quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Equipe da Educação estadual visita escolas para discutir redimensionamento


ASSECOM/RN17 nov 2016 11:41

Nesta quarta-feira (16), a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) realizou uma agenda de visita a escolas estaduais de Natal para debater com a comunidade escolar o processo de redimensionamento que vem realizando na Rede Estadual de Educação, que objetiva a qualidade das ofertas de ensino, preconizada no Plano Estadual de Educação. 
Logo nas primeiras horas da manhã, a secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, visitou a Escola Estadual Jean Mermoz, no bairro de Bom Pastor, zona oeste da capital. Junto com gestores, professores, alunos, pais de estudantes, representantes de bairro e técnicos da 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Dired), a titular da Educação apresentou os objetivos do redimensionamento, visando a melhoria da educação: “Um dos caminhos para a melhoria do ensino é personalizar os ambientes da escola, de acordo com as faixas etárias dos estudantes e as suas características. Para isso é necessário que cada escola ofereça a etapa ou modalidade de ensino que seja compatível com o que, historicamente, tem demonstrado ter maior afinidade. Nesse sentindo, o redimensionamento contempla ações de acompanhamento às escolas, formação de acordo com as necessidades para contribuir no processo de melhoria da qualidade do ensino em cada unidade”. 
                A opinião dos educadores e membros das comunidades escolares de cada instituição são importantes nesse processo. Em alguns casos nos quais a escola entende que não é possível redimensionar suas turmas por questões plausíveis e coerentes, a SEEC respeita essa decisão mas orienta que a escola apresente um projeto pedagógico que contemple ações efetivas de melhoria do ensino, naquilo que compete à própria escola. Essa situação ocorreu na Escola Jean Mermoz, onde ficou definido que a coordenação da escola apresentará esse projeto para o próximo ano letivo.
                Outras três escolas foram visitadas. A secretária adjunta de Educação do RN, professora Mônica Guimarães esteve dialogando com a Escola Estadual José Fernandes Machado, no bairro de Ponta Negra. Já a diretora da 1ª Dired, professora Carmem Lúcia, participou de reunião com alunos e professores da Escola Estadual Castro Alves, em Lagoa Nova. E a educadora Rosângela Oliveira, coordenadora dos Órgãos Regionais de Educação, visitou a Escola Estadual Dinarte Mariz.     
A secretária Cláudia Santa Rosa explica que o cronograma de visitas é voltado para ouvir as escolas e discutir, além do redimensionamento, os ajustes necessários para o fortalecimento das mesmas de modo que avancem na qualidade do ensino. Alerta que o objetivo não é o fechamento de escolas, tampouco mudar o professor de um município para outro. O redimensionamento também contempla a definição das escolas que ofertarão tempo integral, meta dos planos nacional e estadual de educação.  
As visitas seguem nesta quinta e sexta-feira, tanto na capital do Estado como nas cidades de Ceará-Mirim, João Câmara, Macau, dentre outros municípios potiguares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário