segunda-feira, 18 de junho de 2018

Prazo de inscrições para o Concurso de Redação “Tudo Começa Aqui!” é prorrogado



SEEC/ASSECOM14 Jun 2018 11:48
Professores da rede estadual já mobilizam os alunos para participar do concurso
As escolas interessadas em participar do Concurso de Redação “Tudo Começa Aqui!” agora tem até o dia 13 de julho inscrever as redações de seus alunos. A iniciativa visa despertar o conhecimento cultural do RN e estimular o sentimento de pertencimento ao território norte-rio-grandense nos estudantes potiguares.
Em sua primeira edição, o concurso traz o tema central “Rio Grande do Norte: O Brasil nasceu aqui?” e tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a história do nosso país. Podem participar alunos dos anos finais do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio, das redes de ensino pública e privada do estado.
Para se inscrever, é necessário que o professor orientador ou coordenador pedagógico da escola preencha um formulário, disponível no site https://sigeduc.rn.gov.br e anexe a redação selecionada pela escola, mediante comissão de avaliação.
Mobilização
Na rede estadual, as mobilizações das escolas junto aos estudantes já começaram. Em Ceará Mirim, os professores da 5ª diretoria regional de ensino já apresentaram edital, material bibliográfico, ministraram aulas expositivas e interativas com técnicas de redação para as turmas do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental. De acordo com Elisângela Leite, coordenadora pedagógica, a participação da unidade de ensino é fundamental para estimular o interesse dos estudantes e prepará-los para a redação. “Nossas escolas estão envolvidas, dando subsídios para os alunos desenvolverem o tema proposto pelo concurso”, afirmou.
Na rede municipal, as ações também já tiveram início com a mobilização dos gestores das escolas, onde foram repassadas as informações necessárias para a inscrição no concurso. “A próxima etapa será uma oficina, voltada para os professores, com dois historiadores convidados. Esses profissionais serão responsáveis por sensibilizar e mobilizar os estudantes para participar do concurso” contou Eneida Nascimento, Secretária de Educação do município de Touros. Uma entrevista com dois assistentes pedagógicos da secretaria, para uma rádio da cidade, também está agendada para a próxima semana.
Fases do Concurso
O concurso será realizado em duas etapas. Na primeira, que será executada pelas escolas, serão selecionadas duas redações, sendo uma na categoria ensino médio e outra na categoria anos finais do ensino fundamental. A segunda e última fase, realizada no âmbito da SEEC, será composta por uma avaliação dos diversos itens de uma redação, como estrutura textual e abordagem criativa da temática, feita por uma comissão composta por professores especialistas, representantes das redes de ensino municipal, estadual, federal e privada.
Os estudantes e professores vencedores de cada etapa de ensino serão premiados com uma comenda de honra ao mérito para 1ª, 2ª e 3ª colocações, uma viagem pelos principais pontos turísticos e históricos do RN, além da publicação de um e-book com as redações dos 10 primeiros colocados de cada modalidade.
Com o prazo de inscrições estendido, o resultado agora será divulgado dia 31 de julho e a solenidade de premiação vai acontecer no dia 7 de agosto de 2018, data na qual é comemorado o dia do Rio Grande do Norte.

O edital pode ser acessado aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário