quarta-feira, 19 de setembro de 2018

SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – SIMAIS/2018

O SIMAIS - Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da SEEC consiste numa ferramenta de gestão da educação estadual, cujo objetivo é proporcionar um diagnóstico da Rede de Ensino que permita compreender a fundo a realidade das Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte e implementar políticas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em todo o Estado.
O Sistema compreende componentes que fornecerão informações importantes para toda a Rede de Ensino, entre eles temos o RN APRENDE.
RN APRENDE - Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar do Rio Grande do Norte.
Consiste num programa de avaliação em larga escala da Rede Estadual de Ensino do RN com vista ao diagnóstico do processo de ensino-aprendizagem e produz informação que viabiliza o monitoramento do direito à educação nas escolas do Estado, permitindo um acompanhamento periódico de indicadores referentes às Instituições e aos estudantes individualmente. O Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da SEEC – SIMAIS busca, então, observar o desempenho de estudantes por meio de testes.
O RN Aprende avaliará o nível da aprendizagem dos estudantes no processo de ensino. Participam dessa avaliação os estudantes matriculados no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª do Ensino Médio da Rede Estadual.
Para essa avaliação serão aplicados testes de Língua Portuguesa e Matemática, importantes áreas do conhecimento que contribuem para o pleno desenvolvimento dos estudantes, além do Questionário do Estudante.
Os resultados dos testes permitirão que a Secretaria de Educação tenha uma melhor compreensão da realidade do ensino nas escolas da Rede Estadual e das condições de aprendizagem dos estudantes. Desse modo, poderá planejar e implementar as melhorias necessárias.
QUEM PARTICIPA DO RN APRENDE
Todos os estudantes que constam no SIGEduc, matriculados no ensino regular, nos anos e séries que serão avaliados, inclusive aqueles com deficiências, participarão da avaliação do RN Aprende.
CADERNOS DE TESTES E QUESTIONÁRIOS
A avaliação do RN APRENDE se dará através de testes e de questionários contextuais.
Os Cadernos de Testes serão nominais por estudantes, a partir dos dados do SIGEduc, com suas respectivas folhas de respostas.
O questionário do estudante deverá integrar o caderno de testes, em formato adequado à marcação das respostas para leitura ótica, contendo seus respectivos dados de identificação e demais informações com base no SIGEduc.
APLICAÇÃO DOS INTRUMENTOS
A aplicação dos testes e questionários será realizada diretamente nas escolas, no turno regular de funcionamento de cada turma avalia

Nenhum comentário:

Postar um comentário