quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido


Prezado Professor.

Viemos por meio deste documento solicitar a sua autorização para que possa participar da pesquisa “CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES RELATIVAS AO TRABALHO EM TURMAS INCLUSIVAS”.

A pesquisa “CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES RELATIVAS AO TRABALHO EM TURMAS INCLUSIVAS” que será desenvolvida na universidade Federal de São Carlos busca conhecer as crenças de autoeficácia de professores da rede regular de ensino em relação a sua formação para o trabalho em contextos inclusivos. Espera-se que o estudo ajude a entender quais são as possíveis situações de prática educativas que os professores creem estarem preparados e para quais situações a formação recebida é percebida como falha.
Sua participação nesta pesquisa consistirá em responder dois questionários desenvolvido na pesquisa; você também deverá participar de uma entrevista onde você ficará livre para interagir ou não. A duração de sua participação não será maior que duas horas. 
Não existem riscos médicos associados a esta pesquisa. Os riscos relacionados a esta pesquisa para os participantes poderão ser relacionados ao tempo despendido para a realização da entrevista, resolução de questionários e processo de intervenção e poderão ter ainda algum incomodo na mudança da rotina por conta do desenvolvimento dos procedimentos. Todo e qualquer risco será evitado ao máximo, sempre serão discutidos e apresentados os procedimentos que serão utilizados para posterior aplicação. Caso ocorra algum desconforto ou constrangimento por parte dos participantes a pesquisadora amenizará a situação podendo interrompê-la para que o participante se restabeleça. 
 Não existem benefícios diretos para você como participante da pesquisa. Entretanto, os resultados da mesma podem incentivar mudanças curriculares visando melhorar a qualidade do ensino. É esperado que os dados coletados com a pesquisa proposta ajudem a entender as crenças de autoeficácia que os professores têm em relação a sistemas de ensino inclusivos e o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais. Assim como, como estas crenças podem influenciar a prática docente. Como desdobramento da pesquisa, os dados coletados podem indicar como deve não somente ser a formação de professores, mas também a necessidade de formações continuadas para que os professores que não apresentem crenças de autoeficácias positivas com relação ao ensino das diferentes pessoas que tem diferentes necessidades educacionais especiais. Estes dados podem ser utilizados como base para o desenvolvimento de um curso de formação continuada para o trabalho em escolas inclusivas. Curso este que pode ser desenvolvido pela UFSCar e ser oferecido aos professores da rede regular de ensino em formato presencial, ou pode-se desenvolver uma plataforma de ensino a distância em que o curso de formação continuada possa ser oferecido a todos os professores do Brasil.
Em qualquer momento você poderá desistir de continuar a participar da pesquisa.
A participação na pesquisa não é obrigatória e, portanto, a recusa ou a retirada do consentimento, em qualquer fase da pesquisa, não trará penalidade alguma e nem prejuízo a você.
Também garantimos que sua participação nesta pesquisa tem um caráter confidencial, asseguramos assim o sigilo de sua participação.
Esta participação não lhe renderá nenhum ressarcimento financeiro.



Sabrina Gomes Cozendey
gomescozendey@gmail.com


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