segunda-feira, 21 de maio de 2018

Projeto Café com Cordel impulsiona cultura regional



SEEC/ASSECOM21 May 2018 10:14
Projeto vai reunir em torno de mil participantes de 04 a 08 de junho.
A biblioteca Professor Américo de Oliveira Costa, localizada na Zona Norte de Natal, realiza de 4 a 8 de junho, o projeto ‘Café com Cordel’, evento de valorização do artista e da cultura regional. A programação vai acontecer nas dependências da própria biblioteca, localizada na avenida Itapetinga, no Conjunto Santarém.
O projeto “Café com Cordel” representa uma importante oportunidade de divulgação da cultura de raiz e de visibilidade para mestres, poetas e artistas populares. “O projeto procura valorizar o artista local e aproveitar o espaço que o Centro Cultural da Biblioteca Américo de Oliveira Costa oferece. O importante é que a população e os estudantes conheçam e incorporem a força da cultura local. Estamos buscando resgatar nossa cultura de raiz”, ressalta o arte-educador e ilustrador, integrante do projeto, Beto Potiguara.
A programação do “Café com Cordel”, montada pela equipe do Centro Cultural abrigada na biblioteca, tem início na manhã da segunda-feira (4) homenageando o centenário do cordelista Zé Saldanha, importante poeta potiguar que dá nome a Cordelteca da Biblioteca,e, em seguida, tem versos de Cordel e Café Regional e Musical com apresentação cultural do Forró da Tonha.
Na terça (5), quarta (6) e quinta-feira (7) vão ser realizadas oficinas de criação de cordel, tendo à frente os cordelistas Tonha Mota e Fernando Poeta; e de produção de xilogravura, com o artista Jefferson Campos. A oficina de criação de cordel acontece no Espaço Cordelista Xexéu, enquanto a oficina de produção de xilogravura ocorre no Espaço Cordelista Rosa Régis, ambas localizadas na biblioteca.
As oficinas oferecem vagas para 40 participantes, sendo 20 para a de Cordel, e 20 para a de xilogravura. Os interessados em participar devem ter idade a partir de 14 anos, e as inscrições são feitas na própria biblioteca durante o horário de funcionamento, das 8h às 17h.
Paralelamente ao “Café com Cordel” acontece também, nos turnos matutino e vespertino, a Exposição Regional Permanente e Feira de artesanato e de cordéis. A estimativa dos organizadores é que o evento reúna mais de 1.000 visitantes de mais de trinta escolas da Zona Norte e de bairros de outras regiões de Natal e de municípios circunvizinhos.
As escolas interessadas em participar devem agendar as visitas com antecedência pelo telefone (84) 3232-7396 e/ou pelo WhatsApp (84) 98804-2206.
Na sexta-feira (8), o evento terá uma confraternização com homenagens a José Saldanha Menezes Sobrinho (Zé Saldanha) e participação de membros de sua família; apresentação cultural do ‘Forró da Tonha”; e abertura dos festejos juninos da Cordelteca.
O projeto “Café com Cordel” é coordenado pelo professor Anselmo Pamplona, e é uma realização da Biblioteca Professor Américo de Oliveira Costa, órgão pertencente a Secretaria da Educação e da Cultura do RN.     
Saiba Mais
A biblioteca Professor Américo de Oliveira Costa foi inaugura em dezembro de 2000. O local é referência em educação para os moradores do bairro de Santarém (Natal) e região, e conta com um acervo de 52 mil volumes. Anualmente, a biblioteca realiza uma média de 20 mil atendimentos por ano.

Serviço:

Projeto Café com Cordel
Data: 04 a 08 de junho
Horário: 8h às 11h30
Local: biblioteca Professor Américo de Oliveira Costa, avenida Itapetinga, no Conjunto Santarém, zona Norte de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário