quinta-feira, 20 de abril de 2017

A orientação do Coordenador do SIMAIS

A orientação do Coordenador do SIMAIS Professor Afonso orienta que os DIRETORES e COORDENADORES PEDAGÓGICOS devem observar o percentual de distribuição dos estudantes em cada nível, para cada área avaliada, e estabelecer de maneira bem realista quanto por cento, cada escola deseja ter em cada nível na próxima avaliação.
Suponha que a escola tenha a seguinte distribuição nos resultados de leitura do 5o ano:
Abaixo do básico: 38%
Básico: 32%
Proficiente: 25% e
Avançado: 5%
Nesse caso, ela pode estabelecer DOIS objetivos estratégicos:
1. Diminuir a concentração de estudantes nos dois níveis mais baixos e;
2. Aumentar o percentual no nível proficiente.

As projeções então podem ser:

Abaixo do básico: 20%
Básico: 25%
Proficiente: 50% e
Avançado: 5%

Ou seja, como a escola tem muitos estudantes com nível de aprendizagem inadequado, que dá um total de 70%, não é realista querer aumentar o percentual do nível avançado, mas sim dá atenção aos que estão em situação mais crítica e ter como meta elevá-los ao nível proficiente.
Dizendo de outra maneira, não adianta exagerar na meta e depois não ter como alcançar, mas sim estabelecer metas mais CONSISTENTES, que possam ser alcançadas dentro das capacidades da escola e de mobilizar-se para isso.
Fazendo isso com cada área avaliada, o desempenho geral da escola tende a ser melhor a cada edição.

Enfim, é isso, levar a equipe da escola a refletir sobre seus resultados e exercitar nas estratégias para superar as deficiências de aprendizagem dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário