terça-feira, 7 de março de 2017

Projeto #QueroAprender ajudará estudantes no processo de aprendizagem

Um dos desafios da Educação é criar estratégias que melhorem a aprendizagem dos estudantes. Atento a isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, inicia a execução do projeto #QueroAprender, que visa ampliar o acesso a conteúdos didáticos, buscando consolidar os conhecimentos básicos que o aluno da Rede Estadual deve ter construído ao final de alguns anos de escolaridade. 
O projeto #QueroAprender será dividido por etapas. Para a primeira fase, a SEEC contou com a coordenação voluntária do professor João Maria de Lima, idealizador do projeto Conexão Enem, que reuniu um grupo de professores da Rede Estadual e especializados nas diferentes áreas do conhecimento para discutir e elaborar apostilas com resumos de exercícios que abrangem conteúdos obrigatórios destinados ao Ensino Fundamental (8° e 9° anos) e Ensino Médio. As apostilas, que já se encontram disponíveis, são divididas em português, matemática, física, química e biologia, feitas de acordo com cada ano ou série de ensino.
Para o professor João Maria de Lima, coordenador pedagógico do projeto, a importância da iniciativa encontra-se no desejo dos alunos em aprender: “O #QueroAprender surge como instrumento impulsionador da construção do conhecimento, uma vez que foi formulado para estimular os alunos a estabelecer os seus próprios questionamentos. Espera-se, também, que o Projeto desperte nos alunos a inquietação e o desejo de enveredar pela busca de novos conteúdos. 
As apostilas miram nas áreas de maior fragilidade na aprendizagem, de acordo com relatos apresentados por professores estaduais. O material é composto por textos explicativos, imagens ilustrativas e atividades que ajudarão na preparação dos estudantes para prosseguir nos estudos e participar de exames de avaliação, como a Prova Brasil e as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 
A Secretaria de Educação orienta que cada escola realize encontros para conhecer, discutir e decidir se utilizará o material. Cada módulo deve ser trabalhado, preferencialmente, nos primeiros trinta dias de aula de cada semestre, a fim de retomar e fortalecer os principais conteúdos do ano anterior nas turmas de 8º e 9º anos e Ensino Médio. 
“As apostilas contém uma variedade de exercícios e, em alguns casos, breves explicações sobre os conteúdos, dicas de estudo, espaço para anotações. O aluno poderá ver esse material antes das aulas. Isso ajudará o seu ritmo de estudo e facilitará o seu processo de aprendizagem”, explicou a professora Cláudia Santa Rosa sobre os conteúdos do #QueroAprender.
Dentro das ações de continuidade do projeto, os professores e alunos terão acesso à plataforma Escolas na Rede, por meio da página www.escolasnarede.seec.rn.gov.br, para acesso a conteúdos que ajudarão no planejamento das aulas, fonte de pesquisa e estudos, além de outros recursos pedagógicos disponíveis para dinamizar as aulas e o ato de aprender. 
A segunda etapa do #QueroAprender também mira no fortalecimento das aprendizagens que sofreram prejuízos, por fatores diversos, durante o ano letivo. Utilizando videoaulas e vídeos conceituais, os alunos poderão ter acesso a dicas importantes em cada área do conhecimento, resolução de exercícios e a discussão de conteúdos. Um quiz preparatório para o ENEM será realizado para que os alunos possam medir o seu grau de informação.
As videoaulas, que serão produzidas por professores de cada disciplina, serão hospedadas na plataforma Escolas na Rede e divulgadas por meio da fanpage do projeto no Facebook, tornando mais próximo o contato dos alunos com os conteúdos. 
Na última etapa, a SEEC irá disponibilizar professores e monitores para realização de aulas complementares aos sábados e no mês de férias. “Essa proposta tem a intenção de dar ao aluno mais oportunidades de tirar dúvidas, repor conteúdos e se preparar para além do tempo convencional das aulas”, disse a secretária Cláudia Santa Rosa. 
As aulas serão realizadas de acordo com as demandas que cada Diretoria Regional de Ensino deverá identificar junto às escolas atendidas, número de alunos, quantidades de turmas e disciplinas necessárias. As primeiras turmas a receber essas aulas serão as do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º série do Ensino Médio.
Distribuição de apostilas Os estudantes das Diretorias Regionais de Educação de Natal e Mossoró poderão receber as apostilas impressas pela SEEC. Os diretores das escolas das respectivas Direds devem informar a Subcoordenadoria de Ensino Fundamental os quantitativos de turmas e alunos que serão beneficiados para que a pasta realize a impressão do material. Clique aqui e acesse a biblioteca de apostilas do #QueroAprender

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