quarta-feira, 27 de março de 2019

Secretaria de Educação discute papel dos mediadores de leitura

SEEC/ASSECOM27 Mar 2019 12:02SEEC/ASSECOM
O Proler reúne educadores mensalmente em encontros formativos

Na manhã de hoje (27), no auditório Angélica Moura, a Secretaria de Educação realizou a segunda formação continuada do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), que teve como tema “Mediadores de Leitura na Biblioteca”. A formação reuniu professores, regentes de biblioteca, mediadores de leitura, articuladores pedagógicos, gestores, assessores e técnicos pedagógicos. 
O encontro tem como objetivo fomentar uma política de promoção à leitura, utilizando um itinerário que permita guiar as novas gerações em direção às possibilidades de criação, de compreensão do mundo e da oportunidade de vida que a leitura oferece. 
A Secretária Adjunta Márcia Gurgel afirmou, durante a abertura das atividades, que esse curso é necessário para a construção da mediação do desenvolvimento do conhecimento dos estudantes. “Essa é uma política extremamente importante de incentivo e organização de estratégias para o fortalecimento da formação de leitores”, explica. Além disso, a professora enfatiza a importância da biblioteca nas escolas. “Precisamos construir a visão que a biblioteca é um espaço pedagógico, de aprendizado, de crescimento e está intimamente ligada à sala de aula”, finaliza Márcia.
A programação começou no início da manhã e contou com apresentação cultural, em seguida, uma exposição dialogada conduzida por Salizete Freire Soares, escritora e técnica pedagógica do Núcleo do Livro, Leitura e Biblioteca (NULLB) da SEEC. Em seguida, aconteceu uma a mesa redonda “Livro Didático: gestão de qualidade/sucesso garantido”, com a participação da Délia Maria Barbosa Bezerra e Rokatia Kleania, ambas técnicas pedagógicas do NULLB.
A primeira etapa do curso aconteceu no dia 27/02 e consistiu em fazer ações em comemoração ao Dia Nacional do Livro Didático e organização da biblioteca, orientação e visitação às escolas, como também, a entrega solene dos livros didáticos na EE. Dr. Manoel Vilaça. A próxima etapa do curso ocorre no próximo mês, 24/04, com o tema “Biblioteca escolar: práticas educativas e culturais”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário