terça-feira, 6 de março de 2018

Educadores discutem a Base Nacional Curricular



SEEC/ASSECOM06 Mar 2018 12:39
Durante todo o dia de hoje (6), gestores, coordenadores, subcoordenadores e técnicos da Secretaria de Educação e Cultura do RN (SEEC/RN) debatem as primeiras diretrizes para a implantação da Base Nacional Comum Curricular na Educação Básica aqui no Rio Grande do Norte.
O evento, que acontece no auditório Angélica Moura, localizado na sede da SEEC/RN, será o ponto de partida para a expansão da discussão sobre a BNCC para todas as escolas da rede estadual de ensino.
Na abertura do debate a Secretária de Educação de Cultura do RN, Cláudia Santa Rosa se mostrou animada com o futuro da educação através da implantação da BNCC e destacou a importância da discussão. “Hoje é um dia muito especial. Nós estamos convidando todos aqueles responsáveis pela educação do estado para pensar esse documento tão importante”, afirmou Santa Rosa.
Para Lúcia Palhano, coordenadora de Desenvolvimento Escolar, o momento é de reflexão. “Esse é o momento de dar os primeiros passos e refletir sobre a estrutura e a futura implementação da BNCC”, afirmou.
O evento conta com apresentações, vídeos explicativos e dinâmicas que buscam engajar os participantes na discussão. Além disso, no final do evento será disponibilizado um documento onde todos poderão deixar opiniões sobre a BNCC antes e depois da reunião.
Após esse primeiro debate, o próximo passo é ampliar discussão para a comunidade escolar. Segundo a coordenadora pedagógica da 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do RN, Maria Gilza Santiago, essa etapa é fundamental. “Para implementar a base é necessário entender como as escolas funcionam. O dia de hoje é de reflexão, de alinhamento, a partir daqui, desenvolveremos nosso cronograma para levar a discussão para toda a comunidade escolar”, declarou a coordenadora.
Saiba mais
A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 2017 e é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem ter acesso, de acordo com as suas idades. O texto oferece as referências para a reelaboração dos currículos em todas as redes e escolas em todo o país.
Coordenado nacionalmente pelo Ministério da Educação, pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Undime) e pelo Conselho Nacional da Educação, o Dia D acontece simultaneamente por todo o país. Aqui no Rio Grande do Norte, a SEEC, a Undime e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação serão responsáveis pelas discussões. O objetivo principal do evento é engajar a Secretaria, as escolas e a comunidade escolar na discussão sobre a estrutura e as competências da Base, através de apresentações, atividades e dinâmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário