terça-feira, 20 de junho de 2017

Governo e RNP devem firmar parceria para ampliar internet no interior do Estado

GAC20 Jun 2017 16:39
Manoel Adalberto / GAC


A interiorização da infraestrutura de telecomunicações no Rio Grande do Norte foi discutida em reunião na tarde da segunda-feira, 19, entre representantes da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Nesse projeto são fornecidos 100 Gb/s exclusivos para o RN por meio do acordo entre a RNP e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) para interligação de universidades e centros de pesquisa em alta velocidade. A ideia inicial é atender a duas estações – Natal e Mossoró – e estender para outras sete cidades não previstas, por meio da parceria com o Poder Executivo estadual para a expansão do backbone Infovia Potiguar.
O diretor-geral da RNP, Nelson Simões, apresentou o acordo para integração e uso mútuo da infraestrutura, que será desenvolvida em três fases ao longo de 18 meses, entre 2017 e 2018, e poderá beneficiar outras instituições, tais como escolas de Ensino Médio, Fundamental e Técnico, hospitais, postos de saúde, delegacias, postos de segurança comunitária, sistema de vigilância, centros culturais, bibliotecas públicas, praças e redes públicas Wi-fi.
A disposição em participar da parceria foi sinalizada pela Secretária-chefe do Gabinete Civil do RN, Tatiana Mendes Cunha. “Um projeto como esse, que traz transformação e inclusão para o Estado, é uma janela de oportunidade que deve ser aproveitada. Principalmente quando há confluência de interesses e garantia de parte dos recursos para execução”, afirmou a Secretária. 
O interesse também foi confirmado pelo secretário de planejamento e finanças do estado, Gustavo Nogueira, o qual solicitou celeridade na assinatura do acordo. “O retorno será infinitamente superior ao que iremos investir neste projeto”, ressaltou. Depois de firmado o acordo de cooperação, um grupo de trabalho irá detalhar o plano de ação a partir dos interesses e necessidades do governo estadual.
A reunião contou com a participação da reitora da UFRN, Ângela Paiva, do diretor do Instituto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo, do coordenador do Ponto de Presença (Pop-RN), Sérgio Fialho, além dos secretários de Planejamento, Gustavo Nogueira; de Administração, Cristiano Feitosa; de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo; da Saúde, George Antunes e da Educação, Cláudia Santa Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário