Prezado Professor.
Viemos por meio deste documento
solicitar a sua autorização para que possa participar da pesquisa “CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DOS
PROFESSORES RELATIVAS AO TRABALHO EM TURMAS INCLUSIVAS”.
A pesquisa “CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES RELATIVAS AO
TRABALHO EM TURMAS INCLUSIVAS” que será desenvolvida na universidade
Federal de São Carlos busca conhecer as crenças de autoeficácia de professores
da rede regular de ensino em relação a sua formação para o trabalho em
contextos inclusivos. Espera-se que o estudo ajude a entender quais são as
possíveis situações de prática educativas que os professores creem estarem
preparados e para quais situações a formação recebida é percebida como falha.
Sua participação nesta pesquisa
consistirá em responder dois questionários desenvolvido na pesquisa; você
também deverá participar de uma entrevista onde você ficará livre para
interagir ou não. A duração de sua participação não será maior que duas horas.
Não existem riscos médicos associados
a esta pesquisa. Os riscos relacionados a esta pesquisa para os participantes
poderão ser relacionados ao tempo despendido para a realização da entrevista,
resolução de questionários e processo de intervenção e poderão ter ainda algum
incomodo na mudança da rotina por conta do desenvolvimento dos procedimentos.
Todo e qualquer risco será evitado ao máximo, sempre serão discutidos e
apresentados os procedimentos que serão utilizados para posterior aplicação.
Caso ocorra algum desconforto ou constrangimento por parte dos participantes a
pesquisadora amenizará a situação podendo interrompê-la para que o participante
se restabeleça.
Não existem benefícios diretos para você como
participante da pesquisa. Entretanto, os resultados da mesma podem incentivar
mudanças curriculares visando melhorar a qualidade do ensino. É esperado que os
dados coletados com a pesquisa proposta ajudem a entender as crenças de
autoeficácia que os professores têm em relação a sistemas de ensino inclusivos
e o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais. Assim como, como
estas crenças podem influenciar a prática docente. Como desdobramento da
pesquisa, os dados coletados podem indicar como deve não somente ser a formação
de professores, mas também a necessidade de formações continuadas para que os
professores que não apresentem crenças de autoeficácias positivas com relação
ao ensino das diferentes pessoas que tem diferentes necessidades educacionais
especiais. Estes dados podem ser utilizados como base para o desenvolvimento de
um curso de formação continuada para o trabalho em escolas inclusivas. Curso
este que pode ser desenvolvido pela UFSCar e ser oferecido aos professores da
rede regular de ensino em formato presencial, ou pode-se desenvolver uma
plataforma de ensino a distância em que o curso de formação continuada possa
ser oferecido a todos os professores do Brasil.
Em qualquer
momento você poderá desistir de continuar a participar da pesquisa.
A participação na pesquisa não é
obrigatória e, portanto, a recusa ou a retirada do consentimento, em qualquer
fase da pesquisa, não trará penalidade alguma e nem prejuízo a você.
Também garantimos que sua
participação nesta pesquisa tem um caráter confidencial, asseguramos assim o
sigilo de sua participação.
Esta participação não
lhe renderá nenhum ressarcimento financeiro.
Sabrina Gomes
Cozendey
gomescozendey@gmail.com
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