sábado, 9 de dezembro de 2017

DIPLOMAÇÃO DO Curso LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 2017


No último dia 29/11/2017, a 3ª. DIREC, representada por Miguel Rosa Filho, e tendo como coordenadora do Curso LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 2017, a Professora Filomena Maria Souza Araújo teve a alegria de certificar 42 (quarenta e dois) profissionais da rede Estadual e Municipal, além de estudantes cursistas que concluíram com garra e esforços uma nova etapa em sua trajetória formativa e estudantil.
O Instrutor do Curso de LIBRAS foi Jailson Xavier de Lima
O evento de diplomação contou com  a presença de representantes de Educadores da nossa jurisdição como Professora Gabriela Mauricio de Pontes; de de gestores das escolas de referência de alunos com surdez – Severino George Domingos da Silva; representando das salas de Recursos Multifuncionais –SEM – E. E. Alberto Maranhão – José Adailton da Silva.
A equipe registrou com gratidão a importante contribuição da Intérprete da turma do Curso de Libras – a Professora Nayana Raimundo da Silva Fernandes.
  A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS é a língua usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. A linguagem é derivada tanto de uma língua de sinais autóctone (local, natural da região) quanto da língua gestual francesa, por isso é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América.
A LIBRAS não é a simples gestualização da língua portuguesa, ela constitui uma língua com estruturas próprias como qualquer outra língua. No Brasil, o poder público e as empresas concessionárias de serviços públicos são obrigados a garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário