sexta-feira, 17 de agosto de 2018

AULAS DE PRÁTICAS LABORATORIAIS COM REAÇÕES QUÍMICAS

Reações Endotérmicas e Exotérmicas são grandezas que medem a quantidade de calor (energia) absorvida e liberada durante as reações químicas. Elas são estudadas pela termoquímica.

A professora de Quimìca Thaìs Oliveira, nesta terça-feira, 14 de Agosto, no Laboratório de Ciências da EETI Rosa Pignataro, realizou alguns experimentos junto as turmas dos 2° anos, veja abaixo algumas explicações sobre as reações:

 

   Você sabe qual a diferença entre elas?


Reação Endotérmica:é aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida.

Reação Exotérmica: é aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.

Exemplos do Cotidiano

A gordura corporal funciona como um combustível no nosso corpo. Aquela que não é queimada, é absorvida por ele. Como se trata de um processo de absorção, é um exemplo de reação endotérmica.
Ao colocar uma panela no fogo para preparar um alimento estamos, por sua vez, diante de um processo exotérmico. Isso porque o calor que é liberado transformará esse alimento para que ele seja conunsumido.
                                         
FONTE: https://eerpignataro.blogspot.com/2018/08/reacoes-endotermicas-e-exotermicas-sao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário