terça-feira, 28 de novembro de 2017

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE – 2018


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE – 2018
Apresentação
A palavra que define o significado para o oferecimento de um curso de formação continuada para profissionais da educação da rede estadual do Rio Grande do Norte é “desafio”. Para a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC/RN), enfrentar desafios já faz parte de sua história, diante de seu compromisso com uma Educação Básica de qualidade, especialmente com a formação de educadores.
Nesse sentido, requer um repensar sobre as possibilidades de oferta de Educação Básica de qualidade para o século XXI, em vista que nos conduz a novos contextos e a sociedade brasileira, de maneira justa, cobra-nos ações que venham ao encontro de um cenário que apresenta novas possibilidades de oferta de cursos de formação continuada. Pretende-se assim, superar dificuldades e alcançar níveis de vida compatíveis com nosso potencial de desenvolvimento do Brasil.
Diante do que se expressa como compromisso para a construção de uma educação de qualidade, de maneira responsável, ética e organizada, a SEEC trabalha no sentido de continuar a oferecer seus serviços com fiel propósito de contribuir para a Educação brasileira. Para isso, investe de maneira intensa na tríade Formação-Aprendizagem-Profissionalização Docente, bem como, na formação de recursos humanos qualificados e competentes, além da ampla inclusão social com projetos, nas diversas regiões do Rio Grande do Norte. Cada vez mais a questão da formação dos profissionais da educação assume importância ante as exigências que são colocadas diante da educação básica de crianças, adolescentes, jovens e adultos na sociedade contemporânea. Pesquisar aspectos ligados aos cursos de formadores desses indivíduos, como os planos de cargo, carreira e salários, formação continuada e condições de trabalho nas escolas, tornou-se mister e necessário para se conseguir lutar por mudanças que sejam essenciais e bem fundamentadas. Nessa direção, e pensando em suas necessidades formativas desses profissionais a SEEC/RN identificou necessidades formativas nesses profissionais, mediante a realização de avaliação diagnóstica, tendo como referência o SIMAIS – Sistema de Monitoramento e Avaliação Institucional e outras fontes de pesquisa da rede estadual de ensino como Relatórios; Textos de Redesenho Curricular das escolas de Ensino Médio do Estado e o resultado da avaliação do Programa de Monitoramento, Acompanhamento, Orientação e Avaliação do Ensino Médio da rede estadual de ensino 2016. Resultou assim, na elaboração de uma Cartela para oferta de cursos inerentes à educação, inserida no Processo de Formação Continuada de Profissionais da Educação da Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Ação desenvolvida pela Governança Inovadora no âmbito do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte – RN Sustentável.
Objetivo
Promover formação continuada para os profissionais da educação da rede estadual do Rio Grande do Norte, considerando suas necessidades formativas.
Metodologia
As aulas acontecerão considerando a unidade teoria-prática.
Formato
As aulas serão presenciais e virtuais.
Local e Data das Inscrições
As inscrições serão realizadas por meio do SigEduc.
As datas de realização das inscrições serão divulgadas em 2018.
Número de vagas por Curso: 30.
Início e Término dos Cursos
Os cursos serão realizados a partir do ano de 2018. Em breve serão divulgadas as datas.
Atenção!
Fiquem antenados e participem! Em breve estaremos divulgando as Instituições Superiores que firmaram parceria com a SEEC/RN.

II – Os Cursos Curso 1: Curso 1: Documentos Oficiais da Educação
Módulos
Carga Horária
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9.394/96
20h
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais
30h
Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2012)
20h
Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental
20h
Base Nacional Comum Curricular Ensino Fundamental e Ensino Médio
30h
Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA)
30h
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
20h
Plano Estadual de Educação (PEE)
30h
Todos pela Educação
20h
Normas Básicas para a Organização e Funcionamento Administrativo e Pedagógico das Escolas da Rede Estadual de Ensino
30h
Manual do Secretário Escolar
20h
Organização Nacional das Nações Unidas (ONU).
30h
Total
300


Curso 2: Teorias de Aprendizagem: sua aplicação em sala de aula
Módulos
Carga Horária
Teorias de aprendizagem e processos de conhecimento na sociedade atual
30h
Visão crítica sobre as concepções de pessoa, sociedade, conhecimento, educação, escola e relação professor/estudante presentes nas teorias de aprendizagem
30h
Aproximações entre teorias de aprendizagem, currículo e organização do trabalho pedagógico
30h
Relação entre os conhecimentos psicológicos na prática do educador
30h
Situações em que aprendizagem esteja ocorrendo
30h
Articulação das teorias de aprendizagem com a prática de sala de aula
30h
Total
180

