ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
3ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
EDITAL FEIRA DE CIÊNCIAS E
TECNOLOGIA 2016
EDITAL
FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA 3ª DIRED 2016
1. DA ENTIDADE
A 3ª. DIRED
realizará a Feira de Ciência e Tecnologia nos dias 22 a 23 de setembro
de 2016 com exposição de trabalhos mediante as normas contidas no presente
regulamento.
2. OBJETIVOS DO
EVENTO
I. Estimular a
investigação e a busca de conhecimento de forma cotidiana e integrada com toda
a comunidade escolar, conduzida e desenvolvida pelos estudantes;
II. Envolver
participações ativas, práticas e conceituais de alunos e professores, na
construção e desenvolvimento de projetos;
III. Estabelecer
relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum
do Ensino Fundamental, EJA e Ensino Médio, com problemáticas sociais,
culturais, econômicas e ambientais, de caráter local, regional, nacional e/ou
global;
IV. Incentivar a
participação dos alunos e professores em eventos científicos desta natureza;
3. JUSTIFICATIVA
A FEIRA DE CIÊNCIA
E TECNOLOGIA é uma ação de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos
científicos, no âmbito da própria escola, da jurisdição e do Estado do Rio
Grande do Norte, em princípio, posto que os trabalhos vencedores poderão
participar de feiras de ciências Estaduais, nacionais e mesmo internacionais.
Além disso, é um espaço rico de possibilidades para as múltiplas expressões das
juventudes.
A escola, como
lugar de acesso e produção de conhecimento e de manifestação cultural,
desempenha um papel relevante, na medida em que introduz os jovens no universo
da investigação científica.
A FEIRA DE CIÊNCIA E
TECNOLOGIA busca ampliar o espaço para o desenvolvimento da curiosidade
científica, em sua dimensão histórica, social e cultural, considerando os
questionamentos que surgem das experiências, expectativas e estudos teóricos
dos estudantes.
4. PROGRAMAÇÃO
A FEIRA DE CIÊNCIA, acontecerá
nos dias 22 a 23 de setembro de 2016, consistindo em 2 etapas definidas.
PRIMEIRA ETAPA
|
||
22/09/16
|
Atividades
culturais por cidade
|
|
Horário
|
16:00h
|
|
Público
|
Autoridades e
representantes por escola
|
|
SEGUNDA ETAPA
|
||
23/09/16
|
9:00h às 11:30h
|
Exposição/Estandes
(por escola) - No percurso da exposição serão intercaladas
apresentações culturais por escola.
|
13:30h às 16:00h
|
Exposição/Estandes
(por escola)
|
|
16:00h
|
Culminância da
Feira; Atividades Culturais.
Considerações
finais
|
|
LOCAL DAS ETAPAS
|
Rua Coronel José
de Brito/Rua do Mercado Público.
|
.
5. DESCRIÇÃO GERAL
DO PROJETO CIENTÍFICO DA FEIRA DE CIÊNCIA
5.1 Da Abrangência
O propósito é
envolver e incentivar, os alunos das Escolas de Ensino Fundamental; EJA e
Ensino Médio, jurisdicionadas à 3ª DIRED, ao conhecimento e práticas das etapas
do desenvolvimento científico apresentado através de projetos.
5.2 Dos Projetos
Participantes
Poderão participar
todos os alunos das Escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio jurisdicionadas à 3ª DIRED em
suas respectivas séries e turnos, relacionados às categorias propostas neste
Edital.
5.3 Dos Critérios
de Participação/Orientação dos Projetos Científicos
I. Serão aceitos
projetos formados por no máximo 15 alunos(as), sendo que a equipe deverá se
dividir discriminando os três alunos expositores e os demais serão como
colaboradores atuando no estudo de pesquisa e campo.
II. Todos os
projetos deverão ter a participação de 1 (um) Professor Orientador.
III. Um professor
poderá orientar até 01 (um) projeto.
