domingo, 7 de agosto de 2016

VIVENCIANDO AS OLÍMPIADAS NA ESCOLA: O ESPORTE UNE TODAS AS NAÇÕES


No dia 02/08/16, os professores de Educação Física: Genilson Vítor, César Marques e Arlen Nelo, da Escola Estadual Djalma Marinho, na cidade de Nova Cruz/RN, realizaram a culminância do projeto “Vivenciando as Olimpíadas na Escola”, o qual foi iniciado em maio e perdurou até o dia 02 de agosto.
Durante o evento, os estudantes dos turnos matutino, vespertino e noturno, do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA expuseram um conjunto de dezenas de maquetes representativas de todas as modalidades olímpicas e paraolímpicas.

Durante a exposição, fez presente o diretor da 3ª. DIRED, Miguel Rosa e sua equipe pedagógica prestigiando as atividades lindíssimas dos alunos, também estavam prestigiando o evento os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas e os alunos do AABB Comunidade com seus respectivos coordenadores.
O evento teve a dinâmica similar aos eventos oficiais e além dos trabalhos de pesquisa expostos, das maquetes contou com a parte cultural na qual foi exposta através de uma apresentação teatral a importância de uma cultura para A PAZ e dos esportes enquanto prática que une todos os povos, todas as raças, independente de credos e das diferenças, sejam elas quais forem.

Segundo o professor Genilson Vítor, o que justificou a realização do projeto foi estarmos em um ano que celebramos as Olimpíadas no Brasil e sabendo a importância deste evento para o mundo, podemos trabalhá-lo em forma de um projeto para envolver alunos do ensino médio. Aprender com os diversos conteúdos que temos na Educação Física pode ser bastante proveitoso para alunos e professores.
Por meio do estudo das Olimpíadas podemos entender vários conceitos de cidadania e motivação, pois o esporte une todos os continentes. Em ano de jogos olímpicos, aumenta a importância e os trabalhos dos profissionais de Educação Física tornando-se mais importantes e empolgantes.
No transcorrer da pesquisa, os estudantes pesquisaram e aprenderam sobre A HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS que consiste de:
“Os Jogos Olímpicos são um evento esportivo que ocorre a cada quatro anos. Atletas de todo o mundo representam os seus países nos Jogos Olímpicos. Em cada prova são distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze para os três primeiros colocados (nos esportes coletivos é contabilizada apenas uma medalha por equipe no quadro de medalhas). Geralmente chamam-se os Jogos Olímpicos de Olimpíadas, mas originalmente a Olimpíada era o tempo decorrido entre duas edições dos Jogos Olímpicos.

Os primeiros Jogos Olímpicos eram realizados de quatro em quatro anos há mais de 2.700 anos na Grécia Antiga. A competição era uma celebração de tributo aos deuses. O imperador Teodósio I terminou com os Jogos entre os anos de 393 e 394. Todas as referências pagãs da antiguidade deveriam ser interrompidas.
 Pierre de Frédy (o Barão de Coubertin) foi pedagogo e historiador francês, tendo ficado para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Pierre de Frédy ficou mais conhecido pelo seu título de Barão Pierre de Coubertin.
O Barão de Coubertin, tinha o sonho de reviver os Jogos Olímpicos. Em 1894 o Barão de Coubertin organizou um congresso internacional em 23 de Junho de 1894 na Sorbonne em Paris para criar o Comitê Olímpico Internacional (COI). Dois anos depois foram realizados os Jogos Olímpicos em Atenas na Grécia, a pátria dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Até a sua morte em 1937 em Genebra na Suíça o Barão de Coubertin era o presidente honorário do COI. Coubertin foi enterrado na sede do COI em Lausanne, mas o seu coração foi sepultado separadamente, num monumento perto das ruínas da antiga Olímpia.

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O Rio de Janeiro venceu a disputa para sediar as Olimpíadas de 2016. O Rio de Janeiro venceu Madri na final por 66 votos a 32. Antes, Chicago e Tóquio foram eliminadas na decisão da sede dos Jogos Olímpicos de 2016, realizada em 2 de outubro de 2009 durante a 121ª reunião do Comitê Olímpico Internacional em Copenhagen, Dinamarca.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário