quarta-feira, 30 de maio de 2012

NOVO SISTEMA CORRIGE DISTORÇÕES NO QUADRO DE PESSOAL DAS ESCOLAS ESTADUAIS

A Secretaria de Estado da Educação colocou em funcionamento o seu novo sistema de Gestão de Pessoal, SAGEP. A ferramenta corrigirá distorções e identificará onde está lotado cada servidor, qual sua função, carga horária, solicitações de licença, readaptações (e seus prazos), férias, aposentadorias, entre outras situações. ademais, o SAGEP será interligado ao sistema de informatização da Educação do Estado, SIGEduc, que a exemplo do SIGAAA, da UFRN, mudará a cultura da gestão da SEEC.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Processamento de Dados da Secretaria de Educação, Ana Paula Flor, o SAGEP é um sistema inovador, que promove a integração dos técnicos de recursos humanos com a escolas, diretoria regionais de ensino e os demais setores da SEEC. A coordenadora diz ainda que o novo modelo de gestão de pessoas idealizado pela secretária de Educação, Betânia Ramalho, necessitava da criação de uma ferramenta apoiada nos recursos das Tecnologias da Informação e comunicação (TICs).  

A partir da ideia inicial, foi feito um extenso trabalho de análise e engenharia, para que tudo funcionasse de acordo com as necessidades da SEEC. Esse trabalho foi concluído de março deste ano e começou a ser colocado em prática com a análise minuciosa do rol das escolas que é a lista de servidores lotados em unidades da SEEC e fora dela, com suas respectivas funções. Um novo rol está sendo elaborado pelos próprios gestores e técnicos da SEEC e das escolas que participaram de treinamentos durante o mês de abril.

De acordo com a secretaria de educação, Betânia Ramalho, o SAGEP impõe regras e corrige distorções, identificando pessoas fora de lotação; com lotação, mas sem trabalhar; trabalhando menos que a carga horária exigida, mas recebendo gratificação sem preencher requisito objetivo para a sua percepção, dentre outros. 

"O SAGEP revelou que há um elevado número de professores que deveriam estar em sala  de aula, mas estão em desvio de função. Enquanto isso falta professor para as disciplinas que deveriam  ser ofertadas ao alunos. O novo sistema veio para corrigir essa distorções e qualificar a prestação do serviço à população escolar", afirmou a professora.

"No momento, a nossa atenção está voltada para a reorganização o rol das escola, que deve ser concluída até o final de maio. Em médio prazo iremos realizar outras ações, como o acompanhamento de estagiários, a gestão de terceirizados, o controle da frequência dos servidores e o cruzamento de dados para identificar o acúmulo de cargos", completou Betânia Ramalho.

A secretaria informa ainda que " o objetivo desse reordenamento é qualificar a gestão da secretaria, otimizando a aplicação dos recursos financeiros e de pessoal a favor de um trabalho eficiente, transparente e focado em resultados". Segundo ela, a implantação do SAGEP justifica o intervalo para uma nova convocação de aprovados no concurso da Educação.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/SEEC
EDUARDO COLIN
E-mail: assecomcore@gmail.com
Telefone: (84)9606.979
Ramal: (84) 3232.1370

www.educacao.rn.gov.br
www.twitter.com/seecRN




Nenhum comentário:

Postar um comentário