QUARTA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2017
A metodologia dialógica e
participativa fundamentou no dia 05 de agosto, mais um encontro pedagógico
da Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia. Inspirados pelo Tema
do Projeto de Inovação Pedagógica da Escola – PIP: ”Inovar
Para Transformar”, os educadores de todos os níveis e modalidades de ensino
da EEJVRM discutiram, juntamente com a orientadora do Projeto e representante
da 12ª DIREC Antônia Zilma, pressupostos para o fortalecimento das ações
geradoras de bons resultados. A pauta do encontro fora planejada em encontro
prévio realizado pela orientadora juntamente com a equipe pedagógica da escola
e a Professora Coordenadora do Projeto Glaucia Bessa.
Temas relacionados ao controle da
frequência, indisciplina, estratégias de aprendizagem, planejamento e INOVAÇÃO
foram potencializados pelo grupo.
Muitos desafios foram abordados e
estratégias para sua superação foram analisadas, entre elas: a efetivação dos
planos de intervenção pedagógica; o monitoramento da infrequência, o
planejamento sistemático e o registro de atividades significativas
fundamentadas no fortalecimento da equipe.
Após as discussões, as
especificidades foram melhor abordadas em dois grupos de trabalho: A equipe dos
Anos Iniciais, elaborou atividades estratégicas de aprendizagem colaborativa e
a equipe dos Anos Finais avaliou e planejou estratégias para a realização das
próximas ações previstas pelo PIP.
Iniciativas como essa reforçam a
ideia do trabalho colaborativo, a partir do qual os programas e projetos
vivenciados na escola devem servir como oportunidades de redimensionamento a
fim de complementar, fundamentar e inspirar novas práticas.
De acordo com a Coordenadora do
PIP, Professora Gláucia Bessa “Esses encontros são sempre muito válidos, pois é
através de momentos como esses que nos fortalecemos com ideias, experiências e
motivações para que possamos trabalhar de forma mais clara e ampla com nossos
alunos. Nosso maior objetivo maior é trazer esses conteúdos de forma
interdisciplinar para dentro do seu cotidiano”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário