domingo, 5 de agosto de 2018

EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS


Enquanto professor da área de Geografia a compreendo como uma ciência dinâmica e isso requer também um fazer didático pedagógico que propicie uma estreita relação entre os fatores que permeiam essa ciência. Nessa linha de pensamento é que atua o projeto de aulas de campo: Expedições Geográficas na Rota do Conhecimento.
Na data de 26 de Julho de 2018 o Expedições Geográficas construiu mais uma parte de sua história no turismo pedagógico a que vem se propondo desde sua elaboração. Dessa vez, a aula de campo foi com os alunos da Escola Estadual Presidente Café Filho da cidade de Brejinho – RN, em uma visita aos pontos de destaque da capital Natal – RN, tendo em sua rota de conhecimento parada no Aquário Natal, o Parque das Dunas e Parque da Cidade.
O objetivo central da aula foi oportunizar aos alunos envolvidos o confronto de saberes já existentes e a aquisição de novos, tendo como eixo de estudo a observação e pesquisa as questões envolvendo a Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente.
Nos locais visitados foram enfocado questões relevante no tocante ao Meio Ambiente onde houve momentos com as observações direta, palestras, exposições e discussões acerca da temática.
Com essa aula foi possível aos alunos realizarem atividades que de certa forma contribuíram para formação de novos conhecimentos e articulação com outras áreas do conhecimento, já que professores de diferentes áreas também acompanharam o percurso e contribuíram com seus saberes.
E ainda, foi vivenciado a observação as interferência humana no espaço geográfico com construções ao longo do trajeto percorrido e isto, acarreta uma apreciação de conhecimento a qual o significado e compreensão são fatores determinantes na formação do aluno.

Professor ROBERTO De Brejinho RN, E.E. Presidente Café Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário