segunda-feira, 29 de agosto de 2016

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) REALIZADO NA E. E. DR. MANOEL DANTAS, EM SANTO ANTÔNIO/RN


A Escola Estadual Dr. Manoel Dantas, jurisdicionada à 3ª. DIRED, e orientada pela técnica em Educação Especial Filomena Araújo, localizada no município de Santo Antônio/RN, é a única escola da rede estadual do município que oferece o serviço de educação especial – Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço implantado no mês de setembro de 2013.
O serviço acontece na sala de recursos multifuncionais (SRM), nos turnos matutino e vespertino, os atendimentos são realizados pelas professoras Ana Lúcia Bento e Jeane Rodrigues e atende 22 alunos.
Na SRM estão matriculados alunos da E. E. Dr. Manoel Dantas e de outras escolas da rede estadual: Filomena de Azevedo, Alexandre Celso Garcia e Julia Auta de Oliveira.
As professoras relatam que desde que o serviço foi implantado a procura por matrículas cresce a cada ano. “Sentimo-nos felizes por perceber que os pais, os alunos, os professores e os próprios profissionais da área clínica reconhecem a importância do AEE no desenvolvimento do aluno com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. Sabemos que a inclusão depende da colaboração de todos os envolvidos nesse processo e que não é fácil, pois ainda existem muitas barreiras, mas não podemos desistir.” afirmou a professora do AEE Ana Lúcia Bento.
A SRM da E. E. Dr. Manoel Dantas possui em sua matrícula alunos com deficiência intelectual, visual, física, autismo e alunos com surdez.
É importante ressaltar que “O AEE é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.” (SEESP/MEC/2008).

Através das fotos todos podem conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelas professoras Ana Lúcia Bento e Jeane Rodrigues na SRM da E. E. Dr. Manoel Dantas.

3 comentários:

  1. Querida Elizângela, parabéns pela matéria! Esse trabalho precisa sim ser divulgado. Essas professoras fazem a diferença na vida desses alunos, no desenvolvimento intelectual, familiar e social. Parabéns Ana Lúcia! Parabéns Jeane! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos a você Filomena pelo reconhecimento!
    Agradecemos a Elizângela pela excelente matéria.
    E que possamos contar sempre com esse importante canal de comunicação/divulgação de todo trabalho desenvolvido pelos profissionais da Educação em diversas escolas.

    ResponderExcluir
  3. A 3a. DIRED agradece pelo excelente serviço prestado a nossa comunidade!

    ResponderExcluir