quinta-feira, 3 de novembro de 2016

ATENÇÃO PROFESSORES: ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O ENCONTRO NORDESTE CRIANÇA E NATUREZA

ASCOM/IDEMA03 nov 2016 09:35
ASCOM/IDEMA

De hoje (03) até a próxima terça-feira (08), professores da rede pública de ensino e interessados podem se inscrever para o Encontro Nordeste Criança e Natureza. O Encontro, promovido pelo Instituto Casadágua e o Instituto Alana, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), acontece nesse mês de novembro, no Parque das Dunas, trazendo reflexões sobre os benefícios que o contato com a natureza oferece para o desenvolvimento da criança.
O Encontro Nordeste Criança e Natureza será composto por três momentos. O primeiro deles acontecerá nos dias 09 e 10 de novembro quando será realizada uma capacitação para professores da rede pública e demais interessados, e serão atendidas duas turmas com até 80 participantes, no auditório Tocandira, no Parque das Dunas. Durante dois dias, a coordenadora do Projeto Criança e Natureza – Instituto Alana (RJ), Laís Fleury, ministrará um workshop com duração de 3 horas. Para participar é necessário que os interessados se inscrevam até terça-feira (08), no endereço: https://goo.gl/forms/sJoLK8ZxgpWds0xH3
O Encontro terá continuidade em outros 2 momentos, nos dias 26 e 27 de novembro. No sábado (26), os inscritos participarão de distintas oficinas lúdicas e criativas, exibição de filmes e exposição sensorial. Já no domingo (27), serão realizadas rodas de conversas e lançamentos de livros. Foram convidados professores dos Departamentos de Arquitetura, Psicologia e Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de coletivos da cidade do Natal que vêm realizando experiências práticas. Também estarão presentes palestrantes vindos de outros estados do Nordeste, como Ceará e Alagoas.
Resumo sobre as organizações que coordenam o evento:
Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.
Criança e Natureza
O Criança e Natureza é um dos programas do Instituto Alana e busca caminhos que envolvam famílias, educadores, planejadores urbanos e poder público para garantir elos integradores da criança com o ambiente natural e o contexto cultural no qual ela está imersa. O objetivo do projeto é incentivar o acesso e a experiência direta – por meio do brincar livre e exploratório – da criança com a natureza e também disseminar conteúdo para todas as esferas da sociedade.
Seminário Criança e Natureza
O I Seminário Criança e Natureza foi realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro, nos dias 13 e 15 de junho de 2016, respectivamente, tendo como objetivo apresentar informações e reflexões sobre a conexão entre a criança e a natureza sob diferentes perspectivas: educação, saúde, cidades e meio ambiente. Um Encontro Criança e Natureza também foi realizado no dia 15 de setembro de 2016, em Porto Alegre, auxiliando a mapear trabalhos e iniciativas existentes na região. O Seminário Nordeste Criança e Natureza será o primeiro a ser realizado fora do eixo sudeste-sul.
Instituto Casadágua
O Instituto Casadágua, fundado em 2011 no Rio Grande do Norte, desenvolve projetos transdisplinares relacionados à arte, educação e sustentabilidade. Efetiva parcerias com grupos de pesquisa de várias universidades federais do país e cria interlocução com organizações não governamentais e órgãos públicos municipais, estaduais, regionais, federais e internacionais. Realiza também ensaios fotográficos e obras audiovisuais, assim como cria instalações artísticas colaborativas, lúdicas e interativas. Sua missão é promover debates e reflexões por meio de processos pedagógicos, artísticos e cartográficos sobre temas relacionados à educação patrimonial, cidadania e sustentabilidade no meio rural e urbano.
Link para que se realizem as inscrições: https://goo.gl/forms/sJoLK8ZxgpWds0xH3
Para demais informações contato pelo e-mail: contatoencontronordeste@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário