terça-feira, 8 de novembro de 2016

Atletismo – Conhecer e Praticar (Atividade do PIP)


A Professora Valéria Pessoa, da disciplina de Educação Física da E. E. Dr. Manoel Dantas, de Santo Antônio, jurisdicionada a 3ª Diretoria Regional de Educação, sob orientação da Coordenadora Pedagógica Ana Lúcia Bento, elaborou uma Sequência Didática envolvendo o Atletismo. A sequência foi desenvolvida nas turmas de 6º anos e contou com a colaboração e parceria dos estudantes da turma de 8º ano.
Por meio de aulas expositivas, roda de conversa, curiosidades, atividades dirigidas, texto escrito e atividade de pesquisa, a professora fez uma abordagem teórica do conteúdo e apresentou o que é atletismo, como surgiu e suas principais modalidades.

Os estudantes confeccionaram um caderno de anotações intitulado “Atletismo: Meus Resultados”. As referidas atividades fazem parte do projeto de inovação pedagógica (PIP) que tem como objetivo propor atividades inovadoras de incentivo a prática da leitura e escrita.
Depois de conhecer as modalidades, os estudantes, sob orientação da professora, confeccionaram implementos do Atletismo para as aulas práticas.
As aulas práticas contemplaram diferentes atividades: salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo e arremesso de disco: aprendizado das regras, técnica, medidas de comprimento, desenvolvimento motor, resistência, obtenção de objetivos, interação social com a modalidade e com o meio social e escolar.
A sequência didática culminará na realização do I FestAtleta a ser realizado dentro da programação da II Mostra Pedagógica no mês de dezembro .


Nenhum comentário:

Postar um comentário