Curso 3: Currículo e Organização do Trabalho Pedagógico
Módulos
Carga Horária
Concepções de currículo
30h
Relação entre currículo e documentos oficiais
30h
Articulação entre o currículo e a organização do trabalho pedagógico
30h
Currículo e Projeto Político Pedagógico
30h
Currículo e inovação pedagógica
30h
Currículo e as tecnologias
30h
Planejamento em unidades didáticas
30h
Total
210

Curso 4: Estratégias didático-pedagógicas
Subtemas
Carga Horária
Resolução de Problemas
30h
Método Sistêmico Funcional Estrutural de Reshetova
30h
Metacognição – Aprender a Aprender
30h
Projetos Científicos
30h
Aprendizagem Significativa na Perspectiva de D. Ausubel
30h
Processamento da Informação e da Comunicação
30h
Interdisciplinaridade
30h
Ciclo de Cultura (Paulo Freire)
30h
Feiras das Ciências
30h
A Dialética e Conflito Cognitivo na Perspectiva de Piaget
30h
Total

340h
Curso 5: Leitura e Letramentos
Módulos
Carga Horária
Abordagem histórica dos conceitos de letramentos
30h
Tipos de letramentos
30h
Concepções teóricas de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita
30h
Produção textual e apropriação da leitura e da escrita
30h
Letramento e avaliação na prática pedagógica interdisciplinar
30h
A leitura em sala de aula como estratégia didático-pedagógica em todas as áreas de conhecimento
30h
Total
180h


Curso 6: Os Gêneros Textuais e a Formação de Habilidades
Módulos
Carga Horária
Os gêneros textuais como estratégia para o desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas
30h
Sequências tipológicas e a sua relação com o desenvolvimento de habilidades
30h
Habilidades cognitivas
30h
Habilidades cognitivo-linguísticas
30h
Total
120h

Curso 7: Avaliação da Aprendizagem
Módulos
Carga Horária
Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem
30h
Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, somativa, permanente, participativa e reguladora
30h
Contextualização da avaliação institucional na atualidade
30h
Avaliação institucional
30h
Conceitos e funções da avaliação
30h
Cultura de avaliação institucional
30h
Projeto de Avaliação Institucional
30h
Critérios de avaliação
30h
Instrumentos de avaliação
30h
Avaliação e responsabilidade social
30h
As novas propostas de avaliação para o processo pedagógico
30h
A avaliação e os aspectos legais
30h
Total
360h

Curso 8: Educação Matemática
Módulos
Carga Horária
Numeramento
30h
Resolução de Problemas
30h
A Matemática e os jogos
30h
Etnomatemática
30h
Total
120h

Curso 9: Aprendizagem e Desenvolvimento
Módulos
Carga Horária
Diferentes concepções de aprendizagem
30h
Diferentes concepções de desenvolvimento
30h
Relação entre aprendizagem e desenvolvimento
30h
Dificuldades de aprendizagem
30h
Atividades para trabalhar dificuldades de aprendizagem
30h
Total
150h

Curso 10: Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
Módulos
Carga Horária
Matrizes Legais e Políticas
10h
Deficiência Auditiva
20h
Deficiência Visual
20h
Deficiência Física
20h
Deficiência Intelectual
20h
Múltiplas Deficiências
20h
Transtorno Global do Desenvolvimento: Enfoque no Transtorno do Espectro Autista
30h
Altas Habilidades/Superdotação
20h
Tecnologia Assistiva
20h
Total

Curso 11: Metodologia Científica
Módulos
Carga Horária
Diferentes abordagens metodológicas do trabalho científico
40h
Como coletar e tratar dados (organização, categorização e análise)
40h
Total
80h

Curso 12: Profissionalização Docente
Módulos
Carga Horária
Formação (contínua e continuada)
30h
Aprendizagem docente
30h
Desenvolvimento profissional: Profissionalidade e Profissionalismo
30h
Autoformação
30h
Total
120h

Curso 13:
Módulos
Carga Horária
Educação na Cultura Digital
30h
Tecnologia na Educação:
                a) Práticas pedagógicas com uso de tecnologias educacionais;
                b) Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem: sala de aula invertida/ gamificação/ensino híbrido;
                c) Internet: segurança e Marco Civil.

