A Escola Estadual Padre Tomás de Aquino, localizada
na cidade de Campestre/RN, jurisdicionada à 3ª. DIRED, realizou sua Feira de
Ciências com o Tema: Água, essência da
Vida, com atividades distribuídas por unidades dentre os alunos, ficando
assim disposta:
-UNIDADE:
• Ensino Fundamental I – Anos Iniciais (Ciclo de Alfabetização e complementação)
-TEMA:
• Água – Essência da vida
-ÁREAS ENVOLVIDAS:
• Português, Matemática, Geografia, Ciências, Arte, Música e Informática
-SÉRIE:
• 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – Ensino Regular
JUSTIFICATIVA:
• Abordar um tema como o uso adequado da água, é de suma importância para todos já que se observa como esta influencia de maneira direta na qualidade de vida de todos os seres do planeta e a iminente diminuição da mesma a cada dia, resultante de problemas como o assoreamento dos rios, poluição e desperdício de água potável.
OBJETIVO GERAL:
• Realizar um estudo semiótico cuja ação permeará entre os conteúdos conceituais vistos, ouvidos e debatidos em sala de aula, e o experimento construído e analisado dentro dos espaços escolares e até mesmo no município de São José do Campestre-RN.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Desenvolver nos alunos postura participativa, possibilitando aos mesmos um ambiente propício para uma conscientização sobre os diversos problemas ambientais no âmbito mundial, nacional, regional e local;
• Ofertar a oportunidade de aquisição de uma visão integrada da realidade que contemple a dinâmica local e desvende causas e problemas ambientais;
• Tornar o ensino voltado para o dia a dia, para preparar o cidadão do futuro;
• Valorizar a água como fonte e essência da vida;
• Valorizar a vida em sua diversidade, aprendendo a preservar o meio ambiente;
• (Re) Conhecer os processos de captação, distribuição e armazenamento de água e os modos domésticos de tratamento para eliminar os micro-organismos, sobretudo em locais onde não há abastecimento de água tratada ou até mesmo haja racionamento;
• Compreender a importância da coleta e tratamento de água e de esgoto, para a promoção e manutenção da saúde;
• Promover nos alunos a responsabilidade pela conservação do meio ambiente junto aos ecologistas.
PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E ETAPAS DO PROJETO:
• Estudo do meio – Rio Jacú e Adutora Monsenhor Expedito;
• Confecção de livros, cartazes e folders com os temas: dicas de economia de água; os benefícios do consumo adequado da água; destinação correta dos esgotos; curiosidades;
• Elaboração e produção da maquete de um rio, nomeando suas partes;
• Elaboração e produção da maquete de um poço tubular, nomeando suas partes;
• Produção e ornamentação de copos de acrílico, com a germinação de feijões;
• Confecção de um painel principal retratando os principais eixos temáticos que permeiam a discussão sobre a água;
• Representação do ciclo da água na natureza;
• Representação dos estados físicos da água;
• Oficina e concurso de desenho sobre o tema do projeto.
• Ensino Fundamental I – Anos Iniciais (Ciclo de Alfabetização e complementação)
-TEMA:
• Água – Essência da vida
-ÁREAS ENVOLVIDAS:
• Português, Matemática, Geografia, Ciências, Arte, Música e Informática
-SÉRIE:
• 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – Ensino Regular
JUSTIFICATIVA:
• Abordar um tema como o uso adequado da água, é de suma importância para todos já que se observa como esta influencia de maneira direta na qualidade de vida de todos os seres do planeta e a iminente diminuição da mesma a cada dia, resultante de problemas como o assoreamento dos rios, poluição e desperdício de água potável.
OBJETIVO GERAL:
• Realizar um estudo semiótico cuja ação permeará entre os conteúdos conceituais vistos, ouvidos e debatidos em sala de aula, e o experimento construído e analisado dentro dos espaços escolares e até mesmo no município de São José do Campestre-RN.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Desenvolver nos alunos postura participativa, possibilitando aos mesmos um ambiente propício para uma conscientização sobre os diversos problemas ambientais no âmbito mundial, nacional, regional e local;
• Ofertar a oportunidade de aquisição de uma visão integrada da realidade que contemple a dinâmica local e desvende causas e problemas ambientais;
• Tornar o ensino voltado para o dia a dia, para preparar o cidadão do futuro;
• Valorizar a água como fonte e essência da vida;
• Valorizar a vida em sua diversidade, aprendendo a preservar o meio ambiente;
• (Re) Conhecer os processos de captação, distribuição e armazenamento de água e os modos domésticos de tratamento para eliminar os micro-organismos, sobretudo em locais onde não há abastecimento de água tratada ou até mesmo haja racionamento;
• Compreender a importância da coleta e tratamento de água e de esgoto, para a promoção e manutenção da saúde;
• Promover nos alunos a responsabilidade pela conservação do meio ambiente junto aos ecologistas.
PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E ETAPAS DO PROJETO:
• Estudo do meio – Rio Jacú e Adutora Monsenhor Expedito;
• Confecção de livros, cartazes e folders com os temas: dicas de economia de água; os benefícios do consumo adequado da água; destinação correta dos esgotos; curiosidades;
• Elaboração e produção da maquete de um rio, nomeando suas partes;
• Elaboração e produção da maquete de um poço tubular, nomeando suas partes;
• Produção e ornamentação de copos de acrílico, com a germinação de feijões;
• Confecção de um painel principal retratando os principais eixos temáticos que permeiam a discussão sobre a água;
• Representação do ciclo da água na natureza;
• Representação dos estados físicos da água;
• Oficina e concurso de desenho sobre o tema do projeto.
PROPOSTA DE CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
17/07 - Estudo do Meio – Rio Jacú e Adutora Monsenhor Expedito;
18/07 - Vídeo: Ciclo da água – Viagem da gotinha;
19/07 - Exibição de filmes: Rio, A era do Gelo 2, etc;
19 a 31/07 - Atividades diversificadas sobre o tema analisado no vídeo/filme;
01/08 - Decoração do copo para germinação e iniciação de germinação;
02 a 08/08 - Elaboração e confecção do livro;
09 a 15/08 - Confecção dos elementos de maquetes diversas e painéis do ciclo da água e dos estados físicos da água;
Decoração do painel do planeta Terra – desperdício;
Feitura de desenho sobre o tema; Montagem geral da feira;
16/08 - Exibição da I Feira de Ciências.
RECURSOS UTILIZADOS:
• Material didático;
• Livros paradidáticos;
• Multimídia;
• Estudo do meio;
• Material impresso;
• Papéis diversos;
• Coleção de pau;
• Giz de cera;
• TNT;
• EVA;
• Etc.
PERÍODO:
De 17 a 16/08/2017
PROFESSORES ENVOLVIDOS:
• Irene Maria da Costa Oliveira;
• Francisca Janicley da Silva Rodrigues;
• Maria do Socorro dos Santos Otaviano;
• Mônica Cosme de Oliveira;
• Thamiris Claudino Bezerra;
• Valderir Inácio da Silva;
• Márcia Confessor Pinto;
• Valfran Otaviano da Cruz;
• Ewerton Tafarel Costa de Oliveira;
• Bettysiara de Pontes Santos;
• Nilson Ramos;
• Sérgio Pereira da Silva;
• Keliane Matias Moura;
• Daionara de Lima Soares;
• Erivanildo Simião Estevam;
• Valfran Otaviano da Cruz;
• Bettysiara de Pontes Santos;
• Nilma Rodrigues Soares Cardoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário