A Professora de Literatura, Luzimária Pontes,
da Escola Estadual Domitila Noronha, em Serrinha/RN, dirigida por Cristiane
Rosa e jurisdicionada à 3ª. DIRED, pôs a teoria literária na prática de sala de
aula, na turma de 3º. Ano do Ensino Médio.
Ao estudar “AS VANGUARDAS EUROPEIAS”, na sala
de aula, foi a partir do estudo teórico que, a Professora Luzimária e os alunos
pensaram em expor de forma inusitada e expressiva cada movimento vanguardista.
Então, foi realizado um desfile de telas que
representavam as Vanguardas Europeias, as respectivas obras estavam expostas em
camisetas usadas por um aluno representante de cada grupo; enquanto o restante
do grupo mostrava um pouco da teoria e análise literária das telas em
exposição.
Dessa forma, compreendemos a essência do tema
em estudo e também despertamos o interesse dos demais alunos que presenciaram o
desfile por conhecer mais profundamente o conteúdo em foco.
Conforme os estudos teóricos, sabemos que “Os movimentos de vanguarda emergiram na
Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a
tradição cultural do século 19. Foram extremamente radicais e influenciaram
manifestações artísticas em todo o mundo”.
AULA PRÁTICA SOBRE ANÁLISE DA OBRA: “OS
SERTÕES” DE EUCLIDES DA CUNHA NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
A Professora
Luzimária Pontes vendo a importância da obra “Os Sertões”
de Euclides da Cunha, pensou em uma leitura coletiva e expositiva, em seguida fez
um levantamento de informações teóricas relacionadas à obra e a partir disso
dividiu a turma em três grupos para fazer a apresentação da obra literária em forma de
exposição de objetos, apresentações teóricas e análises contextualizadas.
Cada
grupo expôs de forma expressiva a parte
da obra literária, proporcionando assim aos demais alunos à compreensão da
dimensão literária e sua contextualização com o mundo contemporâneo.
O
escritor [Euclides da Cunha] dividiu a obra em três partes – A
terra, O homem e A luta.
Na
primeira delas [A terra] somos postos em contato com o espaço brasileiro a partir de um recuo
temporal.
A
segunda parte, [O homem], retrata o homem brasileiro
em seus diferentes aspectos, enfatizando-se a questão da mestiçagem.
Na
terceira [A luta] e última parte da “epopeia” euclidiana, são mostrados os antecedentes
da Guerra de Canudos, retratando-se os costumes da região e, nos termos de
Euclides, os valores negativos desse ambiente, “o jagunço, saqueador de
cidades, sucedeu ao garimpeiro, saqueador da terra”.
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