60h
Mídias digitais na sala de aula:
                a) Redes sociais na prática pedagógica;
                b) Produção em mídia

60h
Total
180h

Curso 14: Educação do Campo e Diversidade
Módulos
Carga Horária
Pedagogia de Alternância
30h
Agricultura Familiar e sustentabilidade;
- Eixos temáticos:
a) Cultura, Identidade, Etnia e Gênero;
b) Sistema de Produção e Processos de Trabalho no Campo;
c) Cidadania, organização social e políticas públicas;
d) Economia Solidária;
e) Desenvolvimento Sustentável e Solidário com enfoque Territorial
60h
Alfabetização de jovens e adultos no Campo
30h
A Educação do Campo e as especificidades do meio Rural
30h
Currículo e Avaliação das Escolas do Campo
30h
Formação inicial e continuada para professores indígenas
30h
Formação Continuada para professores atenderem na alfabetização de grupos Ciganos
30h
Inclusão da temática Afro-brasileiro e Indígena em sala de aula
30h
Comunidades Quilombolas e as Políticas Públicas de sustentabilidade
30h
Total
280h

Curso 15: Especificidades e Práxis Pedagógicas na EJA
Módulos
Carga Horária
Contexto histórico
30h
Fundamentos Legais e Políticas Educacionais
30h
Andragogia
30h
Alfabetização, produção de texto e Letramento na EJA
30h
Etnomatemática na EJA
30h
Economia solidária
30h
Sustentabilidade
30h
Formação para cidadania
30h
Educação de Jovens e Adultos no sistema privado de liberdade
30h
Avaliação na EJA
30h
Total
300h

Curso 16: Educação Integral Módulos Carga Horária
O contexto da Educação Integral
Carga Horária
30h Concepção de Educação Integral 30h
30h
Educação Básica Integral
30h
30h Diretrizes gerais da Educação Integral 30h
30h
Gestão da Educação Integral
30h
30h Propostas de Educação Integral 30h
Relação entre Educação Integral e Escola em Tempo Integral
30h Orientação Curricular para Escolas em Tempo Integral: tempos, espaços e saberes 30h
Proposta de estratégias didático-pedagógicas que contribuem para Educação Integral
120h

Curso 17: Inovação Pedagógica
Módulos
Carga Horária
A escola para o século XXI
30h
Inovação Pedagógica em debate
30h
Inovação, Mudança e Cultura Docente
30h
Inovação: metodologia e estratégias didáticas
30h
Inovação: mudanças e rupturas no currículo tradicional
Inovação: gestão da aprendizagem
Projetos de inovação pedagógica
Total
120h

Curso 18: Documento Orientador para Educação em Direitos Humanos no Currículo Escolar da Rede Pública Estadual
Módulos
Carga Horária
Plano nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH
30h
Prevenção às drogas:
- Lei 11.343/2006 – Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas;
- Lei 10.036/2015 – Institui o Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.
Prevenção às Violências no contexto escolar;
- Lei 8.814/2016 – Institui o Programa Paz nas Escolas do Estado do RN;
- Lei 13.185/2015 – Institui o Programa de Combate a Intimidação Sistemática (BULLYING).
600h
Identidade de gênero em espaços sociais
30h
Resolução n° 12/2015 – estabelece parâmetros para a garantia de acesso e permanência de pessoas, travestis, transexuais e todas as que tenham sua identidade de gênero não reconhecida, em diferentes espaços sociais
30h
Cidadania na contemporaneidade: desafios para aprender a aprender, aprender a ser e aprender a fazer
30h
Total
180h

Curso 19: Como Articular a Base Nacional Comum Curricular e a Parte Diversificada do Currículo da Educação Básica
Módulos
Carga Horária
A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental
40h
A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio
40h
A Parte Diversificada dos Ensinos Fundamental e Médio
40h
Atividades Integradoras
40h
Iniciação Científica e Pesquisa, Leitura e Letramento, Cultura Digital como Dimensões para Integração Curricular na Educação Básica
40h
Total
200h

Curso 20: Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio
Módulos
Carga Horária
Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Profissional
40h
Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica
40h
Identidades e formação nos percursos de vida de jovens e adultos trabalhadores
40h
Desafios da Educação Profissional no atual contexto
40h
História da Educação Profissional no Brasil
40h
Total
200h


2 comentários:

  1. O servidor poderá se inscrever em até quantos cursos? Seria interessante definir.

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  2. O curso de "avaliação da aprendizagem" tem 360 horas. O certificado dele sai como especialização?

    Outra pergunta: processos de inclusão de títulos, como especialização e mestrado ainda estão parados? Estou concluindo o mestrado e temo por não conseguir incluir o título e receber a devida gratificação salarial pelo mesmo.

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