quinta-feira, 14 de março de 2019

III Olimpíada Brasileira de Cartografia - OBRAC

III Olimpíada Brasileira de Cartografia - OBRAC



A Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) envolve as ciências da informação geoespacial e está em sua terceira edição. A primeira edição ocorreu em 2015 e a segunda em 2017. A OBRAC é um evento bianual e tem participação de todos os estados brasileiros; nas edições anteriores houve participação de cerca de 1500 equipes de 5 componentes, uma participação de 6000 alunos e 1500 professores.
Um dos aspectos inovadores da metodologia adotada, o trabalho em equipe, tem promovido uma rica relação entre os componentes das equipes e nas escolas e tem favorecido a cooperatividade nas provas, outro fator inovador é a participação de escolas de todo o território nacional por meio de plataforma de ensino à distância.
A OBRAC tem como objetivos divulgar a Ciência Cartográfica, fundamental e estratégica para o país, e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela Cartografia com foco no conhecimento espacial para cidadania, através de atividades desafiantes, que estimulam o aprendizado e contribuem para o desenvolvimento do pensamento espacial. Pretende-se ainda, prover aos professores o conhecimento e ferramentas inovadoras para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como geografia, história e matemática.
A Cartografia é uma linguagem de comunicação fundamental para o entendimento da organização espacial e muito importante para a compreensão do modo como a sociedade ocupa os espaços e mantém suas relações, sejam elas físicas, políticas, econômicas ou sociais.
A OBRAC é voltada para alunos 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio (com idades entre 13 e 19 anos), das escolas da rede pública e privada. O web site da OBRAC tem acesso em: www.olimpiadadecartografia.uff.br
Compartilhe este evento no Facebook e Twitter
Contamos com a sua participação!
Atenciosamente,
Angelica Carvalho Di Maio
Presidente da Comissão
UFF - Universidade Federal Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário