quarta-feira, 14 de março de 2018

SEEC promove curso de formação do Proler



SEEC/ASSECOM13 Mar 2018 13:21
No próximo dia 28, às 8h, a Secretaria de Educação e Cultura do RN, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar dará início ao curso de formação continuada do Programa Nacional de Incentivo à Leitura. A ação será coordenada pelo Núcleo do Livro, da Leitura e da Biblioteca (NULLB), que fará a cerimônia de abertura no Auditório Angélica Moura, localizado na sede da SEEC. 
Com o tema “O poder da biblioteca na consecução dos objetivos da aprendizagem”, a edição de 2018 do curso tem como objetivo promover a formação continuada de professores que atuam em bibliotecas, além de refletir sobre as práticas pedagógicas de incentivo à leitura, visando melhorar os serviços oferecidos nas bibliotecas e elevar os níveis de leitura dos estudantes. 
Para a abertura, estão programadas uma palestra sobre as novas formas de pensar a formação de leitores, ministrada pela professora e socióloga Lourdes Atié, uma reflexão sobre os programas prioritários da Educação do RN e a possibilidade de alinhamento com os projetos de leitura da SEEC pela Secretária Adjunta Mônica Guimarães, além da apresentação das ações do Núcleo Do Livro, da Leitura e da Biblioteca. 
Segundo Erileide Rocha, coordenadora do NULLB, o curso é de extrema importância para o incentivo da leitura. “O nosso objetivo é que nossas crianças e nossos jovens alcancem, através do conhecimento adquirido pelo gosto pela leitura, um lugar no mercado de trabalho, no mundo. E esse curso traz a conscientização necessária sobre isso para os nossos profissionais”, declarou.
Direcionado para professores, mediadores de leitura, regentes de biblioteca, articuladores pedagógicos, gestores escolares, assessores e técnicos pedagógicos das Secretarias Municipais e das Diretorias Regionais de Educação do Rio Grande do Norte, o curso é composto por oito módulos e possui carga horária de 40 horas. 
Em 2017, 140 pessoas participaram do curso. Nessa edição, a expectativa é de que o público aumente. “Nós esperamos que pelo menos 200 pessoas participem do curso em 2018. A edição passada foi um sucesso e por isso sabemos que esse ano o número de cursantes só vai crescer”, afirmou a Coordenadora do Núcleo.
As inscrições serão feitas no local, antes da abertura. Mediadores de leitura lotados nas escolas da rede estadual da rede tem vagas garantidas no curso.
Saiba Mais
Os cursos de formação dos mediadores de leitura na escola e na biblioteca do PROLER fazem parte das ações do projeto RN Mais Leitor e integra o RN Alfabetizado, um dos programas prioritários da Secretaria de Educação e Cultura do RN. O objetivo do programa é reduzir o analfabetismo, além de  promover a inclusão social, a cidadania.

Fonte: http://www.educacao.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=173832&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário