Nobres gestoras e
gestores, coordenadoras e coordenadores!
Ciente da grande importância que
as mulheres têm para a construção de uma sociedade mais humana, fraterna, justa
e democrática, a SEEC por intermédio da CORE, recomenda que façamos em nossas
unidades escolares diversas atividades pedagógicas alusivas ao Dia
Internacional da Mulher (08 de março) que se aproxima.
Para tanto, a própria SEEC sugere uma série de atividades
Elencadas a seguir.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
Memorando-Circular nº 12/2019/ ADM/SEEC - CORE /SEEC -
SADJ/SEEC - SECRETÁRIO
Ao(À) Sr(a).:
Diretorias Regionais de Educação
e Cultura - 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, 15ª e
16ª DIREC
Assunto: 08 de Março Dia Internacional da Mulher
Caríssimos Gestores,
Muitas ações estão sendo pensadas
pelo Governo Estadual em alusão ao Dia Internacional da Mulher, assim gostaríamos de saber quais atividades
que as escolas das suas circunscrições estão planejando realizar.
Solicitamos, portanto, que nos enviem os planejamentos das escolas
para que tenhamos conhecimento das atividades que estão sendo desenvolvidas no
mês de março.
Sugerimos que as temáticas trabalhadas nas escolas sejam
voltadas para as lutas e resistência da mulher, em seus mais diversos âmbitos,
para que possam ser pensadas e transformadas em políticas educacionais voltadas
para a mulher.
1. Atividades
sugeridas:
Filmes que tratam das questões da mulher e de gênero (de
preferência curta- metragem)
Palestras, mesas redondas, fóruns, rodas de conversas dentre
outros
2. Temas sugeridos:
Apresentação de tese ou dissertação que trate sobre a
temática da mulher
Lei Maria da Penha
Portaria 145/2019 GS/SEEC (prenome de alunos transgêneros)
Previdência social
Saúde da mulher
Feminicídio e femicídio
Assédio moral, sexual
Empoderamento feminino
Questões de gênero
Mulheres de destaque – homenagem
às mulheres com história marcante na comunidade, relatos de lutas, desafios e
conquistas, vislumbradas brilhantemente nas mulheres: professoras; merendeiras;
parteiras; copeiras; ciganas; mulheres trabalhadoras rurais; quilombolas;
indígenas; doceiras; lavadeiras; meninas mulheres; mulheres em profissões ditas
“para homem”; artesãs; escritoras e artistas em geral; mulheres de movimentos
sociais; benzedeiras; prostitutas; mães; agentes de saúde; mulheres
sindicalistas e outras.
3.
Recomendamos ainda a articulação com outras Secretarias do Poder Público para a
realização da agenda.
Atenciosamente,
MAGNÓLIA MARGARIDA DOS SANTOS MORAIS, Coordenadora da CORE,
em 28/02/2019.
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