segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Saeb 2019

Memorando nº 27/2019/ SUAVE/SEEC - ATP /SEEC - ATP/SEEC - SECRETÁRIO

Ao(À) Sr(a). Diretorias Regionais de Educação e Cultura - 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, 15ª e 16ª DIREC

 

Assunto: Questionário Saeb 2019



Caros Gestores Educacionais,

Segue, ao final desse e-mail, informativo padrão do Saeb 2019, enviado pelo Inep, que deverá ser compartilhado com os Secretários Municipais de Educação e com os diretores de escolas.

Como é de conhecimento geral, no período de 21 de outubro a 1º de novembro de 2019 será realizada mais uma edição do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, em todo o país. Nesta edição, pela primeira vez, a aplicação dos questionários contextuais direcionados aos Diretores de escolas serão aplicados de forma eletrônica e também haverá questionários eletrônicos destinados aos Secretários de Educação.

Para orientação dos gestores, o Inep está enviando um informativo, por e-mail, para cada escola e cada Secretaria de Educação com um link para o acesso dos Diretores e Secretários aos questionários. Os Secretários e Diretores são solicitados a responder o questionário eletrônico e a mobilizar a equipe de professores de suas escolas – do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio – para que também respondam o questionário destinado a eles, que será na forma impressa, no dia da aplicação das provas nas suas escolas. Nesse dia, aos estudantes dessas turmas serão aplicadas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, além de um questionário socioeconômico.

Nos questionários, os diretores dessas escolas fornecerão dados sobre o perfil e a experiência dos gestores escolares, as atividades desenvolvidas, os recursos disponíveis e a infraestrutura do estabelecimento. Já os Secretários de Educação, informarão sobre o funcionamento das redes de ensino, tratando de temas como conselhos, currículos, práticas avaliativas e contratação de professores. Com relação aos professores, serão coletadas, no formulário impresso, informações sobre sua trajetória profissional e suas práticas pedagógicas. O conjunto das perguntas de todos os envolvidos permitirá conhecer mais sobre a realidade da educação nas escolas brasileiras.

Também receberão esse link algumas escolas da educação infantil (creches e pré-escolas) da rede pública que participarão de um estudo-piloto e serão avaliadas pela primeira vez. Seus diretores responderão questões sobre as condições de funcionamento da escola, devendo também orientar pelo menos um docente (ou assistente) de cada turma de educação infantil a responder um questionário específico.

Além das provas de Português e Matemática, uma amostra de estudantes apenas do 9º ano de escolas públicas e privadas fará os testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas com referência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017. A BNCC também será a referência para a avaliação que será aplicada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental, que participarão do Saeb pela primeira vez e também de forma amostral.

Solicitamos, portanto, a todos que fiquem atentos ao recebimento do link e ao prazo para responder e enviar os questionários no Portal do SAEB 2019.

                                                                                           Atenciosamente,


                                                                                             Afonso Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário