Prezad@s Gestores e Coordenadores Pedagógicos.
Reconhecendo a necessidade dos nossos estudantes ampliarem os conhecimentos a respeito dos aspectos históricos, sociais, políticos, culturais e econômicos do Estado do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado de Educação e da Cultura (SEEC), por meio da Coordenadoria e Desenvolvimento Escolar (CODESE), orienta que na semana de 06 a 10 de agosto/2018, as escolas da rede estadual se mobilizem para o desenvolvimento do projeto Rio Grande do Norte: nossa história, nossa gente! em alusão ao Dia do Rio Grande do Norte, que é oficialmente 07 de agosto. Para isto dispomos em anexo, as orientações para organização das atividades.
E DIRETRIZES PARA O PROJETO
RIO
GRANDE DO NORTE: NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE!
JUSTIFICATIVA
Reconhecendo a necessidade
dos nossos estudantes ampliarem os conhecimentos a respeito dos aspectos
históricos, sociais, políticos, culturais e econômicos do Estado do Rio Grande
do Norte, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC), por meio da
Coordenadoria e Desenvolvimento Escolar (CODESE), sugere que na semana de 06 a 10 de agosto/2018 as escolas da
rede estadual se mobilizem para o desenvolvimento do projeto Rio Grande do Norte: nossa história, nossa
gente! em alusão ao Dia do Rio Grande do Norte, que é oficialmente 07 de
agosto.
Desse modo, este documento
traz diretrizes/encaminhamentos que podem basilar o desenvolvimento do projeto nas
unidades escolares. Podem também estimular à reflexão sobre outras propostas
pedagógicas para o desenvolvimento do tema.
OBJETIVOS
Geral:
ü Estimular
o sentimento de pertença ao território potiguar nos estudantes do Ensino
Fundamental e Médio da rede pública e privada do Estado, por meio de pesquisa,
escrita e produções artísticas.
Específicos:
ü Fomentar
o desenvolvimento da proficiência na leitura e na escrita;
ü Elevar
a autoestima dos estudantes potiguares;
ü Incentivar
a pesquisa nas áreas de ciências humanas;
ü Despertar
o interesse pelo conhecimento histórico e geográfico do RN;
ü Fomentar
produções escritas e artísticas.
CONCEPÇÃO METODOLÓGICA DO PROJETO
As atividades podem ser
desenvolvidas a partir de projetos pedagógicos e/ou sequencias didáticas. Essa
escolha depende da natureza e abrangência das ações propostas pela escola.
Entendemos que um projeto
dessa natureza prevê a articulação e integração dos componentes curriculares,
como História, Geografia, Língua Portuguesa, Sociologia e Filosofia, por
exemplo, mas pode também envolver outros componentes a depender do objetivo das
ações dado ao projeto. Nesse contexto, a leitura e a escrita devem ser o foco
das ações propostas, pois elas intercruzam todas as áreas.
Entendemos, portanto, que as
ações devem ser desenvolvidas através de metodologias inovadoras, com o uso dos
recursos tecnológicos e mídias digitais, envolvendo também a articulação dos
professores com outros profissionais da escola, como os regentes de biblioteca e
dos laboratórios.
SUGESTÃO
DE ATIVIDADES
As atividades abaixo relacionadas podem
auxiliar os professores no momento do planejamento pedagógico ou estimular
outras atividades. O foco é pensar em atividades que estimules a pesquisa, o
desenvolvimento da proficiência leitora e escrita, buscando compreender o
contexto histórico, geográfico e cultural do RN, desde os seus primeiros
habitantes à contemporaneidade:
ü Resgate
dos marcos históricos do Rio Grande do Norte;
ü
Pesquisa e debate: realização de júri
simulado/ O Brasil nasceu aqui?
ü
Resgate histórico e cultural de
personalidades potiguares: poetas, escritores, jornalistas, escultores,
pintores, professores entre outros;
ü
Construção de linha do tempo sobre fatos
importantes da história do Rio Grande do Norte;
ü
Elaboração de situações problemas relacionados
às mudanças e permanência dos indivíduos no espaço histórico e geográfico do
seu município e no contexto do Estado;
ü
Construção de tabelas e gráficos a partir de
dados econômicos, sociais, políticos e culturais do Rio grande do Norte;
ü
Realização de saraus ou sarau lítero-musical,
destacando os escritores e artistas potiguares;
ü
Entrevistas com representatividades da
comunidade potiguar;
ü
Produção de peça teatral, evidenciando a
presença da mulher na história do Rio Grande do Norte;
ü
Palestras com representantes da comunidade
cultural do Rio Grande do Norte;
ü
Organização de Gincana Cultural
ü
Realização de oficinas:
·
Literatura de cordel; poema/declamação, músicas,
artes plásticas, teatro, dança.
CRONOGRAMA
DIA
|
AÇÃO/ATIVIDADE
|
RESPONSÁVEL
|
06/08
|
A
definir pela escola
|
Responsáveis
pela ação
|
07/08
|
A
definir pela escola
|
Responsáveis
pela ação
|
08/08
|
A
definir pela escola
|
Responsáveis
pela ação
|
09/08
|
A
definir pela escola
|
Responsáveis
pela ação
|
10/08
|
A
definir pela escola
|
Responsáveis
pela ação
|
MONITORAMENTO
DO PROJETO
Sugerimos
que a escola registre as ações através de fotografias, imagens, pinturas e produção
de vídeos. A partir desses registros, a escola deve construir um portfólio como
produto de todas as ações.
AVALIAÇÃO
Orientamos que a avaliação seja contínua, com
definição de critérios para cada atividade desenvolvida, de acordo com os
objetivos de aprendizagem a serem alcançados e o desenvolvimento das
competências e habilidades pertinentes a cada etapa de ensino.
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