segunda-feira, 19 de março de 2018

POESIA A FLOR DA PELE



O SESC LER da cidade de Nova Cruz iniciou as atividades do ano de 2018 com atividades literárias, realizadas através do Projeto AÇÃO SESC DE LITERATURA, através do qual foi trabalhada a diversidade de datas que comemoram o DIA DA POESIA.
As ações realizadas através do Projeto AÇÃO SESC DE LITERATURA foram desenvolvidas na semana de 12 a 16 de março integrando a linguagem literária – gênero poesia – com outras linguagens do universo cultural.
A programação constou de: oficinas de poesia no estêncil; exibição de curtas Potiguares do acervo Cine SESC; Sarau Chão de Letras e exposição de poesias; intervenções literárias e dança; poesia na praça e varal poético.
O objetivo do projeto AÇÃO SESC DE LITERATURA consistiu de desenvolver ações literárias e integradas as linguagens audiovisual e música para o público infanto-juvenil, clientela preferencial e público em geral.
Durante toda a semana do evento, a direção do SESC, juntamente com as coordenadoras, bibliotecária e professores realizaram a intervenção com o evento POESIA A FLOR DA PELE, quando foram realizadas oficinas no hall do SESC.
O Sarau Chão de Letras contou com a palestra da Professora Doutoranda Elisângela Teixeira Rodrigues que realizou um levantamento sobre as mudanças das datas do Dia Poesia no Brasil, que antes homenageava o poeta Castro Alves e desde 2015 passou a homenagear Carlos Drumond de Andrade, também observando que existe o Dia Mundial da Poesia que é proposto pela Unesco.
Na palestra da Professora Elisângela foi abordado o conceito de poesia e de poeta através da Poética de Cassiano Ricardo, além da apresentação histórico-biográfica da Poetisa Cecília Meireles, da leitura e declamação de poesias e da audição musical de poemas da escritora carioca  que são celebrados pela MPB.
O evento Poesia na Praça, contou com a palestra do Professor Ms. Miguel Rosa Filho, diretor da 3ª. Direc. O primeiro momento contou com a Poesia na Praça, onde os alunos puderam escolher poesias que estavam dispostas na Praça do Frei Damião e lê-las. No segundo momento, o professor Miguel através de imagens trabalhou questões relacionadas a infância, enfatizando a importância da poesia não apenas na vida adulta, mas principalmente na fase infantil, que é um tempo de formação psicológica.
Os eventos no SESC LER contaram com a presença dos alunos do 9º ano da Escola Municipal Antônio Peixoto Mariano e de turmas do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Djalma Marinho, ambas do município de Nova Cruz.
O Diretor do Djalma Marinho acompanhou os alunos e participou do evento prolongando ações que já haviam sido iniciadas na própria escola.
O evento foi poético e, não seria possível sem ação empenhada e de grande engajamento dos profissionais do SESC LER de Nova Cruz (abaixo listados), que trabalham atendendo a população novacruzense com muito esmero.
Raissa Danielli Silva Araújo - Diretora Escolar;
Palloma de Souza Silva - Orientadora Pedagógica;
Amélia Cristina de Oliveira - Professora;
Simone Gomes Marques - Professora;
Larissa Germânia Alves - Professora;
Maria José da Silva Sena - Professora;
Grasiane Félix Ribeiro - Professor;
Marília Gabriela Bezerra - Auxiliar de Biblioteca.


Um comentário:

  1. Obrigada a todos que participaram desses momentos de expressão da literatura! Abraços

    ResponderExcluir