sexta-feira, 17 de agosto de 2018

TUTORIA NA EETI ROSA PIGNATARO




A Tutoria é uma das metodologias do Programa que tem por finalidade atender os alunos nas suas diferentes necessidades e expectativas, e promove o acompanhamento integrado das demais metodologias desenvolvidas na escola. Sendo assim, o tutor deverá conhecer e ter acesso a todas as informações sobre o aluno: seu Projeto de Vida e os resultados do seu desempenho acadêmico. Mesmo transitando no âmbito pessoal, social e profissional (no Ensino Médio) o foco do trabalho do tutor é acadêmico.


Alunos Realizando as inscrições de tutoria junto ao Tutor Prof. Renato Soares.

O principal objetivo da tutoria é promover, por meio do acompanhamento sistemático, o alcance do sucesso  escolar dos alunos (excelência acadêmica) e a realização de seu Projeto de Vida.
É sob responsabilidade do Vice-diretor, com o apoio do Coordenador Pedagógico, que é realizada a organização, desenvolvimento e monitoramento das ações na escola.


 Tutorando Diego Linhares com a Tutora Professora Jamile Alves
Todos os educadores são responsáveis pela ação tutorial na escola.  O número de tutorados para cada educador deve ser equilibrado.
A escolha do tutor garantirá o protagonismo dos alunos e respeitará, na medida do possível, suas preferências por determinado professor/educador.
  • O tutor  estabelecerá uma relação de confiança, demonstrará disponibilidade e compromisso com os seus tutorados.
  • O tutor estimulará  o tutorado a refletir e chegar a uma conclusão  sobre o fato conversado, sem  juízo de valor e sem trazer respostas prontas.
  • O tutor deve conhecer a história escolar, os sonhos e os  objetivos de seus tutorados.
  • O acompanhamento do tutorado tem que ser sistemático e, sempre que possível, planejado a partir dos indicadores discutidos pelo Professor Coordenador Geral nas reuniões de HTPC.
  • O tutor acompanha o desempenho do aluno e solicita, junto ao Coordenador Pedagógico,  a ajuda dos outros docentes quando houver necessidade; sempre com foco no seu Projeto de Vida. 
O Tutorando Mateus e o Tutor, Vice-Diretor, Professor Leão Júnior.
TIPOS DE TUTORIA

A orientação pessoal. Tem como finalidade proporcionar ao aluno uma formação integral, facilitando-lhe seu autoconhecimento, sua adaptação e a tomada de decisões refletida.
A orientação acadêmica. O tutor ajudará o aluno a superar as dificuldades relacionadas com os hábitos e as metodologias de estudo e com sua integração na sala de aula.
A orientação profissional. Pretende que o aluno consiga fazer uma escolha profissional e acadêmica de acordo com sua personalidade, suas aptidões e seus interesses. O tutor ajudará o aluno a conhecer a si mesmo e a informar-se sobre os créditos e estudos existentes relacionados com o mundo profissional  (ARGUIS, et al. – p.20 – 2002).

FONTE: https://eerpignataro.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário