terça-feira, 24 de janeiro de 2017

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA ENSINO MÉDIO - NOTURNO ESTRUTURA CURRICULAR - 2017



GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR - CODESE
 SUBCOORDENADORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – SUEJA
 SUBCOORDENADORIA DE ORGANIZAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR - SOINSPE


EJA - ENSINO MÉDIO
                               ESTRUTURA CURRICULAR - 2017

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:

Turnos: Diurno e Noturno
Período Letivo: 100 dias letivos
Número de semanas: 20
Número de aulas/dia: Turno Diurno: 05
                                  Turno Noturno: 04
Horário de Funcionamento:
a)      Diurno:
. Matutino - 7h às 11h30min, com 5 aulas de 50min  e  jornada  escolar  diária  de  4h30min, incluídos  20min de intervalo
            .Vespertino – 13h às 17h30min, com 5 aulas de 50min  e  jornada  escolar  diária  de  4h30min, incluídos  20min de intervalo.
           .Total de horas-aula no semestre: 500.
           .Total de horas semestrais: 500 horas-aula x 50min / 60min = 416h40min.
           .Transformação de horas-aula em horas: Língua Portuguesa, 240 horas-aula x 50 min = 12.000 min / 60min = 200h.
            b) Noturno: 19h às 22h, com 04 aulas de 45min sem intervalo.
          .Total de horas-aula semestrais: 400.
          .Transformação do total de horas-aula em horas: 400horas-aula x 45min = 18.000min / 60min = 300h.
            .Total de horas das atividades complementares extraclasse por período: 5horas x 20semanas = 100h.
            .Total de horas do período: 300horas presenciais + 100horas de atividades complementares extraclasse = 400h.
            .Transformação de horas-aula em horas. Língua Portuguesa, 200 horas-aula x 45 min = 9.000 min / 60min = 150h.


           
1 O Currículo da EJA -  Ensino Médio  deve observar a complexidade que se revela no cotidiano escolar, buscando garantir ações que promovam:
a) a educação técnica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes;
b) o processo histórico de transformação da sociedade;
c) a língua portuguesa como instrumento da comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania, bem como aos conhecimentos sobre a literatura clássica e a literatura de cordel;
d) o foco da leitura e letramento como elementos de interpretação e de ampliação da visão de mundo basilar para todas as áreas de conhecimento;
e) fomento às atividades de produção artística que propiciem a ampliação do universo cultural do aluno;
f) fomento às atividades esportivas e corporais que proporcionem o desenvolvimento dos alunos;
g) fomento às atividades que envolvam comunicação, cultura digital e uso de mídias, em todas as áreas do conhecimento.


2 Os estudos literários e os conhecimentos sobre produção textual devem ser abordados no componente curricular Língua Portuguesa. Ademais, os conteúdos referentes à Economia do Rio Grande do Norte devem ser ministrados no componente curricular Geografia.


3 Adotar metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos alunos,  tais como:
a) Atividades teórico-práticas que fundamentem os processos de iniciação científica e de pesquisa, utilizando laboratórios de ciências, matemática e outros espaços que potencializem aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento;
b) Atividades em Línguas Estrangeiras desenvolvidas em ambientes adequados com a utilização de recursos que facilitem o aprendizado dos estudantes.


       4 Estimular os estudantes a participarem do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.


               5 Organizar os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação de tal forma que ao final do Ensino Médio, o estudante demonstre:
a) domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;
b) conhecimento das formas contemporâneas de linguagem;
c) aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na vivência e experiência cotidiana.


              6 Em decorrência de legislação específica, são obrigatórios:
              a)Língua Espanhola de oferta obrigatória pela escola e de matrícula facultativa para o estudante, conforme a Lei nº 11.161, de 2005.
            b) As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular Arte, segundo o § 6º, art. 26 da Lei nº 9.394/96.
     c) O estudo da cultura norte-rio-grandense será ministrado, em especial, nos componentes de Arte, Literatura e História do Brasil, de acordo com o § 2º, art. 137 da Constituição Estadual do Rio Grande do Norte.
     d) Os conteúdos referentes a história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nos componentes de Arte, Literatura e História do Brasil, conforme o § 2º, art. 26-A da Lei nº 9.394/1996).
             e) A Educação Física, integrada ao Projeto Político-Pedagógico da escola, é componente curricular obrigatório, sendo sua prática facultativa ao estudante, segundo os casos previstos no §3º, art. 26 da Lei nº 9.394/1996).
             f) Tratamento transversal e integralizado, permeando todo o currículo no âmbito dos componentes curriculares:
            . Educação Alimentar e Nutricional (Lei nº 11.947/2009);
            . Processo de Envelhecimento (Lei nº 10.741/2003);
            . Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999);
            . Educação para o Trânsito (Lei nº 9.503/1997);
            . Educação em Direitos Humanos (Decreto nº 7.037/2009).


                                                                    Natal-RN,      de           de 2016.


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