5.4 Das Categorias
e do Processo de Seleção
A FEIRA DE CIÊNCIAS
E TECNOLOGIA contará com cinco
categorias, sendo elas:
I. Linguagens
II. Ciências da
Natureza e Matemática
III. Ciências
Humanas
IV. Ciências
Ambientais
V. Robótica
Educacional
5.4.1 Sobre as
Categorias
O que define a
categoria de inscrição é o objeto (problema) da pesquisa e não a sua aplicação:
CATEGORIA OBJETO
DA PESQUISA
|
Linguagens: Língua
Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Educação Física, Arte e Informática.
|
Ciências da
Natureza e Matemática: Biologia, Física, Química e
Matemática.
|
Ciências
Humanas: Filosofia, História, Geografia , Sociologia, Antropologia e Ciência Política.
|
Ciências
Ambientais: Ecologia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental e Gestão Ambiental.
|
Robótica
Educacional: Robôs, automatizações e desenvolvimento de softwares com aplicação em
automatizações.
|
5.4.2 Dos Projetos
Científicos
Cada ESCOLA
apresentará 01(um) projeto, contemplando uma área de conhecimento, (Linguagens,
Ciências da Natureza e Ciências Humanas), sendo que os trabalhos de Ciências da
Natureza serão alocados para as áreas de Ciências Ambientais e Robótica
Educacional a critério da comissão organizadora da Feira de Ciências.
5.4.3 Das etapas
Os projetos deverão
ser apresentados seguindo um cronograma de exposição que consiste em 3 (três)
etapas.
·
Primeira Etapa: Apresentação na 3ª DIRED dos projetos dos
alunos pelos orientadores.
·
Segunda Etapa: Seleção dos Projetos na 3ª
DIRED.
·
Terceira Etapa: Apresentação dos
projetos selecionados nas etapas anteriores na Rua Coronel José de
Brito/Rua do mercado público.
5.4.4. Da seleção
Cada ESCOLA
apresentará 01 (um) projeto por área de conhecimento, totalizando três
trabalhos por escola nas duas primeiras etapas. Destes a Comissão avaliadora
escolherá o melhor projeto por área indicando-o para a terceira etapa a Feira
de Ciências e Tecnologia.
6. DAS
RESPONSABILIDADES
6.1 DIREÇÃO: Será responsável
pela articulação e mobilização da Escola para o desenvolvimento da pesquisa na
rotina escolar afim de que estes projetos participem das etapas de
apresentações e culminância na Feira de Ciência e Tecnologia.
6.2 COORDENAÇÃO: Será
responsável pela articulação com os professores e alunos para a realização da
Feira de Ciência e Tecnologia durante as três etapas. Na realização desses
eventos científicos, fica responsável pela organização da Feira, bem como pela
entrega na 3ª. DIRED, recebimento e controle das fichas de inscrição, e pela
seleção dos professores avaliadores dos projetos, de acordo com os critérios
deste Edital.
6.3 DOS
PROFESSORES: Será responsável pela escolha do projeto com temas livres (a escolha do
professor ou dos alunos), dentro de sua área de atuação. Da orientação: Também
é de responsabilidade de cada professor orientar e acompanhar estabelecendo,
semanalmente, metas aos seus alunos, dividindo-os em grupos
menores discriminando o aluno expositor e os demais que atuarão como
colaboradores atuando no estudo de pesquisa, experimentos, análises de dados,
entrevistas, confecção de caderno de campo e banner, dentre outros.
6.4 DOS
ALUNOS: Ficam responsáveis em pesquisar, realizar experiências, entrevistas,
análises e seguir as orientações do professor orientador cumprindo as metas por
ele estabelecidas. Também é de responsabilidade dos alunos o registro diário
das etapas que realizou para desenvolver o projeto relatando todos os fatos e
datas respectivas no caderno de campo, bem como a confecção do banner.
7. DA INSCRIÇÃO
7.1 Os responsáveis
pelos trabalhados selecionados deverão preencher os seguintes anexos:
I. Ficha de
Inscrição por Projeto/Dados de Identificação – Anexo I
II. Resumo do
projeto - ver modelo - Anexo II
7.2. PROCEDIMENTO DA
INSCRIÇÃO
a) A
Inscrição: As fichas de inscrições deverão ser entregues ao
coordenador(a) responsável por cada polo até o dia 15 de julho de 2016.
Os trabalhos
selecionados nas primeiras etapas para participarem da Feira de Ciência e
Tecnologia deverão preencher os anexos II e entregar ao coordenador (a)
responsável até o dia 15 de julho de 2016.
Coordenação de cada
polo vide Anexo III.
b) Deverá
fazer parte do Resumo:
I. Problematização
(até 100 palavras);
II. Metodologia
(até 150 palavras);
III. Relevância do
Projeto (até 100 palavras);
IV. Considerações
Finais (até 100 palavras)
V. Referências
Bibliográficas (3 principais referências)
VI. Palavras-chave
(3 palavras-chave).
É importante
reforçar que o resumo deve ser a síntese do trabalho/pesquisa com uma limitada
quantidade de palavras, de forma que todo o documento seja de uma página.
Lembre-se que este
resumo será entregue para os avaliadores e servirá de base para a avaliação dos
projetos/pesquisas e, também será publicado em material impresso para dá
visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por todos os participantes.
c) O Modelo
do Resumo: Vide anexo II.
8. EXPOSIÇÃO
CIENTÍFICA
Todos os projetos
das categorias Linguagens; Ciências da Natureza e
Matemáticas; Ciências Humanas; Ciências Ambientais devem
ser apresentadas na forma de um BANNER e de um CADERNO DE
CAMPO/ PESQUISA, podendo ser expostos esquemas,
equipamentos, fotos ou protótipos que ilustrem e/ou estejam relacionados
ao objeto da pesquisa, Na categoria Robótica Educacional, além
do banner e do caderno de campo/pesquisa, será permitida a
utilização de um computador e/ou de um kit de robótica.
Cada equipe da
categoria Robótica Educacional deverá trazer o seu próprio
computador e sobre ele devem ter total responsabilidade.
Será permitida a
distribuição de cartões de contato, pequenas lembranças e folders relativos
ao projeto. Entretanto, o material de distribuição não fará parte dos
critérios de avaliação.
Não será permitida
a exposição de nenhum item que fuja às regras de segurança (Item 10).
9. LOCAIS DE
APRESENTAÇÃO
Cada equipe terá a
responsabilidade de trazer os materiais e equipamentos, que forem necessários e
sobre eles assumir total responsabilidade.
Os locais poderão
ser personalizados com fotos e/ou colagens de forma organizada e criativa, não
sendo indicada a poluição visual nem a extrapolação do espaço disponibilizado.
10. REGRAS DE
SEGURANÇA
Serão proibidas as
exposições dos seguintes itens:
a) Organismos vivos
(exemplos: plantas, animais, microrganismos, etc.);
b) Espécimes (ou
partes) dissecados;
c) Animais vertebrados
ou invertebrados preservados (inclusive embriões);
d) Órgãos ou
membros de animais/humanos ou seus fluidos (sangue, urina, etc.);
e) Gelo seco ou
outros sólidos sublimáveis;
f) Alimentos e
guloseimas em geral;
g) Baterias com
células expostas;
h) Produtos
químicos voláteis/corrosivos e/ou combustíveis;
i) Substâncias
tóxicas ou de uso controlado;
j) Materiais
cortantes, seringas, agulhas, materiais de vidro que possam provocar
ferimentos/acidentes;
k) Fotografias ou
quaisquer outras formas de apresentação visual ofensiva ao direito e à
dignidade humana;
l) Aparelhos de
áudio que não façam parte do Projeto e conexão de Internet como parte da
exposição do projeto.
11. CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO DOS PROJETOS
11.1 Da Avaliação:
A desenvoltura oral
na defesa do trabalho, utilizando o banner e o caderno de
campo/pesquisa será o principal foco da avaliação.
Cada projeto será
avaliado por, 02 (dois) avaliadores da sua respectiva área.
Durante todo o
evento, pelo menos um dos alunos expositores deverá permanecer em seu estande
apresentando o projeto aos visitantes. A ausência no estande poderá ocasionar a
eliminação da equipe.
11.2 Da
Apresentação Oral
A apresentação deve
ser de forma clara e objetiva, obedecendo o método científico, e utilizando,
como recursos principais, os elementos do banner e do caderno
de campo/pesquisa. Cada equipe dispõe de até 10 minutos, que
deve ser distribuídos/administrados pela equipe de forma que tenha tempo para a
sua explanação e, ainda reste tempo para as possíveis perguntas e considerações
do avaliador.
11.3 Do Caderno de
Campo ou de Pesquisa:
Neste documento,
o(s) alunos(s) deve(m) ter registrado as etapas, que realizou para desenvolver
o projeto, relatando todos os fatos e as datas respectivas. Caso seja
continuação de projeto, o Caderno de Campo deve abranger o período, relativo a
todo o desenvolvimento do projeto. O mesmo poderá ser digitado ou manuscrito, mas
caso tenha sido feito a sua digitação ou a sua cópia, é obrigatório à
apresentação do caderno de campo original.
O Caderno deverá
conter:
a) Registro
detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas, das novas indagações;
b) Registro do (s)
estudante (s) e professor (ES) orientador (ES) envolvidos em cada etapa/ação do
projeto;
c) Poderá incluir
fotos, gravuras, figuras e desenhos;
d) Registro das
datas e locais das investigações;
e) Registro dos
testes e resultados;
f) Entrevistas e
consultas às pessoas fontes;
g) Referências
bibliográficas.
11.4 Da Exibição
Visual – Banner :
A exibição visual
deverá ser feita na forma de banner de maneira clara e
objetiva, salientando os dados mais importantes, para possibilitar o perfeito
entendimento do projeto. O banner deverá seguir o seguinte
padrão técnico:
I. Tamanho do banner:
Largura: 0,90cm; Altura: de 0,90cm até 1,20m (no máximo).
II. O texto
do banner deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 1
m.
III. Horário das
Sessões de banner: Todo período de apresentação.
11.5 Critérios da
Avaliação presencial / Critérios de Avaliação Pontuação
a) Criatividade e
inovação 10%
b) Conhecimento
científico do problema abordado 20%
c) Metodologia
científica 15%
d) Clareza e
objetividade na apresentação do trabalho 20%
e) Banner 15%
f) Caderno de Campo
20%
11.5.1 Criatividade
e Inovação (10%)
Criatividade é
pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas e valiosas. Inovação é a
implementação de um “novo” ou “significativamente” melhorado produto (bem ou
serviço), processo de trabalho ou prática de relacionamento entre pessoas,
grupos ou organizações como uma contribuição social.
Nem sempre a
inovação é o resultado da criação de algo totalmente novo, mas com muita
frequência, é o resultado da combinação original de coisas já existentes.
Algumas importantes inovações consistem de novos usos para objetos e
tecnologias preexistentes.
O Caderno de
Campo/Pesquisa não faz parte dos documentos de inscrição, devendo o mesmo
permanecer no expositor durante o período de avaliação e de visitação do
evento.
Recomendamos que o
Caderno de Campo/Pesquisa tenha a assinatura do orientador, sendo numerado e
datado para demonstrar a originalidade e a rotina de encontro e de desenvolvimento
do projeto/pesquisa.
(*)
Importante: caso o Caderno de Campo/Pesquisa seja passado a limpo ou estilizado, o
original deve estar presente na apresentação ao avaliador.
11.5.2 Conhecimento
científico do problema abordado (20%)
Do conhecimento
científico nasce o raciocínio argumentativo que é extremamente relevante para o
conhecimento das ciências. De posse do conhecimento científico o educando
poderá construir modelos, desenvolver explicações do mundo físico e natural e
ser capaz de interagir com eles. Precisa demonstrar que aprenderam
significativamente os conceitos implicados associados ao trabalho defendido, e
que desenvolveram a capacidade de responder questionamentos sobre o seu
trabalho de posse dos conhecimentos científicos.
11.5.3 Metodologia
Científica (15%)
Os educandos
precisam ser capazes de explicar como procederam as suas investigações; que
instrumentos eles utilizaram para coletar dados; quais as fontes que eles
pesquisaram, como eles tiveram acesso a tais fontes, bem como em que período
desenvolveram suas pesquisas. Todas estas explicações devem ter como amparo os
conhecimentos científicos adquiridos.
11.5.4 Clareza e
objetividade na apresentação do trabalho (20%)
Os autores devem
planejar com clareza e objetividade a sua apresentação de modo que o tempo seja
otimizado e as informações compartilhadas possam ser bem explicadas e bem
interpretadas. Um bom entrosamento (apresentação compartilhada) entre os
alunos/expositores se faz importante para este quesito. Este entrosamento se
refere a um sequenciamento lógico e dinâmico, levando-se em consideração a
participação dos três alunos na apresentação do trabalho.
11.5.5 Banner (15%)
As equipes devem
privilegiar o espaço do banner (0,90cm x 1.20m) destinando a
maior parte (até de 75%) deste para exposição de ilustrações (fotos, figuras,
tabelas, quadros, gráficos, etc.). No espaço restante deverão ser explanados os
textos relativos ao trabalho apresentado.
Faixa do Banner
2.80m x 4.00 (Timbre da DIRED, tema gerador, timbre da escola, subtema do
projeto da escola).
11.5.6 Caderno de
Campo (20%)
No Caderno de
Campo, o(s) alunos(s) deve(m) ter registrado todas as etapas durante o
desenvolvimento do projeto, relatando fatos, quem realizou e as suas
respectivas datas. Se for continuação de projeto, o Caderno de Campo deve
abranger o período relativo a todo o processo do projeto.
12. CLASSIFICAÇÃO E
PREMIAÇÃO DOS PROJETOS
12.1 Da
Classificação
Serão classificados
e premiados os projetos que atingirem as maiores pontuações, em cada categoria,
e de acordo com a sua pontuação, em primeiro, segundo e terceiro lugares.
Passando para a etapa Estadual apenas o primeiro lugar.
Todos os alunos que
participarão das três primeiras etapas receberão CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.
12.2 Da Premiação
dos Projetos na culminância
· Serão premiados
03 (três) projetos, de acordo com sua pontuação. A premiação de primeiro,
segundo e terceiro lugar será destinada ao professor, ao grupo de alunos e a
escola.
- Todos os alunos
que participarão das três primeiras etapas receberão CERTIFICADO DE
PARTICIPAÇÃO.
12.3 Casos Omissos
Os casos omissos
sobre AVALIAÇÃO, JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO serão
resolvidos pela Comissão Coordenadora da FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
13. SITUAÇÕES
PASSÍVEIS DA PENALIDADE DE ELIMINAÇÃO
A não observância
das normas estabelecidas neste regulamento implicará prejuízos na avaliação dos
projetos inscritos.
Atos de
indisciplina ou omissão, por parte de todos os alunos, serão encaminhados à
Comissão Coordenadora da FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA e estarão sujeitos à
perda de pontos ou à desclassificação.
Casos especiais
serão analisados pela Comissão Coordenadora da FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.
NOVA CRUZ, 09 DE
JUNHO DE 2016
3ª. DIRETORIA
REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DIRED
DIRETOR: PROFESSOR
MIGUEL ROSA FILHO
ANEXOS
I. Ficha de
Inscrição por Projeto/Dados de Identificação
ANEXO I
|
I FEIRA DE CIÊNCIAS
22 a 23 de setembro
de 2016
3ª. DIRED
Nova
Cruz - RN
|
Ficha
de Inscrição
Título do projeto:
______________________________________________________
_____________________________________________________________________
Nome
do aluno (1):_____________________________________________________
Telefone:____________________________E-mail:___________________________ Instituição:___________________________________________________________
Série
que está cursando:
_______________________________________________
Nome
do aluno (2):_____________________________________________________
Telefone:____________________________E-mail:___________________________ Instituição:___________________________________________________________
Série
que está cursando:
_______________________________________________
Nome
do aluno (3):_____________________________________________________
Telefone:____________________________E-mail:___________________________ Instituição:___________________________________________________________
Série
que está cursando:
_______________________________________________
Nome
do aluno (4):_____________________________________________________
Telefone:____________________________E-mail:___________________________ Instituição:___________________________________________________________
Série
que está cursando:
_______________________________________________
Professor
responsável:_________________________________________________
Telefone:__________________________E-mail:_____________________________ Instituição:___________________________________________________________
Formação
acadêmica:__________________________________________________
|
II. Resumo do projeto - ver modelo
ANEXO II
RESUMO SIMPLES: TÍTULO DO RESUMO EM
CAIXA ALTA E CENTRALIZADO
|
Nome do autor, instituição de ensino e endereço eletrônico
Nome do Professor Orientador, instituição de ensino e endereço
eletrônico
(se houver mais de um autor, colocar em ordem alfabética)
Alinhado à direita
|
I.
Problematização (até 100 palavras);
|
II. Metodologia
(até 150 palavras);
|
III. Relevância
do Projeto (até 100 palavras);
|
IV. Considerações
Finais (até 100 palavras)
|
V. Referências
Bibliográficas (3 principais referências)
|
Palavras-chave: _____________/______________/_______________
Coordenação de cada
polo
ANEXO III
TÉCNICOS ENVOLVIDOS PARA ARTICULAÇÃO DA FEIRA DE CIÊNCIAS – 3ª DIRED
POLO
|
CIDADE
|
ARTICULADORES
|
POLO I
|
BREJINHO
MONTANHAS
PEDRO VELHO
|
KADJA DE LURDES
|
POLO II
|
SANTO ANTONIO
ESPÍRITO SANTO
VÁRZEA
PASSAGEM
|
MARIA JOSÉ
GENUINO
WILMA CAMELO
MARIA DO
CARMO
|
POLO III
|
BOA SAÚDE
LAGOA DE PEDRAS
SÃO J. DE CAMPESTRE
|
CRISTIANE
ROSA
WILMA CAMELO
MARIA DO
CARMO
|
POLO IV
|
PASSA E FICA
SERRA DE S. BENTO
|
MARIA DO
CARMO
|
POLO V
|
NOVA CRUZ
SERRINHA
JUNDIÁ
MONTE DAS GAMELEIRAS
|
WILMA CAMELO
MARIA DO
CARMO
|
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