sexta-feira, 29 de setembro de 2017

EE ROSA PIGNATARO FAZ EXCURSÃO ATÉ A MINA BREJUÍ - CURRAIS NOVOS - RN


No intuito de assimilar os conteúdos da sala de aula com o tema abordado por nossa escola em 2017, “turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, a professora Rafaelly Paiva(química) e Jamile Alves (Língua portuguesa) no dia 09 de Setembro de 2017, levaram seus alunos até a  Mina Brejuí, localizada no município de Currais Novos, em região de clima Semi-Árido. Considerada a maior mina de Scheelita da América do Sul.

As turmas contempladas para a excursão foram às turmas do 1º Ano Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e 2º ano, tendo em vista que toda programação também estava inserida no plano de Ação do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, durante todo o percurso, os alunos vivenciaram toda uma cronologia histórica, geográfica, política e científica, conhecendo também as riquezas do Estado do Rio Grande do Norte.
A Mina Brejuí iniciou a exploração de suas atividades em 1943, data da descoberta do minério em nosso município. Somente em 1954, a Mina Brejuí foi constituída empresa com o nome de Mineração Tomaz Salustino S/A, sendo concessionário o Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo.

A mineração em Currais Novos teve o seu apogeu em plena Segunda Guerra Mundial, fornecendo toneladas de minérios às indústrias do aço. Durante esse período, o progresso da sociedade se fez notar através da construção do Tungstênio Hotel, cinema, posto de puericultura, emissora de rádio, estádio de futebol, campo de pouso, colégios, hospital e casa do idoso.
A partir dos anos 80, do século XX, inicia-se o declínio da mineração em consequência da oscilação dos preços internacionais da Scheelita e da utilização de outros minérios para a fabricação de artefatos industriais e tecnológicos, levando a Mina Brejuí a reduzir suas atividades de extração mineral e buscar novas alternativas econômicas.

Atualmente, as minerações do município de Currais Novos estão voltando às suas atividades minerais paralisadas, parcialmente, desde o final da década de 90. Já são mais de 300 empregos gerados até o momento.

Além da volta das atividades minerais, a Mina Brejuí tornou-se nos últimos anos o maior parque temático do Rio Grande do Norte, sendo visitada diariamente por turistas e estudantes vindos de toda parte do Brasil e do Exterior. Mais de 20 mil turistas nos últimos anos.

Fonte: http://eerpignataro.blogspot.com.br/2017/09/ee-rosa-pignataro-faz-excursao-ate-mina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário