quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Educação do estado promove capacitação para o SIMAIS 2018



SEEC/ASSECOM31 Oct 2018 12:18
Durante todo o dia de hoje (31), a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) realiza a capacitação dos coordenadores regionais que vão aplicar a avaliação do RN APRENDE (Programa de Avaliação da Aprendizagem do RN), através do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (SIMAIS), criado pela SEEC em 2016.  A formação foi conduzida por técnicos do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), sob a coordenação da Subcoordenadoria de Avaliação Escolar do RN (SUAVE).
A avaliação tem a missão de aferir, com maior precisão, a qualidade do ensino ofertado pela rede estadual de ensino. Para a titular da SEEC, Cláudia Santa Rosa, o estado está, aos poucos, se adaptando a uma cultura de avaliações e indicadores, “precisamos dar continuidade a esse trabalho que tanto agrega às nossas atividades. Espero que o SIMAIS tenha continuidade nos próximos anos para melhor refletirmos a educação do RN”, declara.   
Os dados de 2017 mostraram que houve uma curva crescente no que se refere ao rendimento dos estudantes. A SEEC atribui essa melhora principalmente às ações que são realizadas com foco na gestão escolar e nos resultados de aprendizagem e que muitos são os desafios que precisam ser superados.   
Na sua edição de 2018, com o RN APRENDE, o SIMAIS pretende avaliar, nessas duas áreas do conhecimento, cerca de 50 mil estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª e 4ª série do ensino médio de toda a rede estadual. Além disso, os estudantes, professores e gestores das escolas também responderão a questionários contextuais que ajudarão a conhecer melhor a trajetória escolar e as condições de vida dos estudantes, a trajetória profissional e as condições de trabalho dos docentes e gestores, assim como a realidade da escola e as condições da oferta do ensino da rede estadual.   
Márcia Bondade, coordenadora pedagógica da 1ª Diretoria Regional, diz que a capacitação é importante para a melhor execução na hora da aplicação da avaliação, “precisamos nos organizar e nos preparar para acontecer tudo como planejado”.   
Avaliação  
A prova será aplicada no dia 22 de novembro e contém questões de Língua Portuguesa e Matemática e o questionário. Os estudantes terão o tempo de 2 horas e 30 minutos para concluir. 
A equipe de aplicação é composta pelo coordenador regional, que é responsável por liderar e apoiar o trabalho do Coordenador de Polo, que por sua vez, é responsável pela logística, capacitação e acompanhamento da aplicação dentro das regionais. O Coordenador de escola é responsável pela organização da aplicação e capacitação dos aplicadores e o aplicador pela aplicação dos testes e questionários, que serão os próprios professores da escola, desde que atuem em turnos diferentes.
FONTE: http://www.educacao.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=187130&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário