quarta-feira, 30 de maio de 2018

Coleta de dados para o Censo Escolar 2018 começa hoje (30)



SEEC/ASSECOM30 May 2018 12:43

A partir de hoje (30), as escolas públicas e particulares da rede bá
A coleta de dados será realizada no sistema Educacenso
sica e profissional de ensino já podem atualizar seus dados no Censo Escolar 2018. O censo é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação, e tem como objetivo coletar informações das matrículas das escolas para que se possa compreender a situação educacional do país. 
A coleta de dados será realizada no sistema Educacenso – que pode ser acessado no endereço eletrônico censobasico.inep.gov.br/censobasico – em duas etapas. A primeira, de responsabilidade dos diretores ou responsáveis pela escola e dos gestores das redes municipais e estaduais de ensino, consiste na atualização das informações sobre as unidades de ensino, sobre as turmas e alunos e sobre os profissionais escolares que atuam em sala de aula.
A participação das escolas no censo é obrigatória, visto que seus dados são base de cálculo para as políticas públicas educacionais, como a merenda escolar, o livro didático, transporte escolar, entre outros.
Com o objetivo de levar todas as escolas da rede a fazerem o preenchimento de seus dados educacionais no sistema e visando a qualidade dessas informações, a Assessoria Técnica de Planejamento da SEEC (ATP-SEEC) vai promover, nos dias 5 e 6 de junho, um treinamento com os técnicos das Direc, responsáveis pela divulgação e monitoramento do Censo Escolas em suas regionais. E no dia 07/06 para a rede privada e escolas de educação profissional de nível técnico, da capital.
A segunda etapa do Censo consiste na coleta de informações de rendimento e movimento, no final do ano letivo, dos estudantes que foram declarados na primeira etapa do censo. Dessa forma, será possível visualizar a situação do aluno, de acordo com sua etapa e modalidade de ensino.
Os resultados do Censo Escolar 2018 das escolas de todo o Brasil serão divulgados em fevereiro de 2019. 

Novo método
Em 2018, um novo método de coleta de dados está sendo testado pela SEEC: 200 escolas vão migrar os dados imediatamente do SigEduc para o Educacenso. Se aprovado, o método será aplicado em todas as escolas da rede, atualmente formada por 610 unidades de ensino. As escolas selecionadas para participar do teste receberão uma notificação da Direc com as orientações necessárias. 

O Censo Escolar
O sistema, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), é responsável por reunir todos os dados relacionados à estrutura física das escolas, quantidade de alunos e professores, entre outras informações que fornecem projeções para o acesso das unidades de ensino aos programas sociais educacionais, como merenda escolar, fornecimento de livros didáticos e transporte escolar.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário