Relato de atividade desenvolvida na turma de 5º ano da Escola Estadual
Maria Aurineide da Silva sob responsabilidade da professora Rita de Cássia de Souza do
Nascimento com o auxílio da professora de Educação Especial Jilvânia Alves de
Lima.
Neste
segundo semestre, a Escola Estadual Maria Aurineide da Silva, jurisdicionada à
3ª. DIRED, trabalhou um Projeto com o tema “Alimentação, gosto e suas
necessidades”, objetivando discutir no âmbito escolar a importância de uma boa
alimentação para a manutenção da saúde, pois os alunos têm dado preferência aos
alimentos industrializados e outros que
são maléficos à saúde, em detrimento da merenda servida na escola que é de boa
qualidade nutricional.
A turma de 5º
ano é composta de dezesseis alunos, sendo um deles especial , portador de síndrome
genética de má formação múltipla com nanismo- deficiências múltiplas.
O trabalho acerca deste projeto foi organizado
através de sequência didática e permitiu que várias atividades significativas
fossem desenvolvidas de forma interdisciplinar e contextualizada. Dentre elas,
será relatado como ocorreu à montagem de um Mini mercado na sala de aula com os
seguintes objetivos:
·
Distinguir
os alimentos saudáveis daqueles que são prejudiciais à saúde;
·
Organizar
os alimentos, separando os perecíveis dos não perecíveis;
·
Ampliar
o conhecimento sobre o sistema monetário brasileiro;
·
Resolver
situações-problema que envolvam o dinheiro;
·
Utilizar
à calculadora e os algoritmos usuais para resolver situação-
problema.
Iniciamos a atividade com uma roda de
conversa, levantando hipóteses sobre as experiências de compra e venda que cada
um vive com sua família no dia-a-dia.
- Quem já
foi a um mercado?
- O que
encontramos em um mercado?
- O que a
sua família costuma comprar no mercado?
- O que vocês acham de montarmos um
mercado?
Prosseguimos a aula solicitando que
conseguissem embalagens de alimentos encontrados no mercado para trazerem no dia
seguinte e logo dividimos as tarefas para que fosse possível desenvolver o que
foi proposto no tempo determinado. Dividimos a turma em quatro grupos de quatro
alunos e as funções atribuídas foram as seguintes: confeccionar uma caixa
registradora, pesquisar preços nos mercados da vizinhança e produzir um cartaz
contendo essas informações, confeccionar moedas, cédulas e panfletos ilustrados
com os preços dos produtos presentes no cartaz.
Todos
tiveram uma participação ativa e ao concluir a aula, percebemos o entusiasmo
para prosseguir com a atividade.
No dia seguinte, foi
dada continuidade à atividade e iniciamos agrupando os produtos em sessões de
gêneros alimentícios e laticínios.
Organizamos o mini
mercado com a participação de todos, utilizando as mesinhas, birô e grade de
uma das janelas. Nas mesinhas, colocamos os laticínios e outros alimentos
refrigerados, na grade da janela penduramos com pegador de roupa os alimentos
em geral sem refrigeração e o birô foi transformado em um caixa, contendo uma
caixa registradora com cédulas, panfletos com preços e promoções e sacolas para
embalar. Afixamos na parede do lado direito do caixa, o cartaz contendo os
preços pesquisados pelos alunos. O mini mercado ficou pronto e chegou a hora de
eleger um nome para ele e definir as regras de participação na atividade.
Todos sentaram em
círculo e vários nomes foram sugeridos para o mercado: mercadinho do amor,
mercadinho da alegria, mercadinho das crianças, mercadinho Nossa senhora Aparecida
e mercadinho dos alimentos. Após as sugestões citadas, fizemos a eleição e o
mercadinho ganhou o nome de “mercadinho dos alimentos”.
Dividimos novamente a
turma em quatro grupos de quatro alunos e cada um recebeu uma atribuição de
acordo com sua preferência: caixa, vendedor, cliente e empacotador. Cada equipe
teria vinte minutos para que cada aluno desempenhasse sua função e se desejassem
poderiam trocá-las de acordo com o tempo executado.
O cliente fazia as
compras, o vendedor mostrava os alimentos mais saudáveis, o caixa utilizava a
calculadora para calcular valores de compra e troco e o empacotador embalava as
compras dos clientes.
Cada grupo recebeu uma
cédula de cem reais para que o cliente fizesse suas compras. Enquanto os grupos
atuavam um aluno registrava cada momento fazendo as fotografias com o seu
celular para que fossem impressas e expostas em um mural posteriormente. Dois
alunos ficaram responsáveis de fazer as anotações dos cálculos que eram feitos
no caixa: valor comprado por cada grupo e troco recebido pelo cliente. Dessa
forma, além das situações-problema serem resolvidas por meio da calculadora,
também eram conferidos os resultados na lousa por meio dos algoritmos usuais da
adição e subtração.
Quando todos os grupos
participaram, tiveram o restante do tempo livre para brincar no mini mercado, comprando, vendendo, fazendo cálculos e de uma
forma muito divertida se envolveram muito.
No dia seguinte,
começamos a aula com uma roda de conversa, na qual avaliamos a nossa atividade
com questionamentos que permitiu a opinião de todos.
- O que acharam da
atividade do mini mercado?
- Todos gostaram da
função que desempenharam no momento de atuação do seu grupo?
- Por que muitos
compraram menos do que podiam, tendo cem reais em mãos?
- É fácil comprar
aquilo que é saudável, vendo tantas delícias que são prejudiciais à nossa
saúde?
- Alguém gostaria de
trabalhar em um mercado ou ser dono de um algum dia?
- Vamos ver quem mais
economizou ao fazer suas compras?
Neste momento, construímos
uma tabela, contendo os valores gastos por cada equipe e em seguida, propomos
que produzissem um gráfico de barras que apresentasse as informações presentes
na tabela. Demos continuidade, propondo a resolução de problemas referentes aos
dados apresentados.
- Qual o grupo que
gastou mais?
- Qual o grupo que
gastou menos?
-Qual a diferença de
valor entre o grupo que gastou mais e o que gastou menos?
-Qual o valor gasto
pelo grupo A e o grupo B?
- Qual o valor total da
compra de todos os grupos juntos?
Utilizaram os
algoritmos usuais para resolver os problemas propostos, as correções
aconteceram primeiro individualmente no caderno de cada um, em seguida na lousa
de forma coletiva e concluímos a aula produzindo um cartaz com as fotos
impressas não só do mini mercado, mas de outras atividades referentes ao
projeto que haviam sido realizadas na sala de aula.
Portanto, podemos
concluir que este trabalho foi de suma importância para a construção do
conhecimento dos nossos alunos, pois favoreceu a participação ativa de todos de
uma forma prazerosa e significativa, onde os objetivos foram alcançados em
todas as áreas do conhecimento contempladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário