segunda-feira, 11 de julho de 2016

EDITAL DA FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA 3ª DIRED 2016



ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
3ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
EDITAL FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA 2016

EDITAL 

FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA 3ª DIRED 2016

1. DA ENTIDADE
A 3ª. DIRED realizará a Feira de Ciência e Tecnologia nos dias 22 a 23 de setembro de 2016 com exposição de trabalhos mediante as normas contidas no presente regulamento.

2. OBJETIVOS DO EVENTO
I. Estimular a investigação e a busca de conhecimento de forma cotidiana e integrada com toda a comunidade escolar, conduzida e desenvolvida pelos estudantes;
II. Envolver participações ativas, práticas e conceituais de alunos e professores, na construção e desenvolvimento de projetos;
III. Estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do Ensino Fundamental, EJA e Ensino Médio, com problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais, de caráter local, regional, nacional e/ou global;
IV. Incentivar a participação dos alunos e professores em eventos científicos desta natureza;

3. JUSTIFICATIVA
A FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA é uma ação de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos científicos, no âmbito da própria escola, da jurisdição e do Estado do Rio Grande do Norte, em princípio, posto que os trabalhos vencedores poderão participar de feiras de ciências Estaduais, nacionais e mesmo internacionais. Além disso, é um espaço rico de possibilidades para as múltiplas expressões das juventudes.
A escola, como lugar de acesso e produção de conhecimento e de manifestação cultural, desempenha um papel relevante, na medida em que introduz os jovens no universo da investigação científica.
A FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA busca ampliar o espaço para o desenvolvimento da curiosidade científica, em sua dimensão histórica, social e cultural, considerando os questionamentos que surgem das experiências, expectativas e estudos teóricos dos estudantes.

4. PROGRAMAÇÃO
A FEIRA DE CIÊNCIA, acontecerá nos dias 22 a 23 de setembro de 2016, consistindo em 2 etapas definidas.

PRIMEIRA ETAPA
22/09/16 
Atividades culturais por cidade
Horário
16:00h
Público
Autoridades e representantes por escola
SEGUNDA ETAPA
23/09/16
9:00h às 11:30h
Exposição/Estandes (por escola) -  No percurso da exposição serão intercaladas apresentações culturais por escola.
13:30h às 16:00h
Exposição/Estandes (por escola)
16:00h
Culminância da Feira; Atividades Culturais.
Considerações finais
LOCAL DAS ETAPAS
Rua Coronel José de Brito/Rua do Mercado Público.

                 .
5. DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO CIENTÍFICO DA FEIRA DE CIÊNCIA
5.1 Da Abrangência
O propósito é envolver e incentivar, os alunos das Escolas de Ensino Fundamental; EJA e Ensino Médio, jurisdicionadas à 3ª DIRED, ao conhecimento e práticas das etapas do desenvolvimento científico apresentado através de projetos.
5.2 Dos Projetos Participantes
Poderão participar todos os alunos das Escolas de Ensino Fundamental  e Ensino Médio jurisdicionadas à 3ª DIRED em suas respectivas séries e turnos, relacionados às categorias propostas neste Edital.
5.3 Dos Critérios de Participação/Orientação dos Projetos Científicos
I. Serão aceitos projetos formados por no máximo 15 alunos(as), sendo que a equipe deverá se dividir discriminando os três alunos expositores e os demais serão como colaboradores atuando no estudo de pesquisa e campo.
II. Todos os projetos deverão ter a participação de 1 (um) Professor Orientador.
III. Um professor poderá orientar até 01 (um) projeto.

5.4 Das Categorias e do Processo de Seleção
A FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA  contará com cinco categorias, sendo elas:
I. Linguagens
II. Ciências da Natureza e Matemática
III. Ciências Humanas
IV. Ciências Ambientais
V. Robótica Educacional

5.4.1 Sobre as Categorias
O que define a categoria de inscrição é o objeto (problema) da pesquisa e não a sua aplicação:

CATEGORIA OBJETO DA PESQUISA
Linguagens: Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Educação Física, Arte e Informática.
Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Física, Química e Matemática.
Ciências Humanas: Filosofia, História, Geografia , Sociologia, Antropologia e Ciência Política.
Ciências Ambientais: Ecologia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental e Gestão Ambiental.
Robótica Educacional: Robôs, automatizações e desenvolvimento de softwares com aplicação em automatizações.

5.4.2 Dos Projetos Científicos
Cada ESCOLA apresentará 01(um) projeto, contemplando uma área de conhecimento, (Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), sendo que os trabalhos de Ciências da Natureza serão alocados para as áreas de Ciências Ambientais e Robótica Educacional a critério da comissão organizadora da Feira de Ciências.

5.4.3 Das etapas
Os projetos deverão ser apresentados seguindo um cronograma de exposição que consiste em 3 (três) etapas.

·                     Primeira Etapa: Apresentação na 3ª DIRED dos projetos dos alunos pelos orientadores.
·                     Segunda Etapa: Seleção dos Projetos na 3ª DIRED.
·                     Terceira Etapa:  Apresentação dos projetos selecionados nas etapas anteriores na Rua Coronel José de Brito/Rua do mercado público.
5.4.4. Da seleção
Cada ESCOLA apresentará 01 (um) projeto por área de conhecimento, totalizando três trabalhos por escola nas duas primeiras etapas. Destes a Comissão avaliadora escolherá o melhor projeto por área indicando-o para a terceira etapa a Feira de Ciências e Tecnologia.

6. DAS RESPONSABILIDADES
6.1 DIREÇÃO: Será responsável pela articulação e mobilização da Escola para o desenvolvimento da pesquisa na rotina escolar afim de que estes projetos participem das etapas de apresentações e culminância na Feira de Ciência e Tecnologia. 
6.2 COORDENAÇÃO: Será responsável pela articulação com os professores e alunos para a realização da Feira de Ciência e Tecnologia durante as três etapas. Na realização desses eventos científicos, fica responsável pela organização da Feira, bem como pela entrega na 3ª. DIRED, recebimento e controle das fichas de inscrição, e pela seleção dos professores avaliadores dos projetos, de acordo com os critérios deste Edital.
6.3 DOS PROFESSORES: Será responsável pela escolha do projeto com temas livres (a escolha do professor ou dos alunos), dentro de sua área de atuação. Da orientação: Também é de responsabilidade de cada professor orientar e acompanhar estabelecendo, semanalmente, metas aos seus alunos, dividindo-os em grupos menores discriminando o aluno expositor e os demais que atuarão como colaboradores atuando no estudo de pesquisa, experimentos, análises de dados, entrevistas, confecção de caderno de campo e banner, dentre outros.
6.4 DOS ALUNOS: Ficam responsáveis em pesquisar, realizar experiências, entrevistas, análises e seguir as orientações do professor orientador cumprindo as metas por ele estabelecidas. Também é de responsabilidade dos alunos o registro diário das etapas que realizou para desenvolver o projeto relatando todos os fatos e datas respectivas no caderno de campo, bem como a confecção do banner.

7. DA INSCRIÇÃO
7.1 Os responsáveis pelos trabalhados selecionados deverão preencher os seguintes anexos:
I. Ficha de Inscrição por Projeto/Dados de Identificação – Anexo I
II. Resumo do projeto - ver modelo - Anexo II

7.2. PROCEDIMENTO DA INSCRIÇÃO
a) A Inscrição: As fichas de inscrições deverão ser entregues ao coordenador(a) responsável por cada polo até o dia 15 de julho de 2016.

Os trabalhos selecionados nas primeiras etapas para participarem da Feira de Ciência e Tecnologia deverão preencher os anexos II e entregar ao coordenador (a) responsável até o dia 15 de julho de 2016.

Coordenação de cada polo vide Anexo III.

b) Deverá fazer parte do Resumo:
I. Problematização (até 100 palavras);
II. Metodologia (até 150 palavras);
III. Relevância do Projeto (até 100 palavras);
IV. Considerações Finais (até 100 palavras)
V. Referências Bibliográficas (3 principais referências)
VI. Palavras-chave (3 palavras-chave).

É importante reforçar que o resumo deve ser a síntese do trabalho/pesquisa com uma limitada quantidade de palavras, de forma que todo o documento seja de uma página.
Lembre-se que este resumo será entregue para os avaliadores e servirá de base para a avaliação dos projetos/pesquisas e, também será publicado em material impresso para dá visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por todos os participantes.

c) O Modelo do Resumo: Vide anexo II.

8. EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA
Todos os projetos das categorias LinguagensCiências da Natureza e MatemáticasCiências Humanas; Ciências Ambientais devem ser apresentadas na forma de um BANNER e de um CADERNO DE CAMPO/ PESQUISA, podendo ser expostos esquemas, equipamentos, fotos ou protótipos que ilustrem e/ou estejam relacionados ao objeto da pesquisa, Na categoria Robótica Educacional, além do banner e do caderno de campo/pesquisa, será permitida a utilização de um computador e/ou de um kit de robótica.
Cada equipe da categoria Robótica Educacional deverá trazer o seu próprio computador e sobre ele devem ter total responsabilidade.
Será permitida a distribuição de cartões de contato, pequenas lembranças e folders relativos ao projeto. Entretanto, o material de distribuição não fará parte dos critérios de avaliação.
Não será permitida a exposição de nenhum item que fuja às regras de segurança (Item 10).

9. LOCAIS DE APRESENTAÇÃO
Cada equipe terá a responsabilidade de trazer os materiais e equipamentos, que forem necessários e sobre eles assumir total responsabilidade.
Os locais poderão ser personalizados com fotos e/ou colagens de forma organizada e criativa, não sendo indicada a poluição visual nem a extrapolação do espaço disponibilizado.

10. REGRAS DE SEGURANÇA
Serão proibidas as exposições dos seguintes itens:
a) Organismos vivos (exemplos: plantas, animais, microrganismos, etc.);
b) Espécimes (ou partes) dissecados;
c) Animais vertebrados ou invertebrados preservados (inclusive embriões);
d) Órgãos ou membros de animais/humanos ou seus fluidos (sangue, urina, etc.);
e) Gelo seco ou outros sólidos sublimáveis;
f) Alimentos e guloseimas em geral;
g) Baterias com células expostas;
h) Produtos químicos voláteis/corrosivos e/ou combustíveis;
i) Substâncias tóxicas ou de uso controlado;
j) Materiais cortantes, seringas, agulhas, materiais de vidro que possam provocar ferimentos/acidentes;
k) Fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual ofensiva ao direito e à dignidade humana;
l) Aparelhos de áudio que não façam parte do Projeto e conexão de Internet como parte da exposição do projeto.

11. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS
11.1 Da Avaliação:
A desenvoltura oral na defesa do trabalho, utilizando o banner e o caderno de campo/pesquisa será o principal foco da avaliação.
Cada projeto será avaliado por, 02 (dois) avaliadores da sua respectiva área.
Durante todo o evento, pelo menos um dos alunos expositores deverá permanecer em seu estande apresentando o projeto aos visitantes. A ausência no estande poderá ocasionar a eliminação da equipe.

11.2 Da Apresentação Oral

A apresentação deve ser de forma clara e objetiva, obedecendo o método científico, e utilizando, como recursos principais, os elementos do banner e do caderno de campo/pesquisa. Cada equipe dispõe de até 10 minutos, que deve ser distribuídos/administrados pela equipe de forma que tenha tempo para a sua explanação e, ainda reste tempo para as possíveis perguntas e considerações do avaliador.

11.3 Do Caderno de Campo ou de Pesquisa:
Neste documento, o(s) alunos(s) deve(m) ter registrado as etapas, que realizou para desenvolver o projeto, relatando todos os fatos e as datas respectivas. Caso seja continuação de projeto, o Caderno de Campo deve abranger o período, relativo a todo o desenvolvimento do projeto. O mesmo poderá ser digitado ou manuscrito, mas caso tenha sido feito a sua digitação ou a sua cópia, é obrigatório à apresentação do caderno de campo original.

O Caderno deverá conter:
a) Registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas, das novas indagações;
b) Registro do (s) estudante (s) e professor (ES) orientador (ES) envolvidos em cada etapa/ação do projeto;
c) Poderá incluir fotos, gravuras, figuras e desenhos;
d) Registro das datas e locais das investigações;
e) Registro dos testes e resultados;
f) Entrevistas e consultas às pessoas fontes;
g) Referências bibliográficas.

11.4 Da Exibição Visual – Banner :
A exibição visual deverá ser feita na forma de banner de maneira clara e objetiva, salientando os dados mais importantes, para possibilitar o perfeito entendimento do projeto. O banner deverá seguir o seguinte padrão técnico:
I. Tamanho do banner: Largura: 0,90cm; Altura: de 0,90cm até 1,20m (no máximo).
II. O texto do banner deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 1 m.
III. Horário das Sessões de banner: Todo período de apresentação.
11.5 Critérios da Avaliação presencial / Critérios de Avaliação Pontuação
a) Criatividade e inovação 10%
b) Conhecimento científico do problema abordado 20%
c) Metodologia científica 15%
d) Clareza e objetividade na apresentação do trabalho 20%
e) Banner 15%
f) Caderno de Campo 20%

11.5.1 Criatividade e Inovação (10%)
Criatividade é pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas e valiosas. Inovação é a implementação de um “novo” ou “significativamente” melhorado produto (bem ou serviço), processo de trabalho ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações como uma contribuição social.
Nem sempre a inovação é o resultado da criação de algo totalmente novo, mas com muita frequência, é o resultado da combinação original de coisas já existentes. Algumas importantes inovações consistem de novos usos para objetos e tecnologias preexistentes.
O Caderno de Campo/Pesquisa não faz parte dos documentos de inscrição, devendo o mesmo permanecer no expositor durante o período de avaliação e de visitação do evento.
Recomendamos que o Caderno de Campo/Pesquisa tenha a assinatura do orientador, sendo numerado e datado para demonstrar a originalidade e a rotina de encontro e de desenvolvimento do projeto/pesquisa.
(*) Importante: caso o Caderno de Campo/Pesquisa seja passado a limpo ou estilizado, o original deve estar presente na apresentação ao avaliador.

11.5.2 Conhecimento científico do problema abordado (20%)
Do conhecimento científico nasce o raciocínio argumentativo que é extremamente relevante para o conhecimento das ciências. De posse do conhecimento científico o educando poderá construir modelos, desenvolver explicações do mundo físico e natural e ser capaz de interagir com eles. Precisa demonstrar que aprenderam significativamente os conceitos implicados associados ao trabalho defendido, e que desenvolveram a capacidade de responder questionamentos sobre o seu trabalho de posse dos conhecimentos científicos.

11.5.3 Metodologia Científica (15%)
Os educandos precisam ser capazes de explicar como procederam as suas investigações; que instrumentos eles utilizaram para coletar dados; quais as fontes que eles pesquisaram, como eles tiveram acesso a tais fontes, bem como em que período desenvolveram suas pesquisas. Todas estas explicações devem ter como amparo os conhecimentos científicos adquiridos.

11.5.4 Clareza e objetividade na apresentação do trabalho (20%)
Os autores devem planejar com clareza e objetividade a sua apresentação de modo que o tempo seja otimizado e as informações compartilhadas possam ser bem explicadas e bem interpretadas. Um bom entrosamento (apresentação compartilhada) entre os alunos/expositores se faz importante para este quesito. Este entrosamento se refere a um sequenciamento lógico e dinâmico, levando-se em consideração a participação dos três alunos na apresentação do trabalho.

11.5.5 Banner (15%)
As equipes devem privilegiar o espaço do banner (0,90cm x 1.20m) destinando a maior parte (até de 75%) deste para exposição de ilustrações (fotos, figuras, tabelas, quadros, gráficos, etc.). No espaço restante deverão ser explanados os textos relativos ao trabalho apresentado.
Faixa do Banner 2.80m x 4.00 (Timbre da DIRED, tema gerador, timbre da escola, subtema do projeto da escola).

11.5.6 Caderno de Campo (20%)
No Caderno de Campo, o(s) alunos(s) deve(m) ter registrado todas as etapas durante o desenvolvimento do projeto, relatando fatos, quem realizou e as suas respectivas datas. Se for continuação de projeto, o Caderno de Campo deve abranger o período relativo a todo o processo do projeto.

12. CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO DOS PROJETOS
12.1 Da Classificação
Serão classificados e premiados os projetos que atingirem as maiores pontuações, em cada categoria, e de acordo com a sua pontuação, em primeiro, segundo e terceiro lugares. Passando para a etapa Estadual apenas o primeiro lugar.
Todos os alunos que participarão das três primeiras etapas receberão CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.

12.2 Da Premiação dos Projetos na culminância
· Serão premiados 03 (três) projetos, de acordo com sua pontuação. A premiação de primeiro, segundo e terceiro lugar será destinada ao professor, ao grupo de alunos e a escola.
- Todos os alunos que participarão das três primeiras etapas receberão CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.

12.3 Casos Omissos
Os casos omissos sobre AVALIAÇÃO, JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO serão resolvidos pela Comissão Coordenadora da FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

13. SITUAÇÕES PASSÍVEIS DA PENALIDADE DE ELIMINAÇÃO

A não observância das normas estabelecidas neste regulamento implicará prejuízos na avaliação dos projetos inscritos.
Atos de indisciplina ou omissão, por parte de todos os alunos, serão encaminhados à Comissão Coordenadora da FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA e estarão sujeitos à perda de pontos ou à desclassificação.
Casos especiais serão analisados pela Comissão Coordenadora da FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.

NOVA CRUZ, 09 DE JUNHO DE 2016
3ª. DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DIRED
DIRETOR: PROFESSOR MIGUEL ROSA FILHO















ANEXOS

I. Ficha de Inscrição por Projeto/Dados de Identificação

ANEXO I
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinV89b2RXFzF9Scv2NJZ3ZOXi9AG6FnA3DDar8oTB7emVlbASq_4VxRzhAGmB-fNoU9oSuhMFZRxbJdaKkVqSdAwFKZDD0iN2Rqq3W1siBfIzbHWMQVZOIy5CI8bydfnvGDoaykvs3g7Q/s760/Slide1.JPG
I FEIRA DE CIÊNCIAS
22 a 23 de setembro de 2016
3ª. DIRED
Nova Cruz - RN


Ficha de Inscrição
Título do projeto: ______________________________________________________
_____________________________________________________________________
Nome do aluno (1):_____________________________________________________
Telefone:____________________________E-mail:___________________________ Instituição:___________________________________________________________
Série que está cursando: _______________________________________________

Nome do aluno (2):_____________________________________________________
Telefone:____________________________E-mail:___________________________ Instituição:___________________________________________________________
Série que está cursando: _______________________________________________

Nome do aluno (3):_____________________________________________________
Telefone:____________________________E-mail:___________________________ Instituição:___________________________________________________________
Série que está cursando: _______________________________________________

Nome do aluno (4):_____________________________________________________
Telefone:____________________________E-mail:___________________________ Instituição:___________________________________________________________
Série que está cursando: _______________________________________________

Professor responsável:_________________________________________________
Telefone:__________________________E-mail:_____________________________ Instituição:___________________________________________________________
Formação acadêmica:__________________________________________________

Espaço reservado para a 3ª. DIRED:
Recebido por: _______________________ Assinatura:______________________
Data: _____/_____/________.                      Protocolo n.:_____________________
 
 








                                                                                                         



II. Resumo do projeto - ver modelo

ANEXO II


RESUMO SIMPLES:  TÍTULO DO RESUMO EM CAIXA ALTA E CENTRALIZADO

Nome do autor, instituição de ensino e endereço eletrônico
Nome do Professor Orientador, instituição de ensino e endereço eletrônico
(se houver mais de um autor, colocar em ordem alfabética)
Alinhado à direita

I. Problematização (até 100 palavras);


II. Metodologia (até 150 palavras);


III. Relevância do Projeto (até 100 palavras);


IV. Considerações Finais (até 100 palavras)


V. Referências Bibliográficas (3 principais referências)




Palavras-chave: _____________/______________/_______________


















Coordenação de cada polo

ANEXO III

TÉCNICOS ENVOLVIDOS PARA ARTICULAÇÃO DA FEIRA DE CIÊNCIAS – 3ª DIRED

POLO
CIDADE
ARTICULADORES
POLO I
BREJINHO
MONTANHAS
PEDRO VELHO
KADJA DE LURDES

POLO II
SANTO ANTONIO
ESPÍRITO SANTO
VÁRZEA
PASSAGEM
MARIA JOSÉ GENUINO
WILMA CAMELO
MARIA DO CARMO
POLO III
BOA SAÚDE
LAGOA DE PEDRAS
SÃO J. DE CAMPESTRE
CRISTIANE ROSA
WILMA CAMELO
MARIA DO CARMO
POLO IV
PASSA E FICA
SERRA DE S. BENTO
MARIA DO CARMO
POLO V
NOVA CRUZ
SERRINHA
JUNDIÁ
MONTE DAS GAMELEIRAS
WILMA CAMELO
MARIA DO CARMO














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