deste ano. No total, serão escolhidos 569 estudantes e 433 professores semifinalistas e, dentre eles 173 serão os finalistas desta edição. Na etapa final, 28 vencedores serão anunciados.
Veja abaixo as datas principais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário