domingo, 5 de agosto de 2018

Projeto Rio Grande do Norte: nossa história, nossa gente!

Prezad@s Gestores e Coordenadores Pedagógicos.  
Reconhecendo a necessidade dos nossos estudantes ampliarem os conhecimentos a respeito dos aspectos históricos, sociais, políticos, culturais e econômicos do Estado do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado de Educação e da Cultura (SEEC), por meio da Coordenadoria e Desenvolvimento Escolar (CODESE), orienta que na semana de 06 a 10 de agosto/2018, as escolas da rede estadual se mobilizem para o desenvolvimento do projeto Rio Grande do Norte: nossa história, nossa gente! em alusão ao Dia do Rio Grande do Norte, que é oficialmente 07 de agosto. Para isto dispomos em anexo, as orientações para organização das atividades.

E DIRETRIZES PARA O PROJETO
RIO GRANDE DO NORTE: NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE!

JUSTIFICATIVA
Reconhecendo a necessidade dos nossos estudantes ampliarem os conhecimentos a respeito dos aspectos históricos, sociais, políticos, culturais e econômicos do Estado do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC), por meio da Coordenadoria e Desenvolvimento Escolar (CODESE), sugere que na semana de 06 a 10 de agosto/2018 as escolas da rede estadual se mobilizem para o desenvolvimento do projeto Rio Grande do Norte: nossa história, nossa gente! em alusão ao Dia do Rio Grande do Norte, que é oficialmente 07 de agosto.
Desse modo, este documento traz diretrizes/encaminhamentos que podem basilar o desenvolvimento do projeto nas unidades escolares. Podem também estimular à reflexão sobre outras propostas pedagógicas para o desenvolvimento do tema.  

OBJETIVOS
Geral:
ü  Estimular o sentimento de pertença ao território potiguar nos estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada do Estado, por meio de pesquisa, escrita e produções artísticas.

Específicos:
ü  Fomentar o desenvolvimento da proficiência na leitura e na escrita;
ü  Elevar a autoestima dos estudantes potiguares;
ü  Incentivar a pesquisa nas áreas de ciências humanas;
ü  Despertar o interesse pelo conhecimento histórico e geográfico do RN;
ü  Fomentar produções escritas e artísticas.
                                                        
CONCEPÇÃO METODOLÓGICA DO PROJETO
As atividades podem ser desenvolvidas a partir de projetos pedagógicos e/ou sequencias didáticas. Essa escolha depende da natureza e abrangência das ações propostas pela escola.  
Entendemos que um projeto dessa natureza prevê a articulação e integração dos componentes curriculares, como História, Geografia, Língua Portuguesa, Sociologia e Filosofia, por exemplo, mas pode também envolver outros componentes a depender do objetivo das ações dado ao projeto. Nesse contexto, a leitura e a escrita devem ser o foco das ações propostas, pois elas intercruzam todas as áreas.
Entendemos, portanto, que as ações devem ser desenvolvidas através de metodologias inovadoras, com o uso dos recursos tecnológicos e mídias digitais, envolvendo também a articulação dos professores com outros profissionais da escola, como os regentes de biblioteca e dos laboratórios.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES
As atividades abaixo relacionadas podem auxiliar os professores no momento do planejamento pedagógico ou estimular outras atividades. O foco é pensar em atividades que estimules a pesquisa, o desenvolvimento da proficiência leitora e escrita, buscando compreender o contexto histórico, geográfico e cultural do RN, desde os seus primeiros habitantes à contemporaneidade:
ü  Resgate dos marcos históricos do Rio Grande do Norte;
ü  Pesquisa e debate: realização de júri simulado/ O Brasil nasceu aqui?
ü  Resgate histórico e cultural de personalidades potiguares: poetas, escritores, jornalistas, escultores, pintores, professores entre outros;
ü  Construção de linha do tempo sobre fatos importantes da história do Rio Grande do Norte;
ü  Elaboração de situações problemas relacionados às mudanças e permanência dos indivíduos no espaço histórico e geográfico do seu município e no contexto do Estado;
ü  Construção de tabelas e gráficos a partir de dados econômicos, sociais, políticos e culturais do Rio grande do Norte;
ü  Realização de saraus ou sarau lítero-musical, destacando os escritores e artistas potiguares;
ü  Entrevistas com representatividades da comunidade potiguar;
ü  Produção de peça teatral, evidenciando a presença da mulher na história do Rio Grande do Norte;
ü  Palestras com representantes da comunidade cultural do Rio Grande do Norte;
ü  Organização de Gincana Cultural
ü  Realização de oficinas:
·         Literatura de cordel; poema/declamação, músicas, artes plásticas, teatro, dança.

CRONOGRAMA

DIA
AÇÃO/ATIVIDADE
RESPONSÁVEL
06/08
A definir pela escola
Responsáveis pela ação
07/08
A definir pela escola
Responsáveis pela ação
08/08
A definir pela escola
Responsáveis pela ação
09/08
A definir pela escola
Responsáveis pela ação
10/08
A definir pela escola
Responsáveis pela ação


MONITORAMENTO DO PROJETO

Sugerimos que a escola registre as ações através de fotografias, imagens, pinturas e produção de vídeos. A partir desses registros, a escola deve construir um portfólio como produto de todas as ações.

AVALIAÇÃO
           
             Orientamos que a avaliação seja contínua, com definição de critérios para cada atividade desenvolvida, de acordo com os objetivos de aprendizagem a serem alcançados e o desenvolvimento das competências e habilidades pertinentes a cada etapa de ensino.

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