quinta-feira, 24 de abril de 2014

Provinha Brasil começa a ser aplicada nesta semana

Neste mês será realizada a aplicação da primeira etapa da Provinha Brasil nas escolas potiguares. Nos dias 24 e 29 de abril serão aplicadas, respectivamente, as avaliações de Leitura e de Matemática. A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, para estudantes dos anos iniciais.
Com 20 questões de múltipla escolha, a avaliação vai abranger, no dia 24, textos e questões com interpretação e divisão silábica. Na segunda avaliação, que será realizada dia 29, a prova terá questões voltadas para habilidades e competências de Matemática, que devem ser adquiridas nos anos iniciais.
Aplicada duas vezes ao ano, a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.

A prova serve de indicador dos resultados que a educação básica alcançou no Brasil, repercutindo as ações do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para que a aplicação da prova fosse realizada, durante os meses que antecedem o exame, professores de todo o Estado passaram por capacitações oferecidas pelos técnicos da Subcoordenadoria de Avaliação Escolar (SUAVE). 

FONTE: rneducacao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário