domingo, 22 de julho de 2018

Saeb substitui Prova Brasil e Avaliação Nacional de Alfabetização

Mudanças do Saeb valerão para 2019 e contemplarão todas as etapas de ensino. Saiba o que muda nesse 
processo

Por: Laís Semis
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) vai mudar na sua próxima edição. E vai começar já pelo nome. A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc, também conhecida como Prova Brasil) deixarão de existir com essa nomenclatura. A partir de 2019, todas as avaliações externas serão identificadas como Saeb. O que vai marcar as diferenças será a indicação da etapa e das áreas do conhecimento avaliadas.

LEIA MAIS Entenda as competências gerais da BNCC
Outra novidade é que o Saeb passa a incluir também a Educação Infantil, além do Ensino Fundamental e Médio, que já eram avaliados. As aplicações acontecem para turmas de creche, pré-escola, 2º ano, 5º ano, 9º ano e 3ª série do Ensino Médio. O 3º ano do Fundamental, que era coberto pela ANA, deixa de ser avaliado. Essa mudança acontece por causa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece o fim do ciclo de alfabetização no 2º ano e não mais no 3º.
A Educação Infantil também passa a ser avaliada a partir do próximo ano. Crédito: Elza Fiuza/Agência Brasil
A ANA e a Prova Brasil, aplicadas no Ensino Fundamental e Médio, exploravam Língua Portuguesa e Matemática. Já na próxima edição, o 9º ano deverá também contemplar as áreas de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas no escopo do teste.

LEIA MAIS Educação Infantil ganhará avaliação nacional
As frequências e os anos de aplicação também sofrem alterações. A partir de 2019, todas as avaliações da Educação Básica serão aplicadas em anos ímpares, e a divulgação dos resultados acontece nos anos pares. Até então, cada uma era aplicada de acordo com diretrizes específicas. A ANA, por exemplo, tinha uma frequência anual, enquanto a Prova Brasil era bienal.
Haverá ainda aprimoramento nos questionários e plataformas do Saeb, além da revisão das matrizes de avaliação. A última revisão ocorreu em 2001. “O novo Saeb moderniza a sua arquitetura para acoplar aos resultados de desempenho dos alunos uma análise dos fatores associados a esse desempenho”, disse Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Saeb. De acordo com Maria Inês, isso vai permitir que gestores e equipes técnicas das secretarias de Educação compreendam o resultado do desempenho dos alunos no contexto real e social onde ele ocorre.
"Estas mudanças estão dentro do compasso da avaliação educacional do cenário mundial. Além deste aspecto, o novo Saeb ampliará a produção de evidências, o que impacta diretamente em uma gestão com melhor planejamento", disse o ministro da Educação, Rossieli Soares, durante a coletiva que anunciou as alterações. As medidas valem para escolas públicas, mas qualquer escola particular que ofereça as etapas avaliadas podem aderir ao teste.
Ainda em 2018O Inep deverá validar ainda neste ano as matrizes de referência de Linguagens, Matemática e Ciências levando em consideração a BNCC. Além disso, o Inep deve publicar as novas matrizes de avaliação, que valem para a edição 2019 da prova.
As matrizes do Ensino Médio deverão ser revistas após a aprovação da BNCC da etapa de ensino. Crédito: Arquivo/Agência Brasil
Para as futuras edições, o órgão já estuda possibilidades de aferição de habilidades socioemocionais, a revisão das matrizes avaliativas do Ensino Médio (após a aprovação da BNCC dessa etapa) e a possibilidade de uma autoavaliação para diagnosticar e intervir em temas como clima escolar e Educação